Início » Categorias »  Dermatite atópica: saiba o que é, sua causa e sintomas! 

Dermatite atópica: saiba o que é, sua causa e sintomas!

A dermatite atópica, na maioria dos casos, não é diagnosticada corretamente e não são realizados os tratamentos adequados de modo a amenizar os sintomas ou reduzir o seu aparecimento, mesmo sendo um problema muito comum em diversas pessoas — já que é um processo inflamatório muito semelhante a uma alergia!

Venha com a App Pharma conferir um conteúdo completo sobre dermatite atópica: o que é, suas causas, sintomas e tratamentos que os profissionais da dermatologia indicam. Boa leitura!

Dermatite atópica: o que é?

Coceira na pele, rachaduras, vermelhidão e outros sinais podem representar a presença da dermatite na pele. Mas, afinal de contas, você sabe o que é isso?

A mestra em dermatologia, Dra. Flávia Alvim Sant'Anna Addor, nos explica que a dermatite é uma doença que ocorre partir de alterações na barreira cutânea, sendo crônica. Essa inflamação pode ser causada por multifatores ou por fator hereditário, e não possui um tratamento definitivo.

É normal que adultos que tenham essa doença já tenham desenvolvido ela logo nos primeiros anos de vida e acabam desenvolvendo crises em diversas épocas da vida. Em resumo, ela é um defeito na barreira cutânea, cenário propício para o aparecimento de alergias, ressecamento extremo da pele.

Quais são os principais sintomas da dermatite atópica?

Ela pode apresentar seus sintomas em apenas algumas áreas da pele ou se estender por diversos lugares, entre seus principais sinais temos:

  • Rachaduras na camada superficial da pele;
  • Regiões da pele com um aspecto de esfolado;
  • Pele esbranquiçada ou escurecida nos locais afetados;
  • Pele grossa, semelhante a um couro, nas áreas afetadas;
  • Lesões avermelhadas que podem ter sangramento;
  • Coceira intensa nos dias mais quentes ou quando há transpiração;
  • Descamação da pele, especialmente nas articulações;
  • Surgimento de bolhas;
  • Vermelhidão ao redor das bolhas e rachaduras.

Esses são os sintomas mais comuns e podem se manifestar em qualquer pessoa que esteja sofrendo com a dermatite atópica, seja adulto ou criança, em todas as áreas do corpo, mas em especial nas articulações, já que são regiões mais suscetíveis ao ressecamento.

O que causa a dermatite atópica?

A dermatite pode ser de causa hereditária ou se desenvolver durante a infância, e não tem cura. Existem inúmeros fatores que podem estimular o aparecimento das rachaduras e desequilíbrio da textura da pele, bem como alterar o funcionamento da proteção cutânea.

Conheça um pouco mais sobre alguns dos fatores que podem incentivar o aparecimento dessa inflamação:

Cosméticos

Cosméticos com formulações que podem ser agressivas para a pele podem criar rapidamente um cenário propício para o aparecimento da dermatite. Apesar de não ser comum para todas as pessoas, podem existir químicos nos cosméticos que causam as indesejadas rachaduras na pele, vermelhidão e coceira.

Nesses casos, opte por usar cosméticos para pele sensível ou com formulações indicadas pelo seu médico dermatologista.

Alimentos

A alimentação também é um fator que pode causar este problema, e alguns alimentos com potencial alergênico podem acabar acentuando a doença.

Se possível, evite o excesso de alimentos com glúten, leite, soja, trigo, ovos, frutos-do-mar, amendoim e carnes, como a de porco. Não coma esses alimentos durante crises de dermatite e mantenha uma dieta equilibrada para reduzir os sintomas físicos dela.

Leia também: imunidade em baixa? Como aumentar e fortalecer o sistema imunológico.

Produtos químicos

Sabonete, shampoo, detergente e sabão de limpeza são alguns exemplos de produtos que devem ser evitados em contato direto com a pele, já que podem causar dermatite e até mesmo piorar o cenário da inflamação.

Sempre que for inevitável, como na limpeza, use luvas com borracha ou látex antialérgico e, para shampoos e sabonetes de uso pessoal, consulte um dermatologista para que ele receite uma formulação de produto que não irrite a pele.

Perfumes

Os perfumes também podem causar a irritação da dermatite e acentuar o ressecamento da pele, já que a maioria contém grandes quantidades de álcool em sua composição. Para evitar, borrife os perfumes apenas nos tecidos, evitando sempre o contato direto com a pele. Caso haja irritações, evite aplicar perfumes próximo a elas.

Mofo, pólen, ácaros ou pelos de animais

O mofo, ácaros e pelos de animais são causas de grande parte das alergias e podem estimular a piora da dermatite, já que são substâncias altamente irritativas.

Mantenha seu ambiente sempre limpo e evite contato em excesso com animais quando estiver com imunidade baixa ou com início de crises de dermatite. Além disso, tenha hábitos que reduzem o golpe da primavera em algumas épocas do ano!

Outras causas comuns podem ser o contato com superfícies ásperas, exposição ao sol em excesso sem o uso de protetor solar, cloro de água de piscina e o próprio estresse. Por isso, evite-os sempre que possível!

A dermatite atópica é transmissível?

Não, ela não é contagiosa, ou seja, não passa de pessoa para pessoa, mesmo em contato com as feridas ou rachaduras, pois se trata de uma disfunção da proteção da derme.

É indicado não tocar nas feridas e não deixar outras pessoas tocarem nelas apenas para evitar a inflamação, especialmente quando estiverem com secreções.

O que é bom para curar a dermatite atópica?

Não há um único tipo de tratamento que irá acabar de vez com a dermatite atópica, já que ela se trata de uma condição crônica da pele que pode aparecer em diferentes épocas da vida. A boa notícia é que existem algumas soluções imediatas que reduzem seus sintomas e auxiliam no tratamento. São elas:

  1. Hidratantes: ajudam a manter a pele hidratada e úmida, reduzindo as rachaduras e coceiras;
  2. Anti-histamínicos: devem ser usados somente sob recomendação médica, mas existem opções que reduzem a coceira;
  3. Corticoides em pomadas: podem reduzir a inflamação da pele e sua vermelhidão;
  4. Imunossupressores: em casos mais extremos, o médico pode receitar visando a redução da coceira e vermelhidão;
  5. Antibióticos: em caso de haver o surgimento de feridas, antibióticos podem ser usados para reduzir a infecção.

Qual é a melhor pomada para dermatite atópica?

Existem diversas pomadas que, além de hidratar a pele, evitam o avanço do seu processo inflamatório e reduzem seus sintomas, como coceira e vermelhidão, são elas:

  • Prednisolona;
  • Novacort;
  • Nebacetin;
  • Omcilon;
  • Polaramine;
  • Mometasona;
  • Prednisolona;
  • Oto Betnovate;

Apenas use pomadas recomendadas pelo seu médico dermatologista e evite sempre se automedicar, evitando efeitos colaterais e até mesmo a piora dos sintomas.

Agora que você já sabe o que é a dermatite atópica, sintomas, principais causas e alguns tratamentos para quando ela estiver ativa, compartilhe nosso conteúdo com quem sofre com essa doença e ajude mais pessoas a tratar e se cuidar adequadamente.

Gostou deste conteúdo? Aqui no blog da App Pharma a gente sempre entrega para você posts que irão promover o seu bem-estar diário e melhorar sua saúde! Aproveite e continue com a gente em nosso post onde esclarecemos o que são os Medicamentos Isentos de Prescrição.

Nos encontramos por lá!

Referências bibliográficas:

ADDOR, Flavia Alvim Sant'Anna; AOKI, Valeria. Barreira cutânea na dermatite atópica. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 85, p. 184-194, 2010.

FONTES NETO, Paulo TL et al. Avaliação dos sintomas emocionais e comportamentais em crianças portadoras de dermatite atópica. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, v. 27, p. 279-291, 2005.

SANTA MARTA, Cristina. Abordagem terapêutica da dermatite atópica. REVISTA PORTUGUESA DE IMUNOALERGOLOGIA, v. 22, n. 2, p. 151-150, 2014.

Posts relacionados:

família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
Ver mais posts
família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
homem bebendo isotônico
31 de janeiro de 2024
Os isotônicos, muitas vezes associados à reposição de eletrólitos após atividades físicas intensas, são bebidas formuladas para repor os nutrientes perdidos durante o exercício. Embora sua popularidade esteja diretamente ligada ao mundo esportivo, os benefícios do isotônico vão além do campo atlético.
Farmacêutico pegando caixa de remédio.
18 de janeiro de 2024
As tarjas presentes nos medicamentos são como códigos visuais que fornecem informações cruciais sobre a substância e a forma como ela deve ser utilizada. No entanto, compreender as nuances por trás das tarjas nem sempre é uma tarefa simples.
Share by: