Início » Categorias »  Pode tomar relaxante muscular depois do treino? 

Pode tomar relaxante muscular depois do treino?

Quem nunca fez aquele esforço a mais durante o treino e depois sofreu com as famosas dores musculares no dia seguinte! Ter dificuldade para levantar os braços, as pernas... até mesmo para sentar e levantar. Nessas horas, surgem dúvidas como: pode tomar relaxante muscular depois do treino? Existe algum relaxante muscular natural?

Se você também se encontra em meio a esses questionamentos, confira o nosso conteúdo do dia a seguir. Saiba se você pode ou não tomar medicamentos nessa situação sem comprometer a sua saúde e quais são os tratamentos alternativos para dores musculares.

Pode tomar relaxante muscular após malhar?

A recomendação dos especialistas é não tomar relaxante muscular depois do treino. Isso porque os relaxantes musculares podem diminuir a dor em locais que foram lesionados, mascarando um problema mais sério que necessita de um tratamento intenso e cuidados médicos.

Nestes casos, a melhor alternativa é sentir a dor muscular pelo tempo que ela leva para amenizar.

O relaxante age diretamente em seu sistema nervoso, bloqueando a informação enviada ao cérebro sobre o incômodo no seu corpo. Ou seja, a dor permanece, mas sua percepção sobre ela é alterada.

Além disso, tomar relaxante muscular pode ser um fator que leva seu músculo a uma lesão mais séria. O porquê disso? Como você não sente mais dores incômodas, seu corpo entende que pode fazer mais esforço em um próximo treino. O que pode ser perigoso, forçando seu músculo mais do que ele pode aguentar.

Como resultado: você corre o risco de lesões, afinal, a dor é um sinal do seu corpo avisando de que algo está acontecendo ali.

Em todos os casos, a dor muscular branda é sinônimo de que você realizou os treinos corretamente, permitindo o ganho de massa muscular. Afinal, você treina seus músculos para que eles crescerem e tonificarem, certo?

O que fazer para aliviar a dor muscular depois do treino?

Músculos levemente rígidos e a sensação de dor pós-treino são sintomas comuns e não devem ser tratados com desespero. A boa notícia é que essas sensações desconfortáveis vão passar, mas podem levar até uma semana.

Para aliviar a dor muscular, há alguns tipos de relaxante muscular natural que você pode usar no pós-treino ou até mesmo nos momentos em que a dor estiver mais intensa, conheça:

Usar saco de gelo picado

Sim, o gelo é a melhor opção para aliviar a dor muscular, além de auxiliar na cura das lesões musculares. Uma excelente dica é colocar gelo picado em um saco, protegendo-o com uma toalha antes de colocar sobre a região dolorida durante 15 minutos. Assim, a dor irá diminuir gradativamente.

Choque térmico na região dolorida

A Dra. Elen Haruka trouxe em sua tese (1) resultados positivos que envolvem o choque térmico em tratamentos que objetivam a regeneração muscular — e você pode aplicar esse método em casa. Após você utilizar o gelo para atenuar a dor local, tome um banho quente para relaxar os músculos.

Essa troca repentina de temperatura se chama hidroterapia e é muito utilizada por atletas.

Faça massagem no local

Quem não adora uma massagem, não é mesmo? A massagem é um excelente remédio natural para a dor muscular, pois ela estimula o fluxo sanguíneo para a região que está dolorida, auxiliando na redução da inflamação do músculo.

Se você tem algum acessório de massagem, agora é o momento de usá-lo! É possível improvisar também, aplicando pressão com as pontas dos dedos e massageando os músculos com uma bola de tênis, por exemplo.

Aproveite e alongue-se!

Sim, alongamentos ajudam a diminuir aquela rigidez sentida após treinos reforçados. Se você tem o hábito de se alongar, perceberá que as dores musculares irão impedir alguns movimentos seus. Neste caso, respeite seus limites e faça os alongamentos até onde seu corpo permitir.

Faça um repouso até o próximo treino

Dê tempo a sua recuperação muscular e não force o mesmo grupo muscular. Pois, como vimos anteriormente, forçar o músculo que está em recuperação a trabalhar mais pode ocasionar em uma lesão.

Alterne o dia de treino dos membros superiores e membros inferiores!

Qual o melhor remédio para dor muscular pós-treino?

Existem outras alternativas que auxiliam você neste processo de recuperação, mas que devem ser utilizadas com cautela, bem como qualquer outro medicamento. Lembre-se: nenhum medicamento irá auxiliar na recuperação dos músculos, apenas aliviar as dores.

Analgésicos e anti-inflamatórios

As dores estão tão intensas que acabaram por prejudicar suas atividades diárias? Você pode optar por usar analgésicos ou anti-inflamatórios moderadamente.

O paracetamol, por exemplo, é um analgésico indicado para dor e febre que auxilia no alívio da dor, mas não deve ser ingerido em excesso por causar problemas no fígado.

Já anti-inflamatórios, como ibuprofeno, devem ser utilizados moderadamente também, especialmente por pessoas com tendências a problemas gástricos.

Quando devo tomar um relaxante muscular?

Qualquer medicamento com efeito relaxante deve ser tomado nos períodos de maior cansaço ou quando houver tensão muscular, contraturas, torcicolos ou lombalgias. A função principal do relaxante muscular é agir em ocasiões de dores nos músculos causados por torções, movimentos errados ou doenças como fibromialgia.

As dores que aparecem na musculatura após um treino ocorrem para desenvolver as "feridas musculares" e criar um cenário de adaptação deste músculo que irá passar pelo processo de hipertrofia, ou seja, fortalecimento e crescimento do músculo.

No entanto, ouça seu corpo! As dores deixam de ser comuns se persistirem por mais de 72 horas e se for assimétrica. Neste caso, é recomendado consultar um médico e identificar se pode ser uma lesão mais grave. E claro, não force além da sua capacidade física, dê o devido tempo de descanso para o seu corpo.

Gostou deste post? Agora que você sabe que não deve tomar relaxante muscular depois do treino, que tal continuar sua leitura em nosso conteúdo sobre dor na lombar, suas causas e tratamentos. Lá você encontrará informações completas sobre o assunto!

Até lá!

Referências:

(1)MIYABARA, Elen Haruka. Plasticidade muscular esquelética durante lesão e regeneração: papel da calcineurina e proteína de choque térmico induzível 70 (HSP70i). 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
(2) DUQUE, Rita Isabel André Pinheiro. Relaxantes musculares centrais no tratamento da lombalgia. 2021.


Posts relacionados:

família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
Ver mais posts
família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
homem bebendo isotônico
31 de janeiro de 2024
Os isotônicos, muitas vezes associados à reposição de eletrólitos após atividades físicas intensas, são bebidas formuladas para repor os nutrientes perdidos durante o exercício. Embora sua popularidade esteja diretamente ligada ao mundo esportivo, os benefícios do isotônico vão além do campo atlético.
Farmacêutico pegando caixa de remédio.
18 de janeiro de 2024
As tarjas presentes nos medicamentos são como códigos visuais que fornecem informações cruciais sobre a substância e a forma como ela deve ser utilizada. No entanto, compreender as nuances por trás das tarjas nem sempre é uma tarefa simples.
Share by: