Início » Categorias » Por que tem tantos medicamentos em falta no mercado?
Um problema estrutural de capacidade de produção que culminou em um efeito dominó iniciado com a crise mundial.
Nas últimas semanas o desabastecimento de farmácias está deixando muitas pessoas sem saber para onde recorrer e encontrar seus medicamentos. Os motivos são variados e tem ocasionado pânico entre alguns grupos sociais. Um problema nacional e que pode chegar a afetar a sua família, confira na matéria os motivos da escassez de medicamentos no país.
Segundo apuração do G1, o Sindicato Varejista dos Farmacêuticos do Paraná, divulgou que só no início de maio 500 medicamentos estavam em falta nas prateleiras no Estado, principalmente, nas nas maiores cidades como Londrina, Maringá e Curitiba. Situação que se espalhou por mais de 17 estados no país e no Distrito Federal.
"Embora não haja dados que nos permitam afirmar de forma categórica que há um desabastecimento excepcional, temos ouvido, sim, muitos relatos de falta de medicamentos específicos, especialmente os muito baratos, que a indústria não tem interesse em produzir, como é o caso de alguns antibióticos", diz o advogado Matheus Falcão, pesquisador do programa de Saúde do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
De acordo com Falcão, o Brasil tem um problema estrutural de capacidade de produção que culminou em um efeito dominó iniciado com a crise mundial. “O Brasil depende das importações do medicamento em si ou dos insumos farmacêuticos ativos [o principal ingrediente de um medicamento], e, em 2022, os lockdowns na China por causa da Covid e a guerra na Ucrânia afetaram o fornecimento", diz o pesquisador do Idec.
Outro fator que pode contribuir para este cenário é o grande escoamento dos medicamentos ocasionado pelo aumento nos casos de gripe e covid, com isso, a demanda por determinados remédios aumentam. Em entrevista para BBC News, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) relatou que, apesar de ser a responsável por regular e monitorar esse mercado, não cuida das relações comerciais do setor, como as aquisições e distribuição de medicamentos, e diz que não tem meios legais para obrigar as fabricantes a garantir a oferta de medicamentos no país.
A App Pharma como uma alternativa para a população!
Dentro deste contexto, a App Pharma, que surgiu em 2021 como uma solução para economia em medicamentos e produtos farmacêuticos, aparece como um catálogo variado e com opções. Desde seu início, a plataforma teve o objetivo de dar visibilidade para empresas e seus produtos. Neste momento de escassez, esse tem sido um grande diferencial, uma vez que é possível encontrar o medicamento exato que a pessoa precisa e, assim, saber em qual loja ele estará.
Mesmo que haja motivos variados para falta destes medicamentos, é possível buscar no aplicativo em qual farmácia ou drogaria é há o remédio original, genérico ou similar, seja qual for a localização. Da mesma forma, o aplicativo se mostra um facilitador quando permite que as pessoas importem suas receitas e possam comprar medicamentos controlados sem problemas e sem ter que esperar a chegada do medicamento.
Para conhecer mais as categorias do App Pharma acesse nosso site!
Outras alternativas!
Além disso, é possível buscar outras alternativas para resolução do problemas, tai como:
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul