Início » Categorias » Dorflex é anti-inflamatório? Veja pra que serve e como tomar
Dorflex é um dos medicamentos para dor mais queridinhos quando o assunto é tratar de dores, sejam elas musculares, de cabeça ou até mesmo cirúrgicas. No Brasil, este medicamento é campeão de vendas desde o início dos anos 2000, ultrapassando clássicos como aspirina.
Apesar de ser muito conhecido, ainda surgem dúvidas como: Dorflex é anti-inflamatório? Para que ele serve? Como tomar? Se você também tem curiosidade sobre o uso deste medicamento, acompanhe a App Pharma na leitura deste conteúdo e tire todas as suas dúvidas sobre Dorflex!
O Dorflex possui ação analgésica e relaxante muscular. É um remédio encontrado facilmente em qualquer farmácia e sua composição é feita de 300 mg de dipirona monoidratada que possui grande potencial analgésico, 50 mg de cafeína anidra para auxiliar na eficácia do medicamento e 35 mg de citrato de orfenadrina que atua como relaxante muscular.
Quando estes componentes se encontram combinados, torna-se o potente remédio contra as dores conhecido como Dorflex. Conheça um pouco mais sobre as indicações deste medicamento:
O Dorflex não apresenta ação positiva contra a gripe, podendo apenas aliviar os sintomas como dores no corpo, dor de cabeça e desconforto. Sendo assim, ele não é o medicamento ideal para ajudar no tratamento de qualquer tipo de gripe ou resfriado.
Ao sentir a presença de qualquer um dos sintomas da gripe como cansaço, fraqueza, coriza, febre, dor de cabeça, dor de garganta, dores nos músculos, espirros ou falta de apetite, procure um médico e inicie de imediato o tratamento correto.
Sim, o Dorflex serve para febre. O fato de o medicamento ter como ativo base a dipirona monoidratada, ele auxilia no tratamento da febre alta, mas não é o mais indicado. Para um tratamento eficaz na diminuição da febre, é necessário que se faça o uso de dipirona sódica ou paracetamol, remédios para dor e febre.
Não, apesar de muitas pessoas pensarem que o Dorflex é anti-inflamatório e até usá-lo com este objetivo, ele não possui ação anti-inflamatória e nem mesmo possui ingredientes em sua composição que o façam causar efeito colateral anti-inflamatória.
Lembrando que os medicamentos anti-inflamatórios possuem em sua composição o ácido acetilsalicílico, a dipirona sódica e o ibuprofeno.
O Dorflex possui excelente ação quando o assunto é alívio das dores e tensão muscular, sendo potente contra enxaqueca. Por ser um medicamento que age na dor e relaxa a tensão muscular, ele pode provocar sonolência, devendo evitar sua ingestão em momentos que pedem atenção.
Se você possui uma dor advinda de inflamação óssea, muscular ou de algum tipo de doença não-diagnosticada, não é recomendado que você tome Dorflex, já que ele pode mascarar e, consequentemente, piorar o quadro da doença ou inflamação.
Atualmente a Sanofi, empresa que desenvolveu e produziu o Dorflex, lançou o medicamento em três versões:
O Dorflex é encontrado tanto em cápsulas como em gotas e serve exclusivamente para agir na dor e causar o relaxamento da tensão muscular. Seu uso é recomendado que seja de até 2 comprimidos em no máximo 4 vezes ao dia ou de 30 a 60 gotas também até 4 vezes ao dia.
O Dorflex UNO é eficaz contra dores de cabeça intensas e enxaquecas, agindo rapidamente a partir de 30 minutos após seu consumo, com um efeito de até 4 horas. A quantidade diária máxima recomendada é de 4 comprimidos ao dia.
Já o Dorflex Icy Hot é um medicamento em formato de aerossol que age na dor local quando pulverizado sobre a pele, devendo ser aplicado em locais de torcicolo, contusões, dores nas costas, artrite e até mesmo cãibras. Com secagem rápida, ele possui um sistema Icy and Hot que provoca um resfriamento local e, logo após, um calor que resulta no alívio da dor.
Os comprimidos devem ser tomados somente por via oral, ingerindo de 1 a 2 comprimidos a cada 4 horas, podendo repetir, no máximo, 4 vezes ao dia a cada 6 horas.
Não é recomendado que parta ao meio, mastigue ou amasse este medicamento antes de sua ingestão, e nem mesmo que faça sua administração por outras vias que não seja oral.
Após girar a tampa até romper o lacre e abrir o medicamento, é necessário que vire o frasco com o conta-gotas para baixo, dando leve batidinhas no fundo, para começar a gotejar.
1 ml do medicamento equivale a 30 gotas e sua posologia deve ser feita de 30 a 60 gotas até 4 vezes ao dia a cada 6 horas. Este medicamento não deve ser diluído em água e nem mesmo deve ser administrado por outra via que não seja a oral.
Se você está tomando o Dorflex por indicação médica, a melhor alternativa é que, ao esquecer de tomar, retorne a ingestão nos horários e intervalos recomendados. Não ultrapasse a dose de 4 vezes diárias a cada 6 horas, nunca tomando mais doses por dia ou tomando duas doses simultaneamente.
Como qualquer outro medicamento, o Dorflex não deve ser usado ao mesmo tempo em que você esteja ingerindo bebidas alcoólicas, medicamentos opioides ou até mesmo antipsicóticos que possam promover a rigidez muscular.
Pacientes que apresentem problemas no esôfago, úlceras ou que estejam amamentando também não devem fazer o uso do Dorflex.
Como vimos, o Dorflex não é um medicamento que pode ser usado para todos os tipos de dores ou até mesmo para o tratamento de doenças ou inflamações. É importante sempre pesquisar e consultar a bula do medicamento e saber para que ele serve e como tomá-lo, tendo em vista que muitas vezes a popularidade do remédio pode incentivar seu uso incorreto.
Agora que você já sabe tudo sobre o Dorflex, siga a sua leitura em nosso conteúdo sobre dor na lombar, suas causas e tratamentos.
Aqui no blog da App Pharma você encontra diversos conteúdos sobre remédios, beleza, saúde, gestação e estilo de vida fitness. Fique ligado e acompanhe nossas publicações semanais!
Até o próximo post!
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul