Início » Categorias » Descubra os benefícios da melatonina para o seu sono e qualidade de vida
O chamado hormônio do sono é responsável por manter a saúde do seu cérebro
Todo mundo já sabe a importância que dormir de forma adequada tem sob nossa saúde e como isso pode influenciar o desempenho do nosso corpo, principalmente, do nosso cérebro. A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso organismo, mais precisamente na glândula pineal, que fica no nosso cérebro.
Ela é liberada no início da noite, quando cai a iluminação natural, porém tem um pico de produção maior algumas horas após o anoitecer e ajuda a promover o início do sono. Por ser um hormônio, a melatonina já faz parte do nosso organismo, contudo, quando a pessoa tem algum distúrbio de sono é possível que seja realizada uma reposição da substância através de suplementos e alimentação.
Por ser um hormônio, a melatonina já faz parte do nosso organismo, contudo, quando a pessoa tem algum distúrbio de sono é possível que seja realizada uma reposição da substância através de suplementos e alimentação.
Os benefícios de regular o sono com a melatonina, são:
- Contribui na luta contra a insônia;
- Melhora a qualidade do sono;
- Aumenta a quantidade de horas dormidas;
- Auxilia a depressão e ansiedade sazonal;
- Tem efeito antioxidante no organismo
- Aumenta a imunidade;
- Auxilia em casos de refluxo gastroesofágico;
- Contribui para prevenção de doenças como enxaqueca, fibromialgia, glaucoma e isquemia.
Como ingerir a melatonina?
Como falamos, ela é um hormônio natural do corpo, porém, pode ser estimulada a partir de alguns alimentos, como: banana, nozes, laranja, arroz integral, espinafre e outros.
Ou através de
suplementos: A dose máxima de melatonina nesses suplementos é de 0,21 mg e não é necessário apresentar receita médica para comprá-los. Essa quantidade é semelhante à produção natural do organismo. Ela ainda pode ser consumida através de medicamentos.
Mas
atenção, apesar de não causar efeitos colaterais graves, o uso indiscriminado de suplementação de melatonina pode causar sintomas. Tais como:
- Fadiga ou sonolência excessiva durante o dia;
- Falta de concentração;
- Piora da depressão;
- Dor de cabeça ou enxaqueca;
- Irritabilidade, nervosismo, ansiedade ou agitação;
- Sonhos vívidos ou pesadelos;
- Tontura, fraqueza ou confusão mental;
- Aumento da pressão arterial;
- Náusea ou dor de estômago;
Alguns hábitos que te ajudam a aumentar a produção natural de melatonina, são:
- Antes de dormir evite o excesso de luminosidade, como luzes de celulares, notebooks, telas e outras formas artificiais;
- Diminua estímulos visuais, auditivos ou outros que façam o corpo despertar ou se manter em estado de alerta horas antes de ir dormir;
- Evite exercícios físicos, uso de telas ou atividades que deixem o cérebro agitado;
- Crie rotinas e inclua atividades físicas durante o dia;
- Inclua alimentos ricos em nutrientes na sua rotina como aveia, banana e amêndoas e evite os que sejam ricos em gorduras saturadas e açúcares simples.
Por isso, para iniciar o seu uso é recomendado uma consulta médica, assim, você poderá entender melhor como utilizar a melatonina a seu favor! Para consultar preço da melatonina,
clique aqui.