Início » Categorias » Entenda como a positividade tóxica pode afetar a sua vida!
Há anos a gente debate como a saúde mental precisa deixar de ser um tabu e ser amplamente discutida, principalmente pelo desenvolvimento de doenças como ansiedade e a depressão. Mas quem não tem aquele amigo, colega ou familiar e prefere ignorar que existam problemas e tristezas na vida empregando sempre positividade mesmo onde não há? Isso se chama positividade tóxica.
É comum ao compartilhar nossas dores e frustrações ouvirmos “Existem pessoas que estão em uma situação muito pior que a sua, pelo menos você não…” ou “Se você se animar, as coisas com certeza vão melhorar”. São esses tipos de opiniões que levam as pessoas a se retraírem gerando gatilhos para suprimir seus sentimentos, tendo até mesmo vergonha de conversar sobre eles. Para essas pessoas, há quase uma obsessão em estar bem a qualquer custo e isso pode ser danoso para a saúde.
De acordo com especialistas, a positividade tóxica está muito relacionada a essa necessidade de esconder de si e dos outros os aspectos que estão desregulados em nossas vidas. E a medida que a pessoa vai escondendo seus sentimentos a mente somatiza isso no corpo podendo chegar ao adoecimento. Resumindo: quanto mais você fosse, esconde e ignora sentimentos, mais eles irão se acumular e você poderá ter reações físicas a isso, tais como: Problemas de pele, inflamações, dores no corpo, problemas no intestino, estômago, espasmos nos olhos entre diversos outros.
Nas redes sociais a positividade tóxica está altamente presente, diariamente vemos pessoas exacerbando ações do seu dia a dia e expondo como suas vidas são livres de frustrações. Contudo, vale lembrar que são filtros e que é possível escolher tudo que se mostra, aquela pessoa pode estar vivendo um dia péssimo cheio de angústias e a internet não mostrar isso. Se espelhar na vida de outras pessoas é o primeiro sinal de alerta. Ninguém é feliz o tempo todo, todos temos tristezas e precisa lidar com elas.
Já no local de trabalho esse fenômeno também está presente e é especialmente prejudicial. A romantização de jornadas exaustivas, de serviços abusivos, de uma felicidade constante tem levado diversos profissionais a desenvolverem a síndrome de Burnout, ou seja, doença mental pela exaustão do trabalho e autocobrança excessiva.
Vale lembrar que a questão não é ser positivo, mas sim, não se permitir ter sentimentos negativos. A positividade faz bem para o ser humano à medida que não ultrapassa a barreira do sensato. Por isso elencamos algumas dicas para romper a bolha da positividade tóxica e ter uma vida mais saudável:
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul