Cuidados com as doenças mais comuns do verão
Doenças do verão muitas vezes têm uma característica comum: alimentação. Neste período as viroses e a intoxicação alimentar podem aumentar em razão do consumo de alimentos e bebidas contaminados ou conservados de maneira inadequada, como também por contato com água imprópria aliado a um aumento na circulação de vírus, bactérias e parasitos que causam essas doenças.
Mas qual é a diferença entre Virose e a Intoxicação Alimentar?
Apesar de parecerem semelhantes a viroses e a intoxicação alimentar são doenças diferentes, confira:
Intoxicação Alimentar: Acontece quando ingerimos algum alimento mal preparado, sem procedência ou infectado por algum tipo de vírus, bactéria, parasita ou substância tóxica as reações que nosso corpo apresentam podem ser chamadas de intoxicação.
Os sintomas de intoxicação alimentar são diarreia, vômito, formigamento, náuseas, fraqueza, dor abdominal e palidez. O maior risco é a desidratação, por isso, é importante ingerir líquidos, especialmente água filtrada.
Virose: As viroses, rotavírus/norovírus, são altamente contagiosas, podendo sobreviver por até sete dias nas superfícies. São transmitidas diretamente de pessoa para pessoa ou indiretamente, por meio de alimentos ou água contaminados pelo manuseio. Acometem adultos e crianças, sendo caracterizadas por náusea, vômito, diarreia, febre, dores epigástrica e abdominal com quadro clínico leve a moderado e duração, em geral, de um a cinco dias.
Em ambos os casos é necessário o atendimento médico para tomar os devidos cuidados, geralmente, são doenças que podem ser evitadas tendo alguns cuidados. Tais como:
Referências:
https://www.drakeillafreitas.com.br/intoxicacao-alimentar-no-verao/
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul