Início » Categorias »  Qual a diferença entre os medicamentos de referência, similares e genéricos? 

Qual a diferença entre os medicamentos de referência, similares e genéricos?

 Entenda as classes de medicamentos.

É comum que alguma vez na semana a maioria dos brasileiros dê aquela passadinha na farmácia, seja para comprar produtos de higiene, medicamentos esporádicos ou de uso continuado o mercado de fármacos tem as mais variadas marcas e valores. Entre todas as opções existem as categorias de medicamentos: éticos, similares, referências e genéricos. Mas, afinal, você entende o que quer dizer cada classe de medicamentos?

Conforme a legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, as classes de medicamentos promovem a divisão dos fármacos para incidir sobre eles legislação de patentes e restrições específicas de cada categoria. Vamos conhecê-los: 


Medicamentos e Referências ou Éticos


A primeira classe de medicamentos é a de referência, são os primeiros a serem desenvolvidos a partir dos estudos de uma determinada composição. É a partir dos fármacos desta classe que as outras categorias são criadas. São medicamentos autênticos, também conhecidos como “de marca”, “éticos” e “originais”. 


Os medicamentos de referência correspondem a grande parte do varejo mundial de medicamentos, a empresa que desenvolve medicamentos de referência detém sua exclusividade por até 20 anos no Brasil (a legislação muda de país para país)

 

Para criar um medicamento de referência a empresa precisa de aporte financeiro, tecnológico e especialização, e devem cumprir os requisitos de segurança, eficácia e qualidade. Por tudo isso, são medicamentos mais caros e menos acessíveis. 


Medicamentos Similares


A segunda categoria é dos similares. Os similares são todos os remédios registrados pela Anvisa porém que devem, por característica, manter os mesmos princípios ativos, mesma concentração, mesma dose e mesma forma farmacêutica dos medicamentos de referência ou os genéricos. A diferença está no fato de que esses medicamentos possuem marca e nome fantasia.


Os medicamentos similares apresentam equivalência determinada ao medicamento “original”, no entanto possuem características próprias, como nome comercial, tamanho e formas específicas, rótulo, excipientes e veículos. 


A vantagem é que as farmácias e drogarias podem comercializar estes produtos com valores de venda reduzidos para alcançar públicos que não conseguem arcar com o custo de medicamentos mais caros.


Medicamentos Genéricos 


A terceira categoria é a dos medicamentos genéricos. Basicamente, os genéricos possuem a mesma fórmula dos remédios de referência, a diferença é que são produzidos por outro laboratório após a quebra de patente, geralmente com insumos mais baratos ou subsidiados, dessa forma eles têm um valor também inferior.


Os genéricos não possuem patente exclusiva e utilizam a fórmula do medicamento de referência, por isso eles não podem apresentar um nome comercial (como por exemplo: Dorflex, Luftal ou Neosaldina). Assim, eles carregam apenas o nome científico, ou seja, apenas o nome de sua substância ativa.


Resumindo:


  • Éticos: medicamentos inovadores aprovados por comissões de ética.
  • Similares: produzidos por laboratórios terceiros após a quebra de patente dos éticos, podendo conter uma marca comercial.
  • Referência: medicamentos que são referências para as comunidades médica e farmacêutica. São os medicamentos éticos e alguns similares que alcançaram grande reconhecimento.
  • Genéricos: produzidos por laboratórios terceiros após a quebra de patente dos éticos, mas não podem exibir marca comercial.


Precisando de algum medicamento? Na App Pharma você acha (e pelo menor preço).

Posts relacionados:

família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
Ver mais posts
família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
homem bebendo isotônico
31 de janeiro de 2024
Os isotônicos, muitas vezes associados à reposição de eletrólitos após atividades físicas intensas, são bebidas formuladas para repor os nutrientes perdidos durante o exercício. Embora sua popularidade esteja diretamente ligada ao mundo esportivo, os benefícios do isotônico vão além do campo atlético.
Farmacêutico pegando caixa de remédio.
18 de janeiro de 2024
As tarjas presentes nos medicamentos são como códigos visuais que fornecem informações cruciais sobre a substância e a forma como ela deve ser utilizada. No entanto, compreender as nuances por trás das tarjas nem sempre é uma tarefa simples.
Share by: