Início » Categorias »  O que é inflação e como ela impacta o seu dia a dia? 

O que é inflação e como ela impacta o seu dia a dia?

Inflação é a palavra que mais aparece quando pensamos em economia, você provavelmente já ouviu falar deste termo e sabe que ela pode afetar nosso dia a dia, no entanto, você sabe o que significa a inflação?


De acordo com economistas, a inflação é o aumento contínuo e generalizado dos preços de mercado, nós podemos perceber o impacto da inflação nas nossas vidas quando ouvimos pessoas comentando do aumento de certos produtos, do reajuste na mensalidade da faculdade, do aumento na conta de luz, água, internet entre outros produtos e serviços.


Mas como isso acontece? A  inflação é definida quando há uma grande quantidade de dinheiro circulando na economia e seu valor começa a se deteriorar, fazendo com que a mesma quantidade de dinheiro compre cada vez menos mercadorias e impacte a forma como consumimos bens e serviços.


Ela causa impactos sociais significativos, porque os trabalhadores, de forma geral, não costumam ter o salário reajustado na mesma proporção e velocidade que o aumento dos preços de mercado. Para o mercado internacional, ela também tem impacto, podendo gerar deterioração dos preços de exportações brasileiras.


É dever do governo o controle sobre a inflação, ela é responsável pela preservação da saúde econômica do seu país através de políticas públicas, relações internacionais e câmbio.


Como a inflação pode afetar o orçamento pessoal e familiar? 

Existem três formas da inflação impactar no bolso do brasileiro: 


1. No pagamento de serviços prestados
: muitos contratos preveem reajustes de acordo com o índice de inflação. É o caso de planos de saúde, aluguel de imóveis, energia elétrica e até pedágios. 


2. Nos gastos domésticos
: aumento nos gastos com supermercado, farmácia e afins.

 

3. Nos investimentos: a inflação afeta diretamente o valor real dos seus rendimentos, diminuindo o valor do seu dinheiro e exigindo correção nos valores investidos periodicamente. Um exemplo é a poupança, que nem sempre rende de acordo com a inflação.


Mas como a inflação é calculada?

A inflação é calculada em cima do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, é o indicador que serve de referência para medir a taxa de inflação dos produtos e serviços consumidos no Brasil. O cálculo do IPCA é feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, e tem como base os principais itens consumidos pelas famílias brasileiras com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos. Itens que fazem parte do cálculo do IPCA: 

  • Transporte
  • Alimentação e bebidas
  • Habitação
  • Saúde e cuidados pessoais
  • Despesas pessoais
  • Comunicação
  • Educação
  • Vestuário

 

Esses itens estão diretamente relacionados a bens e serviços que usamos no nosso dia a dia, por isso, as nossas finanças são afetadas com a variação da inflação.

 

E o que pode causar a inflação?

A inflação no Brasil oscila periodicamente, isso acontece porque existem dois tipos de inflação: a inflação de demanda e a inflação de custos.

  • Inflação de demanda: o mercado é regulado de acordo com a oferta e a demanda. Quando um produto começa a ter excesso de demanda, o seu preço tende a subir e isso gera inflação, porque não há certeza de que será possível garantir o fornecimento do produto para suprir toda a demanda;

  • Inflação de custos: quando os custos para produzir um determinado produto aumentam, os fornecedores tendem a reduzir a produção e, por consequência, a oferta disponível no mercado cai também. Isso causa o aumento dos preços, os quais serão repassados para o consumidor final.


Além delas, outros dois motivos são responsáveis pela alta da inflação:

  • Emissão de papel-moeda: acontece quando o governo emite mais papel-moeda com o objetivo de garantir maior liquidez para a economia, aumentando assim o dinheiro em circulação no mercado. Porém, quando esse volume não acompanha o crescimento da oferta e da demanda de bens e serviços têm um impacto negativo na inflação.

  • Diminuição das taxas de juros: Quando os juros caem, os créditos e empréstimos ficam mais baratos, isso estimula o aumento do consumo. Mas, quando essa alta não é acompanhada pelo aumento da oferta, os preços tendem a subir, gerando inflação.

 

Agora que você já sabe o que é a inflação fique ligado em nossas dicas financeiras através do Blog App Pharma.

 

referências:
https://blog.inco.vc/mercado-financeiro/o-que-e-inflacao/

https://focanodinheiro.neon.com.br/controle-financeiro/o-que-e-inflacao

Posts relacionados:

família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
Ver mais posts
família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
homem bebendo isotônico
31 de janeiro de 2024
Os isotônicos, muitas vezes associados à reposição de eletrólitos após atividades físicas intensas, são bebidas formuladas para repor os nutrientes perdidos durante o exercício. Embora sua popularidade esteja diretamente ligada ao mundo esportivo, os benefícios do isotônico vão além do campo atlético.
Farmacêutico pegando caixa de remédio.
18 de janeiro de 2024
As tarjas presentes nos medicamentos são como códigos visuais que fornecem informações cruciais sobre a substância e a forma como ela deve ser utilizada. No entanto, compreender as nuances por trás das tarjas nem sempre é uma tarefa simples.
Share by: