Início » Categorias » Nariz ardendo: saiba o que pode ser e como aliviar
Parte inicial do sistema respiratório humano, o nariz é responsável por uma série de funções essenciais para o corpo humano. Entre elas estão a captação de ar, direcionado posteriormente aos pulmões, e também pela percepção de odores diversos. Essa área do rosto recebe dois nomes: nariz (região externa) e cavidade nasal (região interna).
É na região interna do nariz onde ocorre o tratamento do oxigênio inalado, filtrando o ar recebido para ser distribuído por todo o organismo. A região interna também apresenta uma mucosa sensível que pode ser afetada por uma série de fatores.
A sensação de ardência do nariz está costumeiramente relacionada a mudanças climáticas que afetam a mucosa causando irritação, que por sua vez causa a ardência, podendo ser leve ou latente. Além do clima por si só, a rinite alérgica, a sinusite ou mesmo a menopausa também podem gerar esses efeitos, causando incomodo prolongado no nariz.
Para saber diferenciar as possíveis causas do nariz estar ardendo e como tratar esse problema, o blog da App Pharma traz para você explicações de cada processo das irritações e algumas soluções para aliviar os sintomas. Venha com a gente!
A rinite é causada por uma série de fatores externos que acarretam inflamação diretamente na mucosa nasal. Quando existe a presença de detritos físicos, como poeira, pólen, pelos, penas ou substâncias químicas como perfumes e desinfetantes, a irritação pode levar a coriza, a coceira e o desencadeamento de alergias diversas. Como consequência, surge a sensação de ardência.
Manter seu espaço pessoal sempre muito bem limpo, como sua casa, pode ser uma ajuda bem grande para evitar que essas irritações aconteçam. Além disso, a identificação dos agentes causadores também pode ser de grande ajuda, já que auxilia na higienização do ambiente utilizando ferramentas e produtos de limpeza mais específicos.
Temperaturas mais altas e a vivência em regiões de grande sequidão podem causar ardência nasal constante e contínua. Devido ao ar quente ou seco presente no ambiente, as mucosas nasais não conseguem umidificar a superfície interna da pele do nariz com eficiência fazendo com que a pessoa sinta muita ardência enquanto.
Exposição excessiva em ambiente com ar condicionado ligado o tempo todo também pode causar ressecamento.
Tenha um recipiente grande com água em algum local estratégico de sua casa. Um balde com água pode ser uma ótima solução para ajudar a evitar esse problema. Outra solução é a ingestão constante de água ao longo do dia e, caso a sequidão seja muito forte, lavagens nasais com soro fisiológico.
Caracterizada por dores de cabeça, coriza pesada e sensação de peso na face, a sinusite pode ser causada por bactérias ou vírus.
Para sanar o incômodo do nariz queimando, é necessário primeiro a identificação da causa da sinusite. Dessa maneira, é possível ter em mãos um tratamento direcionado ao combate do problema. Para isso, consulte um médico e não tome nenhum medicamento sem aconselhamento de um profissional.
Outra das causas mais comuns de ardência nasal, o resfriado e a gripe causam irritação diretamente na mucosa devido à presença do vírus na via aérea. Outros sintomas que costumam aparecer com o nariz ardendo são as crises de espirros e a coriza contínua.
A gripe tem um tempo de vida médio de uma semana no organismo humano. Por isso, para resolver o problema, faça uso apenas de medicamentos que sirvam para aliviar os sintomas, já que não é possível acabar com a gripe de maneira mais rápida. Também tome bastante água durante todo o período de mal estar.
Em diversos casos, medicamentos também podem causar efeitos adversos e alérgicos nos usuários. Um dos efeitos colaterais que esses medicamentos podem causar é o ressecamento nasal (ardência nas narinas) pelo tempo ao qual o medicamento estiver sendo ingerido. Sprays e descongestionantes nasais são exemplos de medicamentos que se encaixam nessa descrição.
Quando relacionada ao uso de medicamentos, em geral, a interrupção no uso já pode resolver boa parte do problema. Casos os sintomas persistam mesmo após a cessar a ingestão do remédio, consulte um médico imediatamente.
Para ler mais tarde: "Qual a diferença entre os medicamentos de referência, similares e genéricos?". Clique e descubra diversas informações sobre princípios ativos e como diferenciá-los.
O ar que respiramos contém uma série de poluentes vindos de produtos químicos usados para limpeza, fumaças de combustíveis e detritos de todos os tipos. E por respirarmos toda essa carga de substâncias irritantes, tanto pelas narinas quanto pela boca, ocorre ressecamento nasal e pequenas lesões que podem leva a sangramentos.
Uma forma de evitar esses agentes irritantes é se manter afastado dos ambientes onde há presença deles sempre que possível. Caso seu trabalho exija contato direto com poluentes do tipo, faça uso constante de máscaras de proteção.
Ainda que seja possível gerenciar e cuidar de todos esses fatores em casa, em casos de piora desses sinais, prolongamento dos sintomas por mais de uma semana, ou mesmo com o surgimento de dores de cabeça, dores de garganta, sangramento nasal, tontura, febre e/o desmaio, procure um médico imediatamente para impedir que o quadro clínico evolua para um problema maior.
Gostou de nosso texto? Quer saber mais sobre outros assuntos ligados a saúde? Então acompanhe nosso blog para se informar melhor sobre medicamentos e bem-estar.
Até a próxima!
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul