Início » Categorias » Remédio para cólica do bebê – veja o que é indicado
Apesar de muito comuns, as cólicas no bebê tiram o sono dos pais, assustam e causam inúmeros desconfortos para os pequenos. O choro contínuo e por períodos prolongados, sem nenhuma razão aparente, causa um desafio aos responsáveis: acalmar o bebê e amenizar suas dores!
A boa notícia é que existem estratégias desenvolvidas para diminuir essas crises e o sofrimento do bebê, auxiliando os papais e mamães a agir da melhor maneira durantes esses momentos de agitação e irritabilidade.
Para entender melhor o caso, o blog da App Pharma selecionou algumas explicações sobre a causa desses incômodos, bem como algumas soluções de medicamentos e tratamentos naturais para amenizar as dores. Venha conferir!
Cólicas podem ser sinal de uma grande variedade de situações, como bebês que nascem com os sistemas gastrintestinal e nervoso central mais sensíveis ou imaturos. Dessa forma, essa formação incompleta ocasiona movimentos intestinais que causam dores de cólica e gases.
A ingestão de ar durante a amamentação, seja no peito ou na mamadeira, consumo de vegetais ou insumos que produzem gases e intolerância às substâncias também são situações que provocam esse tipo de desconforto.
Além disso, alguns especialistas afirmam que estímulos externos também podem contribuir para o aparecimento dessas dores, como ansiedade e estresse dos pais.
Em casos urgentes e de alta necessidade, os remédios acabam sendo a melhor solução para aliviar e tirar o máximo possível do desconforto e das dores do recém-nascido.
Esses medicamentos são produzidos com o intuito de causar liberação de gases através de eructações ou mesmo flatulência, conhecidos vulgarmente como arroto e pum.
É preciso enfatizar também que, por mais que possam parecer inofensivos, todas as recomendações de medicamentos dadas aqui só podem ser usadas caso prescritas pelo médico responsável pelo bebê. Portanto, em casos mais extremos de muita dor e febre, procure por um/uma pediatra e só faça a aplicação de medicamentos caso sejam recomendados.
O remédio mais conhecido, e possivelmente o mais usado para tratamento de cólicas em bebês, já que é considerado bastante seguro e livre de corantes e sem efeitos colaterais. O Colic calm é totalmente livre de sacarina, sacarose e produzido apenas com ingredientes naturais.
É um medicamento importado e seu preço, apesar de sua alta eficiência, acaba não sendo dos mais convidativos.
Medicamento indicado principalmente para a diminuição das cólicas e dos gases intestinais do bebê, a Simeticona é um silicone antiespumante capaz de diminuir a tensão superficial das bolhas de ar do intestino.
Esse processo ajuda a cessar os gases em produção. Por ser um medicamento que não é absorvido pelo organismo, não oferece risco de efeitos colaterais ou reações adversas.
Produzido a partir da erva-doce e da chicória, o medicamento é um pó fitoterápico que auxilia também na prisão de ventre do bebê. Por conter a sacarina, um tipo de adoçante, é preciso administrar e seguir as recomendações médicas com bastante atenção.
Produzido a partir da planta Hortelã-pimenta, também conhecida como Mentha piperita, o medicamento é um fitoterápico que oferece efeito antiespasmódico, ou seja, relaxamento da musculatura lisa do intestino trazendo alívio das cólicas. Vale também bastante atenção em sua administração, já que contém sacarose (açúcar).
O medicamento ideal para bebês que estão iniciando a alimentação pós-nascimento, o Lactobacillus reuteri possui uma composição que oferece tanto lactobacillus quanto bifidobactérias — bactérias importantes para a formação da flora intestinal.
Conhecido aqui no Brasil como Colikids, é um probiótico encontrado no leite materno, isolado sob a forma de remédio e preparado para aplicação em forma de gotas.
Indicado para bebês que já não mamam mais no peito ou que não necessitam exclusivamente de alimentação direta do leite materno, o chá de camomila ou o chá erva-doce administrado em pequenas doses pode ajudar bastante.
Em casos de bebês que ainda precisam de leite materno como alimentação principal, é indicado que a própria mãe faça a ingestão desses chás, já que as substâncias presentes nas plantas conseguem passar para o bebê através do leite.
As plantas medicinais usadas para esses chás apresentam efeito antiespasmódico. Esse efeito oferece alto alívio das cólicas intestinais e diminuição na produção de gases.
Como já explicado, cólicas em bebês são bastante comuns e costumam ter duração rápida, mesmo que sejam relativamente constantes durante o período de amamentação exclusiva. Ainda assim, por incomodar bastante, existem técnicas simples que podem ajudar a diminuir essas dores sem a necessidade de aplicação de medicamentos.
Elas podem ser usadas tanto em combinação uma com as outras como isoladamente, o importante é encontrar a maneira que mais funciona para aliviar as cólicas do bebê.
Em casos de dores mais acentuadas e choros mais fortes, é importante acalmar o bebê primeiro, e apenas depois que estiver mais tranquilo, utilizar as técnicas que serão indicadas. Confira!
Vale sempre ressaltar que, mesmo sendo algo bastante comum, as cólicas dos bebês podem sim ser aliviadas em casa e de maneiras bastante fáceis. No entanto, em casos mais graves de dores constantes, choro excessivo e incômodo permanente, não aplique nenhum tipo de remédio no bebê sem recomendação ou prescrição de um pediatra responsável.
Para bebês com mais de 6 meses que continuem apresentando cólicas ou incômodos repentinamente, leve seu filho para uma avaliação detalhada pelo pediatra. Essa atitude pode evitar que isso se torne um problema mais grave e até mesmo a descoberta de algum tipo de intolerância.
Obrigado pela leitura e nós vemos na próxima!
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul