Entenda para que serve, quais cuidados ter e como utilizar a prednisona
Um remédio muito comum, mas que muitas pessoas ainda não entendem como funciona. Hoje vamos explicar melhor o que é a prednisona. Da classe dos remédios glicocorticóides, ela a prednisona é um remédio com ação anti-inflamatória.
Dessa forma, ela age como uma versão sintética de alguns dos nossos hormônios como uma substância que inibe a ação inflamatória causada por um agente estranho em nosso corpo.
A prednisona é receitada para diversas condições clínicas mais intensas por sua alta eficácia no controle de inflamações. A sua principal diferença para outros medicamentos deste gênero é justamente a sua potência de ação.
Anti-inflamatórios não-esteroides, como ibuprofeno, nimesulida e diclofenaco, agem apenas em uma das ramificações do processo inflamatório, enquanto os corticóides inibem o início de todo processo. Sendo assim, são mais eficientes.
Para que posso utilizá-la?
A prednisona é utilizada no tratamento de diversos problemas, tais como:
- Alergias: como rinite alérgica, dermatite de contato e atópica, doenças do soro e reações de hipersensibilidade a drogas;
- Distúrbios endócrinos e osteomusculares: como insuficiência adrenocortical, hiperplasia adrenal congênita, tireoidite não-supurativa e hipercalcemia associada ao câncer;
- Doenças dermatológicas: como pênfigo, algumas dermatites, micoses e psoríase grave;
- Distúrbios do sangue: como púrpura trombocitopênica idiopática e trombocitopenia secundária em adultos, anemia hemolítica adquirida, anemia eritrocítica e anemia eritróide;
- Colagenoses, em casos particulares de lúpus eritematoso sistêmico e cardite reumática aguda;
- Reumatológicas: como artrite psoriática ou reumatoide, espondilite anquilosante, bursite, tenossinovite aguda inespecífica, artrite gotosa aguda, osteoartrite pós-traumática, sinovites osteoartríticas e epicondilites;
- Oftalmológicas e respiratórias: como Sarcoidose sintomática, Síndrome de Löefler, beriliose, alguns casos de tuberculose, pneumonia por aspiração e asma brônquica;
- Doenças oftálmicas, como úlceras marginais alérgicas da córnea, herpes zoster oftálmico, inflamação do segmento anterior, coroidite e uveíte posterior difusa, oftalmia simpática, conjuntivite alérgica, ceratite, coriorretinite, neurite óptica, irites e iridociclites;
- Em alguns casos, até mesmo no tratamento de cânceres e por pessoas que passaram por transplantes, no tratamento paliativo de leucemias e linfomas.
Como é realizado o tratamento?
Ela pode ser consumida na forma de cápsulas e comprimidos. Por ser um medicamento de alto impacto, a prednisona não pode ser utilizada de forma continuada, a recomendação é sempre de alguns dias com horários bem estabelecidos de acordo com a gravidade de cada problema.
Por isso, é sempre bom lembrar que um médico deve ser consultado, em casos mais simples, o farmacêutico poderá dar instruções iniciais de como utilizar o medicamento. Contudo, por serem comuns alguns efeitos adversos, a utilização a longo prazo pode até mesmo levar alguns pacientes à morte.
Entre os efeitos adversos da prednisona, estão:
- Desconforto estomacal;
- Azia;
- Lesões renais causadas pela destruição dos vasos sanguíneos locais;
- Úlcera no estômago;
- Dor de cabeça;
- Alterações de humor.
E
atenção:
esse medicamento não é recomendado para gestantes, lactantes e crianças. Contudo, tudo é uma situação de averiguar caso a caso.
Na App Pharma você pode pesquisar pelo medicamento e conseguir os melhores descontos da sua região. Basta acessar o App, buscar o medicamento, comparar os preços e encontrar uma farmácia parceira mais perto da sua casa.