Início » Categorias » Gravidez e emoções: como encontrar o equilíbrio?
Estar grávida é diferente de tornar-se mãe. Enquanto um processo é biológico e acontece naturalmente, o outro é algo que precisa ser trabalhado pela mulher gestante.
É uma construção repleta de experiências e adaptações diante de mudanças físicas, questões hormonais e novidades que aparecem nesse período. Alegria, satisfação, medo, insegurança, ansiedade, tudo ao mesmo tempo e em alta dosagem, que precisa ser administrado para que a maternidade aflore e a experiência seja tão especial quanto pode ser.
É perfeitamente normal ter sintomas emocionais durante a gravidez. Isso ocorre por vários motivos, desde alterações hormonais até mudanças na identidade e autoimagem, que podem acarretar um turbilhão de emoções.
Alguns dos sintomas emocionais mais comuns durante a gravidez são:
O estado emocional também muda de acordo com o período da gravidez em que ela está. No primeiro trimestre, os conflitos que aparecem podem estar relacionados com a descoberta, a alterações de papeis da mulher como esposa, mãe, profissional e seus medos mais diversos. Nesta fase, ela pode requerer mais atenção e com vontade de ser cuidada.
Quando a mulher começa a sentir os movimentos do bebê, o que vai acontecer no segundo trimestre, a relação entre mãe e filho é favorecida. A maior parte dos sintomas físicos desaparece, a barriga começa a aparecer e a gravidez ganha maior status de realidade. Por essas razões, o segundo trimestre é visto por grande parte das mães como o melhor de toda a gestação.
O terceiro trimestre é a reta final da gravidez e por isso mesmo a mulher se torna mais suscetível às alterações emocionais com a proximidade do parto. Depressão, ansiedade, distúrbio do sono, cansaço físico e mudanças na dinâmica do casal, caso os pais vivam juntos, são bem comuns nessa fase. Algumas mulheres sentem medo do parto e insegurança sobre a saúde do bebê por exemplo, o que precisa ser administrado para que tudo corra da melhor forma possível.
Os sintomas emocionais podem ser tão intensos que a pessoa pode até parecer ter mudado de personalidade. No entanto, isso não necessariamente significa que os sintomas são preocupantes. Grande parte destes sintomas são completamente normais.
Entendido o turbilhão, será que é possível ajudar a futura mamãe a passar pelos momentos controversos?
Felizmente a resposta é sim. Quanto mais a gestante se sentir amparada e segura, melhor. Nos momentos de dúvida é importante que ela seja acolhida e encorajada diante do novo papel. Contudo, é preciso ter atenção a alguns sinais que podem indicar que o emocional não está bem para além da gestação.
Alguns deles são:
Mesmo que a mulher não esteja passando pela primeira gestação, cada gravidez é única e deve ser tratada como tal.
A maternidade é um constante aprendizado e nenhuma mulher nasce sabendo todos os detalhes. É no dia a dia que ela se descobre e se desenvolve para cumprir seu novo papel, o que será mais fácil e agradável se for feito com suporte das pessoas mais importantes em sua vida.
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul