Início » Categorias » Como tratar assadura de bebê rápido? Veja dicas e cuidados
Você trocou o bebê e notou manchinhas avermelhadas na pele, próximo à fralda? Isso são assaduras e elas ocorrem principalmente pelo atrito que o material da fralda tem com a pele, mas também podem surgir por proliferação de fungos, devido à umidade do local da fralda alinha à temperatura alta dessa região.
Mas como tratar e cuidar delas? Como curar assadura de bebê rápido? Acompanhe a APP Pharma no texto de hoje e saiba como lidar com as assaduras do jeito certo!
Existem diferentes tipos de assaduras e elas podem evoluir para novos níveis, dependendo do controle que se tem delas e os cuidados diários para evitar seu avanço na pele do bebê. Esse problema pode causar coceiras, ardências e uma sensação de calor na pele, aumentando o desconforto conforme o aumento dos níveis.
Vamos conhecer cada um deles agora!
Essas são superficiais, aquelas que deixam leves manchinhas vermelhas na pele e causam a sensação de irritação e coceira. É normal que neste nível de assadura ocorra descamações e pele também fica com um brilho característico.
São mais marcadas na pele, com um tom avermelhado mais acentuado e podem dar início ao surgimento de feridas no local, com a presença de bolhas de bordas esbranquiçadas com “água”, muito semelhante às bolhas que surgem quando há uma queimadura na pele, em que ela fica levemente “estufada”.
Esse tipo de assadura surge em decorrência do não cuidado com as assaduras de nível leve e moderado, que acabam por evoluir e se tornar grandes feridas, devendo receber tratamentos médicos adequados com urgência, pois, as feridas podem se transformar em úlceras com sangramentos que dificultam a cicatrização.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as assaduras em bebês não surgem apenas com cuidados de higiene inadequados. Conheça alguns dos fatores que também podem levar o surgimento dessa condição nos bebês:
A pele do bebê é muito mais sensível do que a de um adulto, e pode apresentar alterações rapidamente. No entanto, os pais devem sempre estarem atentos aos cuidados necessários logo nos primeiros sinais.
Pequenas trocas podem diminuir o surgimento desse problema, como: evitar o uso de lenços umedecidos com álcool e perfume, lavar o bebê com sabonete neutro sem excessos do cosmético e trocar a marca ou material da fralda.
Os remédios caseiros são opções práticas e muitas vezes econômicas, mas não dispensam o uso de pomadas e cremes para assaduras de bebês, pois, estas possuem formulações que tratam adequadamente a pele assada.
Algumas soluções podem auxiliar nos cuidados e tratamentos para com as assaduras, como:
Ao procurar o que é bom para assadura em bebê, o amido de milho sempre aparece nas listas. Popularmente chamado de Maizena, o amido de milho ajuda a evitar tanto a brotoeja nas dobrinhas do bebê como assaduras, pois, por ser mais consistente do que o talco, possui maior capacidade de absorção da umidade local.
Lembrando que, ele não auxilia no tratamento e não funciona como um remédio caseiro, por isso, deve ser evitado nos primeiros sinais de feridas. Mas, como preventivo, especialmente em dias mais quentes e úmidos, ele é excelente!
Você pode aplicar o amido de milho (Maizena) de duas formas:
Qualquer tipo de pasta de amido ou pomada caseira que sirva para “tratar” de assaduras só devem ser utilizadas após recomendação pediátrica.
Utilizar cremes e pomadas que promovam a hidratação local e criam uma barreira de proteção contra o atrito da fralda com a pele é uma medida importante para curar assaduras nos primeiros dias.
A redução da ingestão de alimentos ácidos por parte da mãe evita que o leite materno tenha o pH muito baixo, alterando as fezes do bebê. Frutas como laranja, abacaxi, limão ou morango, são alguns exemplos do que devem ser evitados, bem como os alimentos industrializados e embutidos.
Expor o bebê à luz solar contribui para que as regiões assadas, mas nunca excedendo 5 minutos de banho solar.
Fraldas muito pequenas não contribuem para o tratamento de assaduras, nesse caso, opte por fraldas mais folgadas e siga todas as orientações pediátricas durante todo o período até o desaparecimento das manchinhas.
Entre tantas opções nas farmácias, fica difícil escolher qual opção levar, qual é a melhor marca e quais são as formulações necessárias para que você tenha eficácia nos cuidados.
Primeiramente, você deve conhecer a diferença entre creme e pomada para assaduras: ambos têm óleos em sua composição, mas o creme possui cerca de 50% de óleos, enquanto as pomadas têm 80%. O creme é rapidamente absorvido, enquanto a pomada dura mais tempo na pele, protegendo-a e tratando dela.
Algumas pomadas possuem vitaminas A, E e nistatina que ajudam a combater os fungos quando a assadura é proveniente de infecções.
Outro ponto a considerar no momento de comprar uma pomada é ler as formulações, confirmando não haver algum ingrediente que possa causar alergias e, consequentemente, piorar os quadros de assaduras.
Caso essas manchas se mantiverem por mais de uma semana, é ideal que você busque orientação médica pediátrica para que um diagnóstico seja feito e garantir que um tratamento adequado se inicie o quanto antes.
Agora que você sabe identificar as assaduras e ter os cuidados adequados, que tal conferir mais um conteúdo sobre vida e saúde dos bebês? Temos um conteúdo completo com um passo a passo para uma introdução alimentar de sucesso.
Nos encontramos no próximo post!
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul