Início » Categorias » 30 minutos de caminhada por dia realmente fazem diferença?
Fazer atividades físicas regularmente é um dos maiores desafios da longevidade. Para pessoas que adquiriram o hábito desde criança, o exercício é natural e necessário porque o corpo pede para manter-se em movimento. Por outro lado, adultos sedentários muitas vezes foram crianças sedentárias e hoje precisam desenvolver novos hábitos e sair do sofá pode ser muito mais complicado do que imaginamos.
O problema é que quando se fala em reeducação alimentar ou a prática de atividade física por exemplo, nosso cérebro automaticamente aciona todos os alertas às âncoras de conforto. Começa o medo de passar fome, desculpas criativas surgem do nada para não começarmos uma academia por exemplo e lá se vai mais uma chance de cuidar melhor da saúde.
Em vez de pensarmos naquelas atividades extenuantes, em correr uma maratona ou fazer cross fit levantando pneus, que tal começarmos com uma caminhada de 30 minutos? A OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que todos os dias com 30 minutos de caminhada já é possível ter benefícios em relação à saúde e qualidade de vida.
Um estudo norte-americano, publicado pelo jornal científico New England Journal of Medicine, que descobriu que as pessoas que caminhavam 10 ou mais minutos, 5 ou mais dias por semana, tinham um risco 30% menor de desenvolver doenças cardiovasculares, em comparação com as pessoas que não caminhavam regularmente.
A caminhada, quando praticada com regularidade, reduz em 31%, o aparecimento de vários eventos cardiovasculares, entre os quais angina do peito, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC), segundo estudo publicado pela Stroke Association.
Um estudo realizado pela American Cancer Society concluiu que as mulheres que caminhavam 7 ou mais horas por semana tinham um risco 14% menor de desenvolver cancro da mama, comparativamente com aquelas que andavam 3 horas ou menos por semana.
Melhora a função cerebral
Investigadores do Canadá descobriram uma ligação entre a atividade cerebral cognitiva e o exercício aeróbico de baixa intensidade em pessoas com demência. Um grupo de 38 adultos que sofria de declínio cognitivo vascular – uma causa de demência – foi monitorizado durante 6 meses, e a pesquisa mostrou que as pessoas que faziam caminhadas regularmente, totalizando 3 horas de exercício por semana, apresentavam níveis aprimorados da função cerebral.
Aumenta a criatividade
De acordo com um estudo publicado pelo Journal of Experimental Psychology, Learning, Memory and https://www.apa.org/pubs/journals/xlm, caminhar também pode ajudar a estimular a criatividade. Os investigadores aplicaram testes de raciocínio criativo avaliando a criatividade quando as pessoas estavam sentadas, caminhavam numa passadeira ou ao ar livre. As conclusões foram muito claras. Em comparação, o pensamento criativo era de muito melhor qualidade quando as pessoas caminhavam. E melhorava quando a caminhada era feita ao ar livre. Os benefícios prolongavam-se, inclusive, algum tempo após a caminhada.
Diante de tantas evidências, que tal sacudir a poeira e começar? Comece com a caminhada e aos poucos, prepare seu corpo para novos desafios. O importante é se mexer em favor da sua saúde.
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul