Início » Categorias »  Bombinha de asma: como funciona e como usar? 

Bombinha de asma: como funciona e como usar?

A asma é uma doença respiratória crônica que estreita os brônquios, dificulta a passagem de ar e aumenta o muco e inflamações nas vias aéreas. Ela causa crises, tornando necessário que o indivíduo tenha em mãos a bombinha de asma: recipiente que comporta broncodilatadores e corticoides — medicamentos tarja vermelha que ajudam no controle da condição.

Para te ajudar a compreender melhor esse fármaco, o blog do App Pharma preparou este post respondendo as principais dúvidas sobre as bombinhas de asma: como funcionam, a forma correta de utilizá-las, seus tipos e o que acontece se ela for usada mais do que o necessário.

Continue a leitura e fique por dentro!

Como funciona a bombinha de asma?

As bombinhas de asma, também conhecidas como nebulímetros, são inaladores de broncodilatadores e corticoides, medicamentos utilizados no tratamento contínuo dessa doença respiratória.

Esses recipientes liberam, de forma dosada, o remédio armazenado — que pode ser na forma de spray, dissolvido em um gás propulsor, ou na forma de pó.

Como posso adquirir uma bombinha de asma?

Por serem dosadores de medicamentos tarja vermelha, as bombinhas de asma são distribuídas apenas para pacientes que apresentam receita médica com tipo e dosagem especificados. É possível adquiri-las em farmácias por todo o Brasil, em loja física ou online, em forma de genérico ou original.

Aliás, já falamos aqui no blog sobre a diferença entre remédios de referência, similares e genéricos. Confira o post e entenda no que esses três tipos de fármaco se distinguem.

Quais os tipos de bombinhas de asma?

As bombinhas de asma são separadas em dois tipos: as de alívio e as de manutenção. Independente do grupo, elas precisam ser usadas com a dosagem correta, receitada pelo médico especialista. Confira onde as duas classes se diferem:

Bombinhas de asma para alívio

O primeiro grupo de bombinhas de asma contém medicamentos broncodilatadores, que auxiliam na abertura imediata das vias respiratórias. Eles são mais indicados para crises asmáticas e dentre os mais popularmente encontrados no mercado estão Aerolin, Aerodini e Alenia.

Bombinhas de asma para manutenção

Já o segundo grupo de bombinhas, conhecido como de manutenção, é indicado para o controle e tratamento da doença. Os fármacos desse grupo possuem corticoides, que combatem a inflamação nos brônquios e ajudam a diminuir a ocorrência de crises. Consequentemente, eles reduzem a necessidade das bombinhas de alívio.

Qual a forma correta de usar a bombinha de asma?

Existe uma forma correta de utilizar esse remédio, que varia conforme a idade do paciente. Normalmente, a bula do medicamento vem com instruções completas — por vezes até mesmo ilustradas — para que o usuário não tenha dificuldades quando precisar da ação dessas bombinhas.

Confira abaixo um passo a passo simples de como usar o fármaco conforme o grupo etário:

Como usar bombinha de asma em bebês

Em bebês de até 2 anos, a bombinha de asma para medicação pede o uso de espaçadores com nebulizador na ponta — como os que utilizamos para fazer inalação. A aplicação ocorre da seguinte forma:

  1. Encaixe a bombinha no espaçador;
  2. Deixe o bebê deitado de forma confortável e com a barriga para cima;
  3. Agite a bombinha;
  4. Coloque o nebulizador no rosto da criança, cobrindo boca e nariz;
  5. Acione a bombinha e deixe que o bebê respire entre cinco a dez vezes;
  6. Afaste o nebulizador de seu rosto e use um pano limpo e úmido para retirar resquícios do medicamento;
  7. Higienize o espaçador e o nebulizador com água e sabão neutro antes de guardá-los.

Como usar bombinha de asma em crianças

Para crianças com mais de 2 anos, é indicado o uso da bombinha em spray. Além disso, o espaçador pode facilitar a aplicação do medicamento também. Confira como fazer:

  1. Encaixe a bombinha no espaçador;
  2. Agite-a para homogeneizar a substância;
  3. Peça para a criança expirar fundo, soltando todo o ar dos pulmões;
  4. Coloque o espaçador na boca da criança e peça para que ela feche a boca, selando os lábios — ou use o nebulizador;
  5. Dispare a bombinha e peça para o pequeno respirar de seis a oito vezes, com a boca, o ar que sai do dispositivo;
  6. Retire o espaçador e lave a boca da criança, para tirar quaisquer resíduos do remédio.

Como usar bombinha de asma em adultos

Adultos podem utilizar a bombinha de asma em spray ou pó, por terem mais facilidade em administrar o medicamento. Veja como aplicá-lo:

  • Solte todo o ar dos pulmões;
  • Agite a bombinha e coloque-a na boca, selando os lábios em volta do dispositivo;
  • Acione o disparo enquanto respira o ar que sai dele com a boca;
  • Retire a bombinha e prenda a respiração por cerca de dez segundos;
  • Lave a boca para retirar vestígios que possam ter ficado da substância.

Nos três tipos de administração da bombinha de asma, é necessário esperar no mínimo 30 segundos se a receita pede uma segunda dosagem do medicamento. Repita o processo conforme a idade do usuário.

O que acontece se utilizar a bombinha de asma em excesso?

Alguns efeitos colaterais podem surgir se a bombinha de asma for utilizada mais vezes do que foi prescrito pelo médico pneumologista. Principalmente no caso das bombinhas de manutenção, que contém corticóides, os possíveis problemas pelo excesso de uso podem ser:

  • Irritação na garganta;
  • Rouquidão;
  • Obesidade;
  • Resistência à insulina;
  • Perda de massa óssea;
  • Cataratas e glaucoma — caso o paciente já tenha pré-disposição;
  • Aumento da pressão ocular.

A bombinha de asma é, sem dúvidas, um medicamento imprescindível para o bem-estar de quem sofre com essa doença respiratória. Contanto que seja utilizada conforme a prescrição, ela permite que o indivíduo viva uma vida mais tranquila e saudável.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a compreender mais sobre esse fármaco e sua utilização. Aproveite também para conhecer mais sobre os medicamentos biossimilares, que ajudam a reduzir o preço de remédios disponíveis no mercado.

Até a próxima!

Posts relacionados:

família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
Ver mais posts
família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
homem bebendo isotônico
31 de janeiro de 2024
Os isotônicos, muitas vezes associados à reposição de eletrólitos após atividades físicas intensas, são bebidas formuladas para repor os nutrientes perdidos durante o exercício. Embora sua popularidade esteja diretamente ligada ao mundo esportivo, os benefícios do isotônico vão além do campo atlético.
Farmacêutico pegando caixa de remédio.
18 de janeiro de 2024
As tarjas presentes nos medicamentos são como códigos visuais que fornecem informações cruciais sobre a substância e a forma como ela deve ser utilizada. No entanto, compreender as nuances por trás das tarjas nem sempre é uma tarefa simples.
Share by: