Início » Categorias »  Gravidez e emoções: como encontrar o equilíbrio? 

Gravidez e emoções: como encontrar o equilíbrio?

Estar grávida é diferente de tornar-se mãe. Enquanto um processo é biológico e acontece naturalmente, o outro é algo que precisa ser trabalhado pela mulher gestante.


É uma construção repleta de experiências e adaptações diante de mudanças físicas, questões hormonais e novidades que aparecem nesse período. Alegria, satisfação, medo, insegurança, ansiedade, tudo ao mesmo tempo e em alta dosagem, que precisa ser administrado para que a maternidade aflore e a experiência seja tão especial quanto pode ser.


É perfeitamente normal ter sintomas emocionais durante a gravidez. Isso ocorre por vários motivos, desde alterações hormonais até mudanças na identidade e autoimagem, que podem acarretar um turbilhão de emoções. 


Alguns dos sintomas emocionais mais comuns durante a gravidez são:

  • Irritabilidade e sensibilidade
  • Instabilidade emocional
  • Melancolia
  • Ansiedade
  • Distração e esquecimento


O estado emocional também muda de acordo com o período da gravidez em que ela está. No primeiro trimestre, os conflitos que aparecem podem estar relacionados com a descoberta, a alterações de papeis da mulher como esposa, mãe, profissional e seus medos mais diversos. Nesta fase, ela pode requerer mais atenção e com vontade de ser cuidada.


Quando a mulher começa a sentir os movimentos do bebê, o que vai acontecer no segundo trimestre, a relação entre mãe e filho é favorecida. A maior parte dos sintomas físicos desaparece, a barriga começa a aparecer e a gravidez ganha maior status de realidade. Por essas razões, o segundo trimestre é visto por grande parte das mães como o melhor de toda a gestação.


O terceiro trimestre é a reta final da gravidez e por isso mesmo a mulher se torna mais suscetível às alterações emocionais com a proximidade do parto. Depressão, ansiedade, distúrbio do sono, cansaço físico e mudanças na dinâmica do casal, caso os pais vivam juntos, são bem comuns nessa fase. Algumas mulheres sentem medo do parto e insegurança sobre a saúde do bebê por exemplo, o que precisa ser administrado para que tudo corra da melhor forma possível.


Os sintomas emocionais podem ser tão intensos que a pessoa pode até parecer ter mudado de personalidade. No entanto, isso não necessariamente significa que os sintomas são preocupantes. Grande parte destes sintomas são completamente normais.


Entendido o turbilhão, será que é possível ajudar a futura mamãe a passar pelos momentos controversos?


Felizmente a resposta é sim. Quanto mais a gestante se sentir amparada e segura, melhor. Nos momentos de dúvida é importante que ela seja acolhida e encorajada diante do novo papel. Contudo, é preciso ter atenção a alguns sinais que podem indicar que o emocional não está bem para além da gestação.


Alguns deles são:

  • Tristeza debilitante na maior parte dos dias;
  • Negligência aos próprios cuidados;
  • Irritabilidade com frequência, podendo resultar em agressão física;
  • Crises de ansiedade agudas frequentes;
  • Ansiedade que chega a causar ataques de pânico.


Mesmo que a mulher não esteja passando pela primeira gestação, cada gravidez é única e deve ser tratada como tal.


A maternidade é um constante aprendizado e nenhuma mulher nasce sabendo todos os detalhes. É no dia a dia que ela se descobre e se desenvolve para cumprir seu novo papel, o que será mais fácil e agradável se for feito com suporte das pessoas mais importantes em sua vida.

Posts relacionados:

família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
Ver mais posts
família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
homem bebendo isotônico
31 de janeiro de 2024
Os isotônicos, muitas vezes associados à reposição de eletrólitos após atividades físicas intensas, são bebidas formuladas para repor os nutrientes perdidos durante o exercício. Embora sua popularidade esteja diretamente ligada ao mundo esportivo, os benefícios do isotônico vão além do campo atlético.
Farmacêutico pegando caixa de remédio.
18 de janeiro de 2024
As tarjas presentes nos medicamentos são como códigos visuais que fornecem informações cruciais sobre a substância e a forma como ela deve ser utilizada. No entanto, compreender as nuances por trás das tarjas nem sempre é uma tarefa simples.
Share by: