Início » Categorias » Dermatite atópica: saiba o que é, sua causa e sintomas!
A dermatite atópica, na maioria dos casos, não é diagnosticada corretamente e não são realizados os tratamentos adequados de modo a amenizar os sintomas ou reduzir o seu aparecimento, mesmo sendo um problema muito comum em diversas pessoas — já que é um processo inflamatório muito semelhante a uma alergia!
Venha com a App Pharma conferir um conteúdo completo sobre dermatite atópica: o que é, suas causas, sintomas e tratamentos que os profissionais da dermatologia indicam. Boa leitura!
Coceira na pele, rachaduras, vermelhidão e outros sinais podem representar a presença da dermatite na pele. Mas, afinal de contas, você sabe o que é isso?
A mestra em dermatologia, Dra. Flávia Alvim Sant'Anna Addor, nos explica que a dermatite é uma doença que ocorre partir de alterações na barreira cutânea, sendo crônica. Essa inflamação pode ser causada por multifatores ou por fator hereditário, e não possui um tratamento definitivo.
É normal que adultos que tenham essa doença já tenham desenvolvido ela logo nos primeiros anos de vida e acabam desenvolvendo crises em diversas épocas da vida. Em resumo, ela é um defeito na barreira cutânea, cenário propício para o aparecimento de alergias, ressecamento extremo da pele.
Ela pode apresentar seus sintomas em apenas algumas áreas da pele ou se estender por diversos lugares, entre seus principais sinais temos:
Esses são os sintomas mais comuns e podem se manifestar em qualquer pessoa que esteja sofrendo com a dermatite atópica, seja adulto ou criança, em todas as áreas do corpo, mas em especial nas articulações, já que são regiões mais suscetíveis ao ressecamento.
A dermatite pode ser de causa hereditária ou se desenvolver durante a infância, e não tem cura. Existem inúmeros fatores que podem estimular o aparecimento das rachaduras e desequilíbrio da textura da pele, bem como alterar o funcionamento da proteção cutânea.
Conheça um pouco mais sobre alguns dos fatores que podem incentivar o aparecimento dessa inflamação:
Cosméticos com formulações que podem ser agressivas para a pele podem criar rapidamente um cenário propício para o aparecimento da dermatite. Apesar de não ser comum para todas as pessoas, podem existir químicos nos cosméticos que causam as indesejadas rachaduras na pele, vermelhidão e coceira.
Nesses casos, opte por usar cosméticos para pele sensível ou com formulações indicadas pelo seu médico dermatologista.
A alimentação também é um fator que pode causar este problema, e alguns alimentos com potencial alergênico podem acabar acentuando a doença.
Se possível, evite o excesso de alimentos com glúten, leite, soja, trigo, ovos, frutos-do-mar, amendoim e carnes, como a de porco. Não coma esses alimentos durante crises de dermatite e mantenha uma dieta equilibrada para reduzir os sintomas físicos dela.
Leia também: imunidade em baixa? Como aumentar e fortalecer o sistema imunológico.
Sabonete, shampoo, detergente e sabão de limpeza são alguns exemplos de produtos que devem ser evitados em contato direto com a pele, já que podem causar dermatite e até mesmo piorar o cenário da inflamação.
Sempre que for inevitável, como na limpeza, use luvas com borracha ou látex antialérgico e, para shampoos e sabonetes de uso pessoal, consulte um dermatologista para que ele receite uma formulação de produto que não irrite a pele.
Os perfumes também podem causar a irritação da dermatite e acentuar o ressecamento da pele, já que a maioria contém grandes quantidades de álcool em sua composição. Para evitar, borrife os perfumes apenas nos tecidos, evitando sempre o contato direto com a pele. Caso haja irritações, evite aplicar perfumes próximo a elas.
O mofo, ácaros e pelos de animais são causas de grande parte das alergias e podem estimular a piora da dermatite, já que são substâncias altamente irritativas.
Mantenha seu ambiente sempre limpo e evite contato em excesso com animais quando estiver com imunidade baixa ou com início de crises de dermatite. Além disso, tenha hábitos que reduzem o golpe da primavera em algumas épocas do ano!
Outras causas comuns podem ser o contato com superfícies ásperas, exposição ao sol em excesso sem o uso de protetor solar, cloro de água de piscina e o próprio estresse. Por isso, evite-os sempre que possível!
Não, ela não é contagiosa, ou seja, não passa de pessoa para pessoa, mesmo em contato com as feridas ou rachaduras, pois se trata de uma disfunção da proteção da derme.
É indicado não tocar nas feridas e não deixar outras pessoas tocarem nelas apenas para evitar a inflamação, especialmente quando estiverem com secreções.
Não há um único tipo de tratamento que irá acabar de vez com a dermatite atópica, já que ela se trata de uma condição crônica da pele que pode aparecer em diferentes épocas da vida. A boa notícia é que existem algumas soluções imediatas que reduzem seus sintomas e auxiliam no tratamento. São elas:
Existem diversas pomadas que, além de hidratar a pele, evitam o avanço do seu processo inflamatório e reduzem seus sintomas, como coceira e vermelhidão, são elas:
Apenas use pomadas recomendadas pelo seu médico dermatologista e evite sempre se automedicar, evitando efeitos colaterais e até mesmo a piora dos sintomas.
Agora que você já sabe o que é a dermatite atópica, sintomas, principais causas e alguns tratamentos para quando ela estiver ativa, compartilhe nosso conteúdo com quem sofre com essa doença e ajude mais pessoas a tratar e se cuidar adequadamente.
Gostou deste conteúdo? Aqui no blog da App Pharma a gente sempre entrega para você posts que irão promover o seu bem-estar diário e melhorar sua saúde! Aproveite e continue com a gente em nosso post onde esclarecemos o que são os Medicamentos Isentos de Prescrição.
Nos encontramos por lá!
Referências bibliográficas:
ADDOR, Flavia Alvim Sant'Anna; AOKI, Valeria. Barreira cutânea na dermatite atópica. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 85, p. 184-194, 2010.
FONTES NETO, Paulo TL et al. Avaliação dos sintomas emocionais e comportamentais em crianças portadoras de dermatite atópica. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, v. 27, p. 279-291, 2005.
SANTA MARTA, Cristina. Abordagem terapêutica da dermatite atópica. REVISTA PORTUGUESA DE IMUNOALERGOLOGIA, v. 22, n. 2, p. 151-150, 2014.
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul