Início » Categorias »  O que é e como tratar a Candidíase 

O que é e como tratar a Candidíase

This is a subtitle for your new post

A Candidíase foi por anos uma doença estigmatizada e cheia de preconceitos, o tempo passou e hoje sabemos que ela é uma doença muito comum e pode afetar toda e qualquer mulher, pelo menos uma vez na vida. Por muito tempo as mulheres sentiram vergonha e consideraram falar sobre a Candidíase um tabu, infelizmente ela é impossível de ser ignorada, ainda mais quando surgem sintomas mais graves. 


Vamos entender um pouco mais sobre a Candidíase? A App Pharma te explica tudo que você precisa saber!


E o que é a Candidíase?


Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia  - Febrasgo - a maior parte das queixas em consultórios de ginecologistas estão relacionadas às vulvovaginites, ou seja, a doenças relacionadas a infecções da vagina ou na vulva.


A Candidíase se enquadra como uma dessas doenças, afinal, ela é um fungo que se prolifera e infecta a pele, o sistema digestivo e, comumente, a área genital. Nas mulheres, a região da vulva e da vagina são as regiões mais afetadas e pode ser desencadeada por diversos fatores, como veremos a seguir.


Lembrando que a Candidiase não é considerada uma Infecção Sexualmente Transmissivel, apesar de que mesmo em tratamento é recomendado não ter relações sexuais afim de evitar desconforto, dores e a melhora do quadro da pessoa com a doença.


Só mulheres têm Candidíase? 


Ainda de acordo com a Febrasgo, 75% das mulheres terão um episódio de Candidíase ao decorrer da vida. Frequentemente, mulheres entre 30 e 40 anos são mais afetadas por estarem em períodos reprodutivos.

No entanto, a Candidíase pode afetar também os homens também como consequências de alterações no sistema imune, principalmente quando não se realiza a higiene genital adequadamente. Além do penis, ela pode aparecer nos pés, virilha e no interior da boca. 


Quais os sintomas da Candidíase? 


De acordo com ginecologistas, 20% das das mulheres não possuem sintomas da doença, no entanto, outras sentem diversos efeitos, tais como: 

  • Secreção (corrimento) branca em flocos (consistência de leite coalhado) 
  • Coceira intensa na parte externa da vagina;
  • Dor ou ardência durante as relações sexuais ou ao urinar; 
  • Inchaço; 
  • Vermelhidão; 
  • Ardor (mais raro); 
  • Pequenas fissuras na mucosa - em alguns casos, elas podem aparecer e são muito dolorosas, especialmente nas relações sexuais e ao urinar. 


Há outros fatores de risco para Candidíase?


Alguns fatores externos podem contribuir para o aparecimento da Candidíase com consequência, são eles:


  • Gravidez e Obesidade: pelo aumento do nível de estrogênio e alteração hormonal;
  • Diabetes;
  • Imunossupressão: caso das pessoas com HIV, transplantadas ou em tratamento quimioterápico;
  • Alguns medicamentos como: antibióticos e corticoides.


Qual tratamento para Candidíase? 


A Candidíase pode ser diagnosticada de forma rápida e em casa. No entanto, os especialistas recomendam sempre a boa e velha ida ao ginecologista, os exames periódicos são sempre o recomendado. No entanto, para o tratamento da Candidíase existem remédios que podem ser adquiridos na farmácia sem receita, ainda assim o acompanhamento de um médico é recomendado para evitar efeitos adversos e para um diagnóstico efetivo. 


Caso o resultado dê realmente o aparecimento da Candidíase, os remédios mais utilizados são os antifúngicos tópicos, entre eles: cremes, pomadas e óvulos ou os sistêmicos como os comprimidos. Além deles, podem ser recomendados os remédios para evitar a dor, inchaço e a coceira. 


Como prevenir a Candidíase?


De acordo com médicos ginecologistas há vários fatores que devem ter atenção para evitar a candidíase, sendo eles:

  • Manter a pele limpa e seca;
  • Fazer uma higienização completa e regularmentes;
  • Usar antibióticos da forma correta;
  • Investir em uma dieta saudável;
  • Controle da glicemia;
  • Cuidar com métodos de depilação que agride a pele;
  • Usar roupas íntimas que deixem a região genital “respirar”, evite roupas muito apertadas por muito tempo;
  • Usar camisinha;
  • Não ficar tempo em excesso com biquines e maios úmidos;
  • Usar talcos secantes na região dos pés.


Curtiu essas dicas? Confira muito mais em nosso blog! 


Referências:

https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/cuidar-de-voce/tudo-sobre-candidiase

https://www.tuasaude.com/candidiase-no-homem/

https://www.uol.com.br/vivabem/faq/candidiase-o-que-e-sintomas-remedio-tratamento-e-mais.htm

Posts relacionados:

família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
Ver mais posts
família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
homem bebendo isotônico
31 de janeiro de 2024
Os isotônicos, muitas vezes associados à reposição de eletrólitos após atividades físicas intensas, são bebidas formuladas para repor os nutrientes perdidos durante o exercício. Embora sua popularidade esteja diretamente ligada ao mundo esportivo, os benefícios do isotônico vão além do campo atlético.
Farmacêutico pegando caixa de remédio.
18 de janeiro de 2024
As tarjas presentes nos medicamentos são como códigos visuais que fornecem informações cruciais sobre a substância e a forma como ela deve ser utilizada. No entanto, compreender as nuances por trás das tarjas nem sempre é uma tarefa simples.
Share by: