Início » Categorias »  Tudo que você precisa saber antes de começar a usar o Minoxidil 

Tudo que você precisa saber antes de começar a usar o Minoxidil

O remédio que estimula o crescimento dos pêlos ficou popular, principalmente entre os homens nos últimos anos.

Quem não conhece um amigo ou parente que de umas semanas para outra começou a ficar com a barba mais fechada, as sobrancelhas e até mesmo as falhas no cabelo. Estes são os efeitos do Minoxidil, a solução ganhou o Brasil sendo um tratamento de prevenção a queda de cabelos e falta de nascimento de barba.


Como é o caso do Leonardo da Silva, o professor de Filosofia conheceu o Minoxidil através de grupos de usuários na internet, e ao ver os resultados positivos resolveu testar e comprou o medicamento em 2021.


“Primeiro, eu me informei muito bem sobre a solução, o que ela causava, efeitos, como era o tratamento, porque precisa ser algo feito corretamente. Quando percebi a quantidade de resultados positivos, resolvi testar, comprei a solução de marcas mais caras, porém confiáveis no mercado e consegui um resultado excelente” relata Leonardo.


O que é o minoxidil?

Por aumentar o calibre de vasos sanguíneos, o minoxidil é uma substância ativa que estimula o crescimento capilar e prolonga, assim, a fase anágena, que é a fase de nascimento e crescimento do cabelo, além de falhas na barba e sobrancelhas.


O minoxidil está disponível em várias marcas diferentes para venda, como: Aloxidil, Rogaine, Pant ou Kirkland, por exemplo, algumas são brasileiras e outras estrangeiras, mas também pode ser manipulado na farmácia. 


Como qualquer tipo de tratamento, é recomendado que o minoxidil seja utilizado após uma consulta com um profissional da saúde. Isso acontece, devido às contraindicações e efeitos colaterais que possam surgir.


“Um dos efeitos que mais me incomodou foi descascamento da pele, por utilizar na barba, eu senti que houve um coceira e vermelhidão das bochechas, por isso, é importante entender qual produto é melhor para cada pessoa” conta o professor de Filosofia, atualmente, ele não utiliza mais a solução, por já ter passado o período de tratamento.


Como é utilizado o Minoxidil?

De acordo com as orientações médicas, a utilização é realizada de forma tópica, é importante que o tratamento não seja interrompido e que o produto seja aplicado na região, seguido de uma massagem, para estimular a absorção do produto.


Como funciona o minoxidil?

Devido à sua ação vasodilatadora, que melhora a circulação sanguínea, promovendo a absorção de nutrientes no bolbo capilar. Sabe-se ainda que esta substância prolonga a fase anágena, que é a fase do ciclo capilar em que ocorre nascimento e crescimento dos fios.


Como usar o Minoxidil?

O tratamento varia de região para região e pode ser utilizado das seguintes formas:

  • Cabelo: pode ser aplicada diretamente na pele do couro cabeludo seco, nas regiões em que o cabelo está mais fraco, com a ajuda de uma massagem, duas vezes ao dia;
  • Barba: embora os fabricantes da solução de minoxidil não recomendem a aplicação do produto noutras regiões além do couro cabeludo, em alguns casos, o dermatologista pode recomendar a aplicação do produto na barba. E para isso, ele deve ser aplicado primeiro nas mãos e depois nas regiões da barba que se pretende tratar, e atenção, é importante lavar as mãos após a aplicação do minoxidil na barba.
  • Sobrancelha: assim como a barba, não há recomendação para utilização do produto na sobrancelha, contudo, o minoxidil também pode ser usado para engrossar as sobrancelhas, aplicando a solução com a ajuda de um cotonete. 


Em todas as situações, depois da aplicação do minoxidil, deve-se usar um produto que evite o ressecamento da pele, é aconselhado lavar bem as mãos depois da aplicação, ter cuidado com a região dos olhos e evitar usar mais de 2 mL da solução por dia.


O Minoxidil possui efeitos colaterais?

Sim, como falamos, ele é bem recomendado, contudo, ainda há estudos sendo desenvolvido para utilização dele para aumento da pelagem e cabelo. Por isso, em alguns casos podem ocorrer efeitos, tais como: crescimento indesejado de pelos no couro cabeludo, reação alérgica local, coceira, pele seca ou descamação do couro cabeludo.


Contudo, ele NÃO deve ser utilizado por mulheres grávidas, lactantes ou por pessoas que tenham alergia ao minoxidil e sua fórmula. Além disso, por conter álcool na sua composição, o uso do minoxidil não é recomendado para pessoas em tratamento de alcoolismo que fazem uso do remédio dissulfiram.


Ficou curioso e quer conhecer mais sobre o medicamento? Confira no App Pharma os melhores valores e informações sobre o Minoxidil clicanco
aqui.


Com informação de TuaSaúde.

Posts relacionados:

família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
Ver mais posts
família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
homem bebendo isotônico
31 de janeiro de 2024
Os isotônicos, muitas vezes associados à reposição de eletrólitos após atividades físicas intensas, são bebidas formuladas para repor os nutrientes perdidos durante o exercício. Embora sua popularidade esteja diretamente ligada ao mundo esportivo, os benefícios do isotônico vão além do campo atlético.
Farmacêutico pegando caixa de remédio.
18 de janeiro de 2024
As tarjas presentes nos medicamentos são como códigos visuais que fornecem informações cruciais sobre a substância e a forma como ela deve ser utilizada. No entanto, compreender as nuances por trás das tarjas nem sempre é uma tarefa simples.
Share by: