Podendo ter diversas causas, as abdominais, popularmente conhecidas como dores no pé da barriga são incômodos muito frequente e que podem ter de motivos simples até mais complexos. Geralmente, as dores no pé da barriga estão relacionadas com os órgãos da região, por isso, o desconforto pode estar alocado no abdome, útero, a bexiga, apêndice ou o intestino.
Se as dores não tiverem um motivo aparente, persistirem e até se tornarem mais intensas a recomendação é sempre procurar uma ajuda médica, para assim, ter um diagnóstico mais completo e eficiente. Elencamos algumas causas mais comuns para as dores no pé da barriga, confira:
Dores Intestinais
As alterações no chamado trânsito intestinal podem provocar uma forte dor abdominal, geralmente, causada por intolerâncias alimentares (lactose ou glúten), gastroenterites ou viroses, por consequência, a pessoa pode ter: diarréias, prisão de ventre e gases. Neste caso, um tratamento caseiro pode dar conta baseado em um controle da alimentação, chás e compressas caseiras. Em caso de persistência dos sintomas, é recomendada uma consulta médica.
Infecções urinárias
A infecção urinária é mais comum em mulheres e pode ser a causa da sua dor no pé da barriga, pela proximidade da uretra com anús, é comum que as mulheres tenham maior incidência de bactérias na região. Além da dor abdominal, é comum dores ao urinar, corrimentos, mau cheiro, coceira, ardência, vontade de urinar o tempo todo. Neste caso, é sempre recomendado consultar um médico para tomar os antibióticos corretamente.
Pedras no Rim
As pedras no rim são uma das maiores causas de dores na região. As pedras originadas no rim, ficam presas no canal da urina gerando uma dor intensa e algumas vezes tendo sangue na urina. As pedras no rim são tratadas com medicamentos analgésicos e antiespasmódicos, mas já fica a recomendação que para evitá-la é necessário tomar água e reduzir o sal. Além das dores na barriga, as pedras podem gerar dores nas costas, virilha e testículos.
Saúde da mulher: menstruação e doenças
Em época de menstruação o útero cresce e passa a contrair, gerando as chamadas cólicas menstruais. As dores das cólicas podem variar de leves para muito intensas, além de poderem vir acompanhadas de náuseas e até vômito. Contudo, o mal estar da cólica é algo muito comum e as dores no pé da barriga também. Algumas mulheres aderem a estratégias para amenizar as dores nesse período, tais como: tomar anticoncepcional, remédios analgésicos, exercícios para liberar as dores, compressas mornas entre diversos outros.
Vale lembrar aqui que algumas dores podem estar associadas a doenças mais graves, tais como Endometriose e o Cisto no Ovário, neste caso, é imprescindível a consulta médica para o tratamento correto das doenças. Nestes casos, a intensidade das dores pode ser maior e persistir por mais tempo, levando ao alerta. Outro fator que está diretamente ligada à mulher é a doença inflamatória pélvica, geralmente, a doença começa com uma infecção na vagina ou no colo do útero, e atinge o endométrio, as trompas e os ovários.
Gravidez
Outro fator que pode levar as dores no pé da barriga é a gravidez. Algumas mulheres, inclusive, descobrem a gestação dessa forma, quando há cólicas e inchaço abdominal. A partir da sétima semana de gestação é comum que a região do umbigo passe a ficar mais enrijecida.
Problemas no testiculos
Algumas doenças surgem de problemas nos testículos, isso acontece quando há alguma torção ou infecção na área. No caso da torção testicular, é comum em homens mais novos e acontece quando um testículo torcido gira em volta do cordão espermático. O tratamento deve ser feito o mais rápido possível no hospital, com cirurgia.
Hérnia
Mais frequente em homens, a hérnia inguinal é a passagem de uma parte do intestino através de um ponto mais fraco dos músculos abdominais, ela ocorre na região da virilha e pode causar uma dor intensa. A melhor opção para hérnia é a cirurgia, geralmente rápida e de fácil recuperação.
Para buscar medicamentos para a sua dor, clique aqui.
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul