Início » Categorias » O que é Quick Commerce e como adaptar ao seu negócio!
Focado nas entregas rápidas o quick-commerce é a mais nova modalidade logística
O século XXI está marcado pela aceleração dos processos em todas as instâncias da sociedade. Não à toa temos cada vez mais pressa e menos tempo para “gastar” no nosso dia a dia, esse aceleracionismo reflete também em nossas relações sociais, de compra e de trabalho. Hoje vamos falar sobre o fenômeno do Quick-Commerce!
O que é Quick Commerce?
Como o nome já diz: “quick” vem do inglês “rápido” e refere-se ao comércio eletrônico rápido, caracterizado pela agilidade no processo logístico de entrega. Ele surgiu na virada do século ao mesmo tempo em que houve uma transformação do cenário de entregas, diretamente ligada a mudanças nos hábitos dos consumidores.
Inicialmente, o q-commerce foi baseado no sistema de entrega de alimentos. As footechs tem há anos um grande aprimoramento do mercado de entregas de produtos alimentícios e acabou desenvolvendo um formato novo e mais ágil para sua logística.
Da mesma forma, o restante do mercado se apropriou da estratégia ágil e se desenvolveu em cima dela, não a toa hoje temos grande heads do mercado eletrônico encabeçando o desenvolvimento do “aqui e agora”, entre eles a Amazon se consolidou como um sistema de entrega integrado, ágil e eficiente.
Mas, afinal, como funciona o Quick Commerce?
O Quick Commerce é uma evolução das entregas no e-commerce e se destaca pelas seguintes características:
Entrega imediata
Os produtos devem estar preparados para serem entregues no menor espaço de tempo dentro da loja e em um sistema logístico que permite uma entrega quase imediata ao cliente.
Disponibilidade estoque
Para poder fazer uma entrega imediata, é necessário uma cadeia logística organizada com estoque em total disponibilização para a entrega.
Pouca disponibilidade de itens
Para otimizar esse processo, é recomendável ter poucos itens e uma vasta disponibilização do produto. Assim, fica mais rápida a separação e entrega.
Terceirização da logística
Um dos pontos mais importantes é ter uma logística de entrega integrada ao sistema e as outras etapas do processo. Da mesma forma, ter diversas possibilidades de circulação dos produtos, focando em vários canais.
Microhubs ou dark stores
Os microhubs ou dark stores são locais espalhados pela região de atuação que possuem todo sistema de logística e produtos e que possam sair para entrega na mesma hora que é realizado o pedido, isso diminui a demora de deslocamento.
Como adaptar o q-commerce ao meu negócio?
Primeiro de tudo é preciso pensar como seu cliente: você está fornecendo para ele um serviço mais rápido que o e-commerce ou uma entrega convencional, por isso, precisa entregar isso às suas expectativas.
Em um negócio físico é uma excelente forma de captar novos públicos, entrar no universo dos negócios digitais com competitividade será um diferencial em relação a sua concorrência.
Por isso, ao pensar em adaptar o q-commerce ao seu negócio, primeiro pense em ter os recursos necessários: estrutura logística, produtos delimitados, entrega imediata, controle gerencial e foco nas ações iniciais.
O q-commerce pode ser iniciado por qualquer negócio como um teste para atuação neste mercado e com tempo se expandido para outros setores. Basta aliar as demandas do seu público aos serviços oferecidos e garantir o sucesso!
O Quick Commerce é um assunto novo e muito comentado na tecnologia disruptiva atualmente, fique ligado que ainda virá muita informação!
Para conhecer um pouco mais sobre a App Pharma,
clique aqui.
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul