Início » Categorias »  Abril Azul: tudo o que você precisa saber no mês de conscientização ao Autismo 

Abril Azul: tudo o que você precisa saber no mês de conscientização ao Autismo

Além de visibilidade, a campanha visa mostrar que “Lugar de autista é em todo lugar”. Entenda o que é o Transtorno do Espectro Autista!

O Abril Azul é conhecido como mês para conscientização para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), estipulado pela Organização das Nações Unidas em 2007, a ideia é criar uma rede de conhecimento e apoio em torno da doença que atinge uma a cada 44 crianças no mundo. Este dado foi retirado do Centro de Controle de Doenças e Prevenção americano (CDC) em 2021.


Este ano o tema da campanha do Abril Azul é “Lugar de autista é em todo lugar” e trás a tona um tabu que é: independe da condição, qualquer autista pode viver uma vida e desenvolver atividades que ela quiser. Por isso, ONG e entidades do Brasil todo tem se mobilizado em torno de criar possibilidades para crianças, jovens e adultos que são autistas.


O que é o Transtorno do Espectro Autista? 


De acordo com Ministério da Saúde, o autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, déficits na comunicação e na interação social, manifestações comportamentais adversas, padrões de comportamentos repetitivos e apresenta um repertório restrito de interesses e atividades. O grau do transtorno autista é variável, podendo ser leve, moderado e grave.  T


Quais são os graus de autismo?

Os graus de autismo irão determinar como a pessoa será estimulada e como acontecerá alguns tratamentos. 

  • O Autismo Leve (Nível 1) : Demonstra dificuldades nas atividades do dia a dia e um comportamento inflexível, as pessoas com nível 01 de autismo têm problemas de interação social e mostra pouco interesse, contudo, os sinais são mais leves, impactando de forma mais tranquila nas relações sociais.
  • Autismos Moderado (Nível 2): o nível moderado já apresenta sinais mais latentes do autismo, tendo grandes dificuldades com a comunicação verbal e não verbal, habilidades sociais ainda mais limitadas, flexibilidade e maior dificuldade de desenvolvimento.
  • Autismo Severo (Nível 3): o autista de nível severa têm graves dificuldades neurológicas, na qual são afetadas a comunicação, as habilidade físicas,  as relações externas, capacidade de retenção de informações e grande resistência a mudanças.


Em qual idade é possível identificar o autismo?


Por ser uma condição no neurodesenvolvimento da criança, os primeiros sinais podem ser percebidos ainda no bebê, por volta dos 2 a 3 anos de idade. Mas, alguns casos podem demorar e o diagnóstico acontecer mais tarde. O autismo é prevalente em meninos. 


Para ter os melhores resultados a longo prazo é considerada a neuroplasticidade cerebral, ou seja, o encaminhando para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível é fundamental para o desenvolvimento da criança.


Como identificar o Autismo?


Apesar de o diagnóstico ser essencialmente clínico, é possível que os pais consigam identificar algumas ações das crianças que podem ser um sinal de autismo, tais como:

  • Falta de foco no olhar;
  • Choro constante e sem motivação aparente;
  • Surdez aparente: a criança não atende aos chamados;
  • Ansiedade e agressividade;
  • Dificuldade de interação social;
  • Dificuldade em se comunicar;
  • Hipersensibilidade sensorial;
  • Desenvolvimento motor atrasado;
  • Comportamentos repetitivos ou metódicos;
  • Não se reconhecer pelo nome;
  • Não reclamar ao ser deixado sozinho;
  • Ter fisionomia pouco expressiva;
  • Resistência a mudanças na rotina: 


Como são sinais sutis, é muito importante que os pais prestem atenção nas crianças e teste eles com ações simples para identificar um possível TEA. Após o diagnóstico, as atividades para os autistas visam o desenvolvimento do indivíduo a fim de melhorar a sua qualidade de vida e a sua inserção na sociedade. 


Atividades em que o os autistas se destacam

As pessoas com transtornos do espectro autista podem se destacar em habilidades visuais, música, arte e matemática. Além disso, são excelentes em desenvolver algumas atividades como:

  • Tem boa memória fotográfica e desenvolvimento visual;
  • São atentas aos detalhes e à exatidão;
  • Possuem capacidade de memória muito acima da média;
  • Informações, rotinas ou processos uma vez aprendidos são exacerbadamente retidos;
  • Conseguem se concentrar na sua área de interesse específico durante muito tempo e podem optar por estudar ou trabalhar em áreas afins;
  • A paixão pela rotina pode ser fator favorável na execução de um trabalho;


Para mais conteúdos sobre saúde infantil, confira nosso
blog!

Posts relacionados:

família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
Ver mais posts
família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
homem bebendo isotônico
31 de janeiro de 2024
Os isotônicos, muitas vezes associados à reposição de eletrólitos após atividades físicas intensas, são bebidas formuladas para repor os nutrientes perdidos durante o exercício. Embora sua popularidade esteja diretamente ligada ao mundo esportivo, os benefícios do isotônico vão além do campo atlético.
Farmacêutico pegando caixa de remédio.
18 de janeiro de 2024
As tarjas presentes nos medicamentos são como códigos visuais que fornecem informações cruciais sobre a substância e a forma como ela deve ser utilizada. No entanto, compreender as nuances por trás das tarjas nem sempre é uma tarefa simples.
Share by: