De acordo com Sociedade Brasileira de Urologia, o Câncer de Próstata é o segundo tumor mais frequente em homens, porém quando diagnosticado precocemente tem 95% de chances de cura.
E foi pensando nesta realidade que surgiu o movimento Novembro Azul, como um mês de visibilidade e combate ao Câncer de Próstata. A doença é silenciosa e costuma ser diagnosticada por métodos e exames de triagem em homens assintomáticos, a famosa consulta de rotina ao urologista que todo homem precisa fazer ao passar dos 50 anos.
Em casos sintomáticos da doença é comum que os homens tenha as seguintes ocorrências:
Para a Sociedade Brasileira de Urologia, 1 a cada 6 homens pode desenvolver o Câncer de Próstata e, até o momento, não existem métodos preventivos para a doença. Contudo, sabe-se que hábitos de vida mais saudáveis como prática de atividades físicas, controle de peso e uma dieta controlada com menos carne vermelha e mais rica em vegetais diminuem a chance de tumores em geral.
E como é identificado o Câncer de Próstata?
Independente de sintomáticos e assintomáticos, o diagnóstico efetivo do Câncer de Próstata acontece através de exames de triagem por meio do Toque Retal e do Exame de Dosagem do Antígeno Específico Prostático (PSA), esses exames podem ser aliados a biópsia e a pesagem da próstata.
A recomendação médica é que o monitoramento do Câncer de Próstata seja iniciado aos cinquenta anos continuamente até os oitenta anos, idades com maior predisposição à doença.
Qual tratamento para o Câncer de Próstata?
O ideal é que a doença seja identificada logo no estágio inicial, já que 95% dos pacientes têm chances de cura. No entanto, o tratamento varia de acordo com o organismo do paciente, sendo comum a remoção total da próstata aliado às terapias hormonais, radio e quimioterapia.
Confira mais notícias no Blog App Pharma.
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul