Início » Categorias » Dor na Lombar? Entenda as causas e tratamentos!
É normal depois de um dia de trabalho ou de uma noite mal dormida acordar com dores nas costas, mas e quando essa dor se torna persistente? A dor na lombar, conhecida como lombalgia, impacta a parte inferior da coluna vertebral. Ela está entre as dores mais comuns entre homens e mulheres de diferentes idades, causada, geralmente, por uma lesão no músculo.
Um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 7 em cada 10 pessoas, ao longo da vida, vão sentir esse tipo de dor nas costas, principalmente nos países industrializados. Tendo diversas origens, afligem milhares de pessoas, umas buscam ajuda outras não, entre as principais razões da dor na lombar estão os hábitos diários e as suas condições de saúde, confira as principais motivações:
A dor, sem dúvidas, é o primeiro sinal de lombalgia, entre os principais sintomas da doença estão: Dor que se inicia de maneira súbita na região lombar; Irradiação ocasional da dor para os glúteos e/ou coxas, até os joelhos; A dor nas costas é pior que a das coxas; A dor se agrava com o movimento, ao sentar-se, parar, levantar objetos ou inclinar-se; A dor é aliviada com o repouso e calor; Há antecedentes de fatores psicológicos e laborais estressantes; Em alguns casos, existe antecedente de lesão mecânica ou história de trauma (com ou sem fratura)
Esses fatores podem acontecer com maior e menor intensidade, precisando de suporte médico para alguns casos. Entre a classificação de gravidade da lombalgia estão:
Tratamentos
Contudo, o tratamento para dor nas costas pode ser muito simples, indo da utilização de métodos caseiro até uma intervenção médica orientada. Vale ficar alerta, no entanto, com uso incorreto de medicamentos. Desde 2017 a Associação de Médicos dos Estados Unidos, o Colégio Americano de Médicos, ACP,, desencoraja o uso de medicamentos como primeiro passo para o tratamento dessa dor nas costas.
Então, o que deve ser feito? A recomendação é estratégia médica para reduzir a prescrição e o consumo indiscriminado de opioides, uma classe de analgésicos potentes que podem causar dependência. Portanto, o mais importante é saber a causa do mal-estar e estabelecer um tratamento ideal para cada pessoa. A partir daí sim, o analgésico poderá fazer parte do tratamento, de forma correta.
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul