Início » Categorias » Abril Azul: tudo o que você precisa saber no mês de conscientização ao Autismo
Além de visibilidade, a campanha visa mostrar que “Lugar de autista é em todo lugar”. Entenda o que é o Transtorno do Espectro Autista!
O Abril Azul é conhecido como mês para conscientização para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), estipulado pela Organização das Nações Unidas em 2007, a ideia é criar uma rede de conhecimento e apoio em torno da doença que atinge uma a cada 44 crianças no mundo. Este dado foi retirado do Centro de Controle de Doenças e Prevenção americano (CDC) em 2021.
Este ano o tema da campanha do Abril Azul é “Lugar de autista é em todo lugar” e trás a tona um tabu que é: independe da condição, qualquer autista pode viver uma vida e desenvolver atividades que ela quiser. Por isso, ONG e entidades do Brasil todo tem se mobilizado em torno de criar possibilidades para crianças, jovens e adultos que são autistas.
O que é o Transtorno do Espectro Autista?
De acordo com Ministério da Saúde, o autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, déficits na comunicação e na interação social, manifestações comportamentais adversas, padrões de comportamentos repetitivos e apresenta um repertório restrito de interesses e atividades. O grau do transtorno autista é variável, podendo ser leve, moderado e grave. T
Quais são os graus de autismo?
Os graus de autismo irão determinar como a pessoa será estimulada e como acontecerá alguns tratamentos.
- O Autismo Leve (Nível 1) : Demonstra dificuldades nas atividades do dia a dia e um comportamento inflexível, as pessoas com nível 01 de autismo têm problemas de interação social e mostra pouco interesse, contudo, os sinais são mais leves, impactando de forma mais tranquila nas relações sociais.
- Autismos Moderado (Nível 2): o nível moderado já apresenta sinais mais latentes do autismo, tendo grandes dificuldades com a comunicação verbal e não verbal, habilidades sociais ainda mais limitadas, flexibilidade e maior dificuldade de desenvolvimento.
- Autismo Severo (Nível 3): o autista de nível severa têm graves dificuldades neurológicas, na qual são afetadas a comunicação, as habilidade físicas, as relações externas, capacidade de retenção de informações e grande resistência a mudanças.
Em qual idade é possível identificar o autismo?
Por ser uma condição no neurodesenvolvimento da criança, os primeiros sinais podem ser percebidos ainda no bebê, por volta dos 2 a 3 anos de idade. Mas, alguns casos podem demorar e o diagnóstico acontecer mais tarde. O autismo é prevalente em meninos.
Para ter os melhores resultados a longo prazo é considerada a neuroplasticidade cerebral, ou seja, o encaminhando para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível é fundamental para o desenvolvimento da criança.
Como identificar o Autismo?
Apesar de o diagnóstico ser essencialmente clínico, é possível que os pais consigam identificar algumas ações das crianças que podem ser um sinal de autismo, tais como:
- Falta de foco no olhar;
- Choro constante e sem motivação aparente;
- Surdez aparente: a criança não atende aos chamados;
- Ansiedade e agressividade;
- Dificuldade de interação social;
- Dificuldade em se comunicar;
- Hipersensibilidade sensorial;
- Desenvolvimento motor atrasado;
- Comportamentos repetitivos ou metódicos;
- Não se reconhecer pelo nome;
- Não reclamar ao ser deixado sozinho;
- Ter fisionomia pouco expressiva;
- Resistência a mudanças na rotina:
Como são sinais sutis, é muito importante que os pais prestem atenção nas crianças e teste eles com ações simples para identificar um possível TEA. Após o diagnóstico, as atividades para os autistas visam o desenvolvimento do indivíduo a fim de melhorar a sua qualidade de vida e a sua inserção na sociedade.
Atividades em que o os autistas se destacam
As pessoas com transtornos do espectro autista podem se destacar em habilidades visuais, música, arte e matemática. Além disso, são excelentes em desenvolver algumas atividades como:
- Tem boa memória fotográfica e desenvolvimento visual;
- São atentas aos detalhes e à exatidão;
- Possuem capacidade de memória muito acima da média;
- Informações, rotinas ou processos uma vez aprendidos são exacerbadamente retidos;
- Conseguem se concentrar na sua área de interesse específico durante muito tempo e podem optar por estudar ou trabalhar em áreas afins;
- A paixão pela rotina pode ser fator favorável na execução de um trabalho;
Para mais conteúdos sobre saúde infantil, confira nosso
blog!