Início » Categorias » Você tem boa saúde? Veja se cumpre esses 6 requisitos
É muito comum definirmos saúde como a simples falta de doença. Aliás, fazemos isso frequentemente, deixando de lado muitos outros aspectos que contribuem com a nossa saudabilidade.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como sendo um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não apenas como a ausência de doença ou enfermidade.
Vamos deixar isso mais claro. Você já se sentiu mal, mesmo não estando doente? Uma angústia por aguardar uma notícia muito esperada, tristeza por acontecimento negativo com você ou com conhecidos, mal-estar pelo ar estar muito seco ou durante uma queimada na região da sua casa?
Tudo isso e muitas outras coisas contribuem com a diminuição da sua sensação de bem-estar. Isso porque a saúde para ser completa, requer um equilíbrio entre o seu corpo, sua mente, o ambiente onde você vive, as relações que você tem com outras pessoas e com a sociedade e sua saúde financeira. Caso algum desses aspectos da sua vida te afete, provavelmente você não se sentirá plenamente saudável ou feliz.
1. Alimente-se bem e beba água!
Isso significa priorizar alimentos in natura (frutas, verduras e legumes) e reduzir o consumo de industrializados como refrigerantes, biscoitos, salgadinhos entre outros. Falando em água, uma maneira fácil de aumentar a quantidade que você toma é deixar uma garrafinha sempre à mão. Para saber se está tomando água suficiente, é só dar uma olhadinha na coloração da sua urina. Se estiver um amarelo forte quase alaranjado e com cheiro forte, fique alerta!
2. Faça atividades físicas.
Isso não significa necessariamente academia, corrida ou qualquer outro exercício de alta performance. Caminhadas diárias ao ar livre com duração de 30 minutos já contribuem com sua circulação, fortalecem a imunidade, colaboram com sua saúde mental. Pense simples.
3. Construa laços com pessoas importantes para sua vida.
Faça elogios, diga o quanto são especiais, evite discussões desnecessárias afinal, estar em paz com quem você gosta não tem preço. Olhe as pessoas nos olhos, inspire confiança e otimismo. Seja uma boa companhia para você primeiro e depois, para os outros.
4. Ajude alguém da sua comunidade.
Você costuma olhar à sua volta para ver se alguém precisa de ajuda? Doar roupas e calçados que não servem mais, brinquedos que as crianças já não usam, doar seu tempo para quem só precisa de um pouco de companhia... essas coisas passaram pela sua cabeça? Então pense nisso! Existem pessoas precisando de uma mão amiga e muitas vezes aquilo que achamos pouco ou sem valor pode ser extremamente importante para alguém.
5. Cuide bem das contas da família.
É muito comum perdermos a cabeça e a paz em razão das dificuldades financeiras que passamos. O que não é comum é nós refletirmos sobre os problemas que nós mesmos criamos ao gastar mais do que ganhamos. Anote em um caderninho tudo o que você gasta no dia a dia. Este hábito ajuda a controlar aqueles pequenos gastos que consomem o suado salário e a entender para onde o dinheiro está indo. Ter consciência das finanças da família pode significar a sua liberdade e a chance de fazer um planejamento para realizar seus sonhos.
6. Valorize sua saúde mental.
Saiba dizer “não” quando preciso, evite coisas que te deprimem (conversas negativas, programas de TV que só falam sobre desgraças, fofoca), separe um momento seu para esvaziar a mente e refletir, nem que seja durante um banho tranquilo. Fale sobre seus sentimentos com quem te rodeia e exercite a gratidão.
invista seu tempo naquilo que te faz bem. Sabemos que a vida é corrida e muitas vezes mal temos tempo para respirar, e é por isso mesmo que provocamos uma reflexão: o quê ou quem está roubando o seu tempo hoje?
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul