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Dicas para separar as finanças pessoais e sua empresa

Um erro muito comum de quem está começando um novo negócio, ou tem uma micro e pequena empresa, é misturar suas finanças pessoais com as do seu empreendimento. Um problema grave que pode acarretar uma série de problemáticas para saúde financeira e gerencial, além de afetar diretamente todo orçamento familiar.


É comum que novas empresas acabem fechando antes de um mês de funcionamento e o problema geralmente é o mesmo: erros na gestão. Não saber como separar as contas do seu negócio das suas próprias, além de prejudicar a saúde financeira da sua empresa, pode colocá-la em sérios riscos, chegando até mesmo a ter que fechar o negócio.


Pensando em tudo isso, é importante ficar atento a algumas formas de separar as suas finanças das finanças da sua empresa e impedir que as contas pessoais e empresariais se confundam. Confira algumas dicas que a App Pharma preparou para você:


  • 1. Organize e crie um modelo de gerenciamento!

A fase mais importante da abertura de uma empresa é a fase de planejamento e criação de processos de gerenciamento. Com planejamento bem estabelecido você conseguirá driblar impressões na correria do dia a dia e não precisará tomar atitudes que não estão de acordo com seu financeiro. Separe os valores, calcule gastos e custos, antecipe imprevistos, analise seu cenário e crie métodos de utilizar apenas o dinheiro que é empresarial. Deixe as contas de casa de lado e se fizer alguma transação cruzada, devolva os valores para cada caixa específico.

  • 2. Divida as contas: não pague contas pessoais com o dinheiro da empresa

Quando se gerencia uma empresa e as contas de casa, pode parecer normal trocar umas despesas outras e fazer pagamentos cruzados, no entanto isso não é recomendado. Separe as contas, deixe que os pagamentos sejam feito pelo seu setor financeiro ou uma pessoa que seja responsável, assim evita de você querer utilizar um valor para pagar outro fim.O caixa da empresa e suas movimentações devem refletir única e exclusivamente as despesas e custos da empresa e são dados fundamentais para o controle e a contabilidade.

  • 3. Remuneração: Defina um pró labore para os sócios

Como falamos anteriormente, se tornou comum que os empreendedores retirem dinheiro do caixa da empresa de acordo com as suas necessidades pessoais, porém isso é totalmente incorreto. Para evitar esse tipo de problema o ideal é estabelecer um pró labore para os sócios, além do dele também é possível definir retiradas com base na antecipação dos lucros. E atenção: os recursos que servem para remunerar os sócios, servem também para se investir na empresa.

  • 4. Otimize o controle financeiro da sua empresa

Para otimizar os processos dentro da sua empresa e ter um controle completo e integrado das suas finanças de qualquer lugar, aposte em aplicativos de contabilidade online, eles podem te ajudar a organizar todas as informações financeiras da sua empresa, além, é claro, de facilitar o recolhimento de impostos, organizar folha de pagamentos, realizar relatórios contábeis, esses aplicativos costumam ajudá-lo a organizar e monitorar seu caixa.

  • 5. Dica de ouro: separe suas finanças pessoais e empresa

Como falamos no começo deste artigo, misturar as finanças pessoais e da sua empresa é algo nocivo para os negócios. Portanto, a dica principal é separar sua conta corrente da conta da sua empresa. E você pode começar tendo uma conta exclusiva para o seu negócio, é um investimento que vai ajudar a manter sua saúde financeira, de maneira mais fácil do que organizando através de planilhas.

  • 6. Por fim, crie reservas pessoais e para a sua empresa!

Crises e imprevistos podem acometer qualquer negócio ou pessoa, em momentos como esse, é muito comum que empreendedores se socorram do caixa da empresa para salvar sua conta bancária. Pensando em driblar esse tipo de adversidade, tanto o empreendedor como a empresa devem ter reservas financeiras. Funciona assim: a cada retirada ou a cada pró labore, tenha em mente que um percentual dele deve servir para as suas reservas pessoais. E da mesma forma, o dinheiro que sobra no caixa da empresa deve ser investido em um fundo, poupança ou outra forma de rendimento, para auxiliar que em momentos de dificuldade a empresa tenha maior fôlego financeiro para enfrentá-las.

 

Bom, depois de todas essas dicas ficou fácil fazer um gerenciamento seguro para você e sua empresa não é mesmo?! Fique ligado em mais dicas na App Pharma.

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