Início » Categorias » Conheça os tipos de pele e saiba identificar a sua!
Cuidar da pele e mantê-la saudável diariamente é, sim, muito importante. Esse ato garante que a pele se mantenha sempre revigorada, limpa e protegida dos males do tempo e do ambiente, além de trazer mais viço e aspecto jovial.
E seus cuidados envolvem uma série de produtos direcionados para cada tipo de pele, garantindo que a escolha do cosmético seja mais assertiva para o tratamento necessário.
Por isso, o blog da App Pharma traz uma lista muito bem explicadinha sobre os diferentes tipos de pele, além de suas principais características e também como identificá-las da maneira correta. Venha com a gente e conheça todos os detalhes!
Em geral, existem quatro diferentes tipos básicos de peles: a normal, a seca, a oleosa e a mista. E, ainda que algumas delas possam parecer prejudiciais, todas elas são completamente normais e não, necessariamente, caracterizadas como problemáticas.
Como cada tipo de pele é determinado diretamente pela genética da pessoa, alguns sinais podem aumentar conforme os fatores internos e externos, tais como problemas de saúde ou poluição.
Então, não se assuste! Seja qual for o seu tipo de pele, quando bem cuidada, nenhuma dessas características poderá ocasionar qualquer tipo de transtorno para você.
Conheça mais sobre cada um dos tipos e descubra qual é o seu:
Em geral, esse é um tipo de pele que apresenta textura bastante saudável e um equilíbrio entre o nível de hidratação da pele e de sebo. É um tipo de pele capaz de produzir quantidades regulares de gordura sem criar um excesso de brilho ou de ressecamento.
Ainda assim, pode e está sujeito a problemas causados por poluição ou distúrbios de saúde. Por isso, manter a pele sempre muito bem limpa e com proteção solar diária, pode ajudar a evitar o aparecimento de rugas e o surgimento de acne.
Entre os aspectos principais da pele seca, a falta de brilho, desidratação, opacidade e aspereza são particularidades que a define. Isso se dá porque esse tipo de derme possui majoritariamente duas deficiências, falta de água e sebo.
Como consequência, a falta de gordura na pele acaba causando também uma perda excessiva de água, levando consigo a proteção adequada da pele. Além disso, essa desidratação pode acarretar em coceira e vermelhidão por toda a área prejudicada.
A chegada da idade avançada, distúrbios hormonais, condições climáticas e falta de cuidado na hora da higienização da pele, com o uso de água muito quente, podem acentuar a condição.
A pele oleosa é aquela que apresenta aspecto bastante brilhante e certa espessidão. Esse é um tipo de pele que tem uma produção de sebo muito maior do que o normal, que pode ser resultado de uma herança genética ou mesmo de fatores externos, como excesso de sol e até mesmo estresse acentuado.
Outra de suas características é que esse tipo de pele apresenta poros bastante dilatados e uma tendência bem maior de cravos e espinhas. Seus cuidados básicos envolvem loções neutras e cosméticos de origem vegetal para conter o excesso de gordura e sebo na derme.
Você sabe o que é o Cleansing Oil? Confira aqui todos os seus benefícios para a pele!
O tipo de pele mais comum, a pele mista, apresenta todos os tipos de pele anteriores citados aqui, mas não necessariamente ao mesmo tempo, e nem em todas as áreas da pele. A definição de pele mista é feita de três maneiras diferentes, no caso, dividindo o rosto em três áreas, chamadas de “zona T”.
O ideal é sempre procurar por um especialista para saber com precisão qual o seu tipo de pele. Essa pessoa terá as condições perfeitas para analisar o nível de sensibilidade, quais os fatores de pigmentação e oleosidade, a idade precisa da pele e também quais são as tendência de formação de rugas.
Ainda assim, para se ter uma noção geral das características da pele, existe um processo de resposta bem fácil que permite descobrir, por cima, qual o seu tipo de pele. Com um papel absorvente em mãos, coloque em cima do rosto e veja se ele fica engordurado ou se não apresenta nenhum tipo de gordura.
Caso apresente, sua pele tem uma tendência maior de ser do tipo oleosa, caso nada apareça, é possível que ela seja seca. Em casos em que apenas uma única região da “zona T” apresenta apenas um desses resultados, a chance de sua pele ser mista é grande.
A grande diversidade de tipos de cosméticos encontrados à venda atualmente não é atoa, exatamente porque cada um deles oferece um perfil diferente de tratamento para cada tipo de pele.
Esses produtos são feitos especificamente para se adaptar a cada um dos tipos e oferecer o melhor cuidado e equilíbrio entre a hidratação e sebo, ou seja, uma igualdade mais adequada entre cada uma das duas partes.
Por isso, saber com precisão qual é o seu tipo de pele pode ajudar muito na hora da escolha dos cosméticos, evitando que o produto errado cause maiores danos ou reverta os processos de tratamento já iniciados anteriormente.
Aproveite todas as dicas e informações do blog da App Pharma e procure por um profissional dermatologista que possa te oferecer o melhor tratamento e os produtos mais adequados para o seu tipo de pele.
Continue sua leitura informativa e descubra aqui como ter o melhor cuidado para a pele do seu rosto. Fique de olho em nosso blog e confira textos novos toda semana!
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul