Início » Categorias » Rinite alívio imediato: como tratar rapidamente os sintomas
A rinite alérgica é uma das doenças mais comuns no mundo todo, atingindo cerca de 1⁄4 da população brasileira (10% a 25%). Os principais sintomas dessa condição são: nariz entupido, coriza, espirros, coceira no nariz, olhos e garganta, olhos lacrimejando e diminuição do olfato.
Mesmo não sendo uma doença curável, a rinite persistente, alérgica ou não alérgica pode ser tratada e amenizada com a utilização de medicamentos. E para te ajudar a diminuir esses desconfortos, o blog da App Pharma selecionou algumas dicas de como aliviar a rinite alérgica e os melhores remédios para tratar essa condição. Confira!
Uma doença inflamatória que ocorre nas mucosas nasais, a rinite pode ser tanto alérgica como não alérgica e costuma apresentar sintomas bastante parecidos. A doença pode aparecer em certas situações, como a presença de partículas de poeira ou mudanças drásticas de clima, causando reações semelhantes aos de gripe e resfriado.
Em casos de rinite alérgica, a mais comum e conhecida, os sintomas podem durar de 7 até 10 dias entre desconfortos mais amenos e mais intensos. Em casos de rinite crônica, as crises podem acabar durando um tempo bem mais extenso, chegando até a dois meses.
Mesmo não sendo curável, existem alguns remédios antialérgicos feitos especificamente para o tratamento e diminuição dos sintomas relacionados à rinite, como anti-histamínicos ou corticóides.
Para te ajudar a evitar algumas dessas complicações e amenizar as manifestações da doença, preparamos uma lista com 5 medicamentos que só devem ser consumidos com indicação de um médico ou especialista alergologista. Veja!
Indicadas por contribuir na fluidificação da secreção nasal, as soluções salinas, tanto em gotas quanto spray, ajudam a aliviar o nariz entupido e o escorrimento de catarro.
Essas soluções contêm um tipo de sal chamado cloreto de sódio de 0,9% e água estéril em suas formulações, eliminando as substâncias irritantes e os alérgenos presentes na mucosa e proporcionando uma melhora rápida.
Essas composições salinas podem ser adquiridas facilmente em qualquer farmácia sem a necessidade de receita médica. Entre as principais utilizadas estão:
Também utilizados para o alívio rápido dos sintomas da rinite, os antialérgicos, ou anti-histamínicos, diminuem os efeitos de espirros constantes e coceiras tanto no nariz quanto nos olhos.
São remédios que, em geral, também podem ser consumidos por bebês, crianças pequenas, gestantes e pessoas adultas de qualquer faixa etária. Esses medicamentos podem ser encontrados em três formatos diferentes, chamados de primeira, segunda e terceira geração.
Antialérgicos de primeira geração são aqueles que dão sono. Os de segunda e terceira gerações são usados costumeiramente por quem precisa se manter atento nas atividades do dia a dia, já que não dão sono.
Primeira geração:
Segunda geração:
Descongestionantes orais contam com efeito de secagem na mucosa nasal. Esse efeito acontece devido à vasoconstrição que diminui o fluxo sanguíneo nasal e reduz significativamente a entrada de fluidos em toda a região do rosto, como garganta e seios da face. Entre os nomes estão:
Encontrados à venda no formato spray nasal, corticoides agem diretamente na redução da inflamação e do inchaço nasal. São, em geral, indicados para o alívio da rinite alérgica, pois oferecem poucos efeitos colaterais quando comparados às suas versões em formato oral, além de serem mais eficazes que os anti-histamínicos.
São remédios que só devem ser utilizados sob prescrição médica e com doses e tempo determinado pelo profissional. Os principais nomes encontrados no mercado atualmente são:
Além do uso para alívio dos sintomas da rinite, os antileucotrienos também são utilizados para o tratamento da asma. Seus efeitos incluem a inibição direta da ação dos leucotrienos (responsáveis pela rinite e asma).
Podem ser usados na forma de comprimido ou em sua versão granulada tanto por bebês, quanto crianças e adultos, mas devem ser evitados por gestantes ou em estágio de amamentação, ao menos que tenha sido indicado por um médico especialista. Seus nomes comerciais mais conhecidos são:
Mesmo sendo uma ótima maneira de aliviar os sintomas da rinite persistente quando da alérgica e não alérgica, os medicamentos não são as únicas soluções para tratar essas condições. Existem formas que podem ser aplicadas no dia a dia para diminuir sua incidência e causar menos complicações e desconfortos.
Manter a casa sempre limpa e o mais livre de poeira possível, manter os ambientes da casa sempre bem arejados e expostos ao sol, lavar as roupas de cama ao menos uma vez por semana e beber bastante água também ajuda a diminuir a proliferação de ácaros e manter o sistema circulatório regulado.
Se você gostou de conhecer nossas dicas para ajudar a aliviar os sintomas de uma crise e rinite, em nosso blog você também encontra truques de como aliviar ardência nasal, vale a pena conferir!
Obrigado pela sua leitura e nos vemos no próximo texto. Até lá!
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul