A Candidíase foi por anos uma doença estigmatizada e cheia de preconceitos, o tempo passou e hoje sabemos que ela é uma doença muito comum e pode afetar toda e qualquer mulher, pelo menos uma vez na vida. Por muito tempo as mulheres sentiram vergonha e consideraram falar sobre a Candidíase um tabu, infelizmente ela é impossível de ser ignorada, ainda mais quando surgem sintomas mais graves.
Vamos entender um pouco mais sobre a Candidíase? A App Pharma te explica tudo que você precisa saber!
E o que é a Candidíase?
Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia - Febrasgo - a maior parte das queixas em consultórios de ginecologistas estão relacionadas às vulvovaginites, ou seja, a doenças relacionadas a infecções da vagina ou na vulva.
A Candidíase se enquadra como uma dessas doenças, afinal, ela é um fungo que se prolifera e infecta a pele, o sistema digestivo e, comumente, a área genital. Nas mulheres, a região da vulva e da vagina são as regiões mais afetadas e pode ser desencadeada por diversos fatores, como veremos a seguir.
Lembrando que a Candidiase não é considerada uma Infecção Sexualmente Transmissivel, apesar de que mesmo em tratamento é recomendado não ter relações sexuais afim de evitar desconforto, dores e a melhora do quadro da pessoa com a doença.
Só mulheres têm Candidíase?
Ainda de acordo com a Febrasgo, 75% das mulheres terão um episódio de Candidíase ao decorrer da vida. Frequentemente, mulheres entre 30 e 40 anos são mais afetadas por estarem em períodos reprodutivos.
No entanto, a Candidíase pode afetar também os homens também como consequências de alterações no sistema imune, principalmente quando não se realiza a higiene genital adequadamente. Além do penis, ela pode aparecer nos pés, virilha e no interior da boca.
Quais os sintomas da Candidíase?
De acordo com ginecologistas, 20% das das mulheres não possuem sintomas da doença, no entanto, outras sentem diversos efeitos, tais como:
Há outros fatores de risco para Candidíase?
Alguns fatores externos podem contribuir para o aparecimento da Candidíase com consequência, são eles:
Qual tratamento para Candidíase?
A Candidíase pode ser diagnosticada de forma rápida e em casa. No entanto, os especialistas recomendam sempre a boa e velha ida ao ginecologista, os exames periódicos são sempre o recomendado. No entanto, para o tratamento da Candidíase existem remédios que podem ser adquiridos na farmácia sem receita, ainda assim o acompanhamento de um médico é recomendado para evitar efeitos adversos e para um diagnóstico efetivo.
Caso o resultado dê realmente o aparecimento da Candidíase, os remédios mais utilizados são os antifúngicos tópicos, entre eles: cremes, pomadas e óvulos ou os sistêmicos como os comprimidos. Além deles, podem ser recomendados os remédios para evitar a dor, inchaço e a coceira.
Como prevenir a Candidíase?
De acordo com médicos ginecologistas há vários fatores que devem ter atenção para evitar a candidíase, sendo eles:
Curtiu essas dicas? Confira muito mais em nosso blog!
Referências:
https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/cuidar-de-voce/tudo-sobre-candidiase
https://www.tuasaude.com/candidiase-no-homem/
https://www.uol.com.br/vivabem/faq/candidiase-o-que-e-sintomas-remedio-tratamento-e-mais.htm
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul