Início » Categorias » Agosto Dourado: precisamos falar sobre aleitamento materno
No dia 1° de agosto é comemorado o Dia Mundial do Aleitamento Materno (amamentação). O leite materno é considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida. É nele que estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o saudável desenvolvimento dos bebês.
Embora o assunto seja amplamente debatido, ainda existem muitos mitos sobre a amamentação, o que atrapalha o processo especialmente para as mamães de primeira viagem. Veja abaixo algumas das dúvidas mais populares:
Existe leite fraco?
Não existe, ele é sempre adequado para o desenvolvimento do bebê. No início, o leite é mais claro e aguado porque tem a função de hidratar e saciar a sede do bebê. Depois começa a ficar mais encorpado por conta da quantidade de gordura.
Com qual frequência o bebê deve amamentar?
Nos primeiros meses, o bebê ainda não tem horários regulares para mamar. Por isso, ofereça o peito sempre que ele quiser. Com o tempo, ele faz seu próprio horário.
Amamentar dói?
A amamentação não deve doer. É importante que mãe e bebê estejam na posição certa para que o momento seja prazeroso. Algumas mulheres podem ser mais sensíveis, por isso uma preparação durante a gestação se faz importante. Os profissionais de saúde que acompanham os primeiros dias da nova mamãe e do recém-nascido como ginecologista, pediatra e enfermeiras estão aptos a dar orientações.
Mulheres com prótese mamária podem amamentar?
O implante de silicone não atrapalha a produção de leite. O próprio cirurgião plástico pode escolher uma técnica que não afete a glândula mamária.
Até quando deve ser feito o aleitamento?
O ideal é que a amamentação seja o único alimento da criança até os seis meses e, depois, passe a mamar esporadicamente até os dois anos. A partir do sexto mês, a mãe deve começar a revezar as mamadas com alimentos e líquidos.
Alguns acessórios podem ajudar as mamães durante o aleitamento. Se a mulher tiver muito leite, por exemplo, pode precisar extrair para evitar empedrar e causar dores. O leite extraído pode ser congelado ou doado para bancos de leite. A App Pharma tem algumas opções de bombinhas tira leite que você pode consultar clicando aqui.
Na App Pharma as mamães também podem encontrar absorventes para seios e outros itens de cuidados para essa fase pelos menores preços disponíveis nas principais redes de farmácia. Veja o que temos para ajudar clicando aqui!
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul