A foliculite nada mais é do que a inflamação na raiz do pêlo, pode acontecer em qualquer parte do corpo, quando esse pelo inflama gera uma infecção interna que aparece através de bolinhas vermelhas, elas geralmente incomodam, doem e coçam.
A foliculite tem a forma de pequenas bolinhas ou espinhas de ponta branca ou mais avermelhada, esses nódulos inflamatórios podem ser generalizados ou pontuais. Sendo frequentes em nas virilhas, nádegas, pernas, braços, barba, em pessoas que usam roupas apertadas, ao raspar pêlos ou utilizar maquiagens.
O que causa a Foliculite?
Ela pode ser causada por infecções bacterianas, fúngicas, vírus ou simplesmente uma inflamação no pelo, o chamado pelo encravado. De forma geral, a foliculite acontece por impacto no local, transpiração, ficção, falta de hidratação, algum trauma no local, doenças entre diversos outros fatores, uns graves outros simples e leves.
Como tratar a foliculite?
O tratamento com a foliculite começa por algumas ações básicas, como:
Foliculite no Rosto e Barba
Sendo mais comuns em homens quando é feita a retirada de pelos do rosto, a foliculite na barba acontece pelo atrito da lâmina com o rosto. Uma alternativa é a utilização de barbeador elétrico invés da lâmina. O tratamento é simples, geralmente com pomadas e cremes.
Foliculite Virilha e Nádega
Acomete pessoas que geralmente têm contato com águas contaminadas ou muito quentes. Isso porque, na região há o favorecimento do crescimento de fungos e bactérias. O recomendado é manter a região seca e o tratamento pode facilmente ser realizado por pomadas e antibióticos.
Pernas
Causada por bactérias, as foliculites nas pernas podem acontecer por depilação de forma incorreta ou uma sensibilidade da pele. Além disso, ela acontece por usar roupas muito apertadas, limpeza e roupas leves podem evitar a foliculite, contudo, após ter a inflamação o ideal é usar pomadas, cremes e antibióticos.
Axilas
Os pelos encravados e infecções são a motivação da foliculite na axila. Por ser uma região sensível, pode requerer um tratamento mais sério com antibióticos e antifúngicos.
Existe tratamento caseiro para foliculite?
Existem formas de aliviar os sintomas que podem ser desempenhados em casa e são complementos de um tratamento médico especializado:
Lembramos que a foliculite pode começar leve e evoluir, por isso, se os sintomas não melhorarem em duas semanas é recomendado procurar um médico dermatologista.
Resumindo:
Normalmente, a inflamação do pelo se cura sozinha. No entanto, como forma de aliviar os sintomas, o tratamento é feito com orientação médica, geralmente de um dermatologista, com sabonetes anti sépticos, pomadas, cremes e, em casos mais profundos, com antibióticos tópicos.
Quer entender mais sobre tratamentos dermatológicos? Acesse nossa
categoria especial ;)
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul