Início » Categorias » Bombinha de asma: como funciona e como usar?
A asma é uma doença respiratória crônica que estreita os brônquios, dificulta a passagem de ar e aumenta o muco e inflamações nas vias aéreas. Ela causa crises, tornando necessário que o indivíduo tenha em mãos a bombinha de asma: recipiente que comporta broncodilatadores e corticoides — medicamentos tarja vermelha que ajudam no controle da condição.
Para te ajudar a compreender melhor esse fármaco, o blog do App Pharma preparou este post respondendo as principais dúvidas sobre as bombinhas de asma: como funcionam, a forma correta de utilizá-las, seus tipos e o que acontece se ela for usada mais do que o necessário.
Continue a leitura e fique por dentro!
As bombinhas de asma, também conhecidas como nebulímetros, são inaladores de broncodilatadores e corticoides, medicamentos utilizados no tratamento contínuo dessa doença respiratória.
Esses recipientes liberam, de forma dosada, o remédio armazenado — que pode ser na forma de spray, dissolvido em um gás propulsor, ou na forma de pó.
Por serem dosadores de medicamentos tarja vermelha, as bombinhas de asma são distribuídas apenas para pacientes que apresentam receita médica com tipo e dosagem especificados. É possível adquiri-las em farmácias por todo o Brasil, em loja física ou online, em forma de genérico ou original.
Aliás, já falamos aqui no blog sobre a diferença entre remédios de referência, similares e genéricos. Confira o post e entenda no que esses três tipos de fármaco se distinguem.
As bombinhas de asma são separadas em dois tipos: as de alívio e as de manutenção. Independente do grupo, elas precisam ser usadas com a dosagem correta, receitada pelo médico especialista. Confira onde as duas classes se diferem:
O primeiro grupo de bombinhas de asma contém medicamentos broncodilatadores, que auxiliam na abertura imediata das vias respiratórias. Eles são mais indicados para crises asmáticas e dentre os mais popularmente encontrados no mercado estão Aerolin, Aerodini e Alenia.
Já o segundo grupo de bombinhas, conhecido como de manutenção, é indicado para o controle e tratamento da doença. Os fármacos desse grupo possuem corticoides, que combatem a inflamação nos brônquios e ajudam a diminuir a ocorrência de crises. Consequentemente, eles reduzem a necessidade das bombinhas de alívio.
Existe uma forma correta de utilizar esse remédio, que varia conforme a idade do paciente. Normalmente, a bula do medicamento vem com instruções completas — por vezes até mesmo ilustradas — para que o usuário não tenha dificuldades quando precisar da ação dessas bombinhas.
Confira abaixo um passo a passo simples de como usar o fármaco conforme o grupo etário:
Em bebês de até 2 anos, a bombinha de asma para medicação pede o uso de espaçadores com nebulizador na ponta — como os que utilizamos para fazer inalação. A aplicação ocorre da seguinte forma:
Para crianças com mais de 2 anos, é indicado o uso da bombinha em spray. Além disso, o espaçador pode facilitar a aplicação do medicamento também. Confira como fazer:
Adultos podem utilizar a bombinha de asma em spray ou pó, por terem mais facilidade em administrar o medicamento. Veja como aplicá-lo:
Nos três tipos de administração da bombinha de asma, é necessário esperar no mínimo 30 segundos se a receita pede uma segunda dosagem do medicamento. Repita o processo conforme a idade do usuário.
Alguns efeitos colaterais podem surgir se a bombinha de asma for utilizada mais vezes do que foi prescrito pelo médico pneumologista. Principalmente no caso das bombinhas de manutenção, que contém corticóides, os possíveis problemas pelo excesso de uso podem ser:
A bombinha de asma é, sem dúvidas, um medicamento imprescindível para o bem-estar de quem sofre com essa doença respiratória. Contanto que seja utilizada conforme a prescrição, ela permite que o indivíduo viva uma vida mais tranquila e saudável.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a compreender mais sobre esse fármaco e sua utilização. Aproveite também para conhecer mais sobre os medicamentos biossimilares, que ajudam a reduzir o preço de remédios disponíveis no mercado.
Até a próxima!
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul