O verão chega e com ele praia, piscina, praças e, claro, férias! Nessa época é normal as pessoas chutarem o balde, largar a dieta e ainda se aventurarem em bebidas diferenciadas. Seja os drinks, gin tônica ou a famosa cervejinha passar do ponto no final do ano é quase tradição para o brasileiro.
O problema é que todo esse clima pode te levar a passar da conta na bebida e sofrer as consequências no dia seguinte. A ressaca é uma reação do nosso corpo a intoxicação pelo álcool, as características dela são várias: dores de cabeça, de estômago e no corpo, náuseas, vômitos, boca seca, irritação, sensibilidade à luz e mal-estar geral.
Isso acontece porque o nosso corpo está fazendo de tudo para se livrar da bebida, assim, ele sobrecarrega o fígado, estômago e intestino. Porém, para os que estão com as mazelas da ressaca podem ficar tranquilos, os sintomas passam em algumas horas, em casos que a ingestão de bebidas foi muito grande, no entanto, pode demorar um pouco mais.
Nós da App Pharma elaboramos algumas dicas para te ajudar a se recuperar da ressaca e poder curtir as férias ou o final de semana.
- Tome MUITA água:
todo mundo sabe que é necessário ingerir bastante água, mas isso é necessário porque o álcool tem efeito diurético, ou seja, ele aumenta a eliminação de líquidos pela urina. Como consequência disso, o organismo sofre com a desidratação, responsável por boa parte dos sintomas de ressaca. Por isso, tome muita água, se possível, intercale com a bebida, assim a ressaca é menor e pode nem existir. Além da água, complemente sua hidratação com água de coco, isotônicos e chás naturais, que ajudam a repor os sais perdidos.
- Coma frutas e aposte em sucos naturais:
como falamos anteriormente, a bebida faz o corpo perder hidratação e vitaminas, por isso, sucos e frutas possuem todas as vitaminas, minerais, substâncias antioxidantes desintoxicam o organismo e o açúcar delas repõe o nível de glicose do sangue.
- Não exagere no café:
por mais energia que o café possa dar, não é recomendável exagerar. Isso porque, o café também é diurético e pode agravar ainda mais a desidratação do corpo.
- Abuse do mel:
apesar de bem doce, o mel fornece a energia que seu corpo está precisando, acrescente uma torrada e consuma logo que acordar pela manhã. O mel é rico em frutos e tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam seu organismo a se livrar do mal-estar.
- Faça refeições leves:
Como o fígado, o estômago e o intestino estão sobrecarregados pelo excesso de álcool, é recomendável evitar o consumo de alimentos pesados para que esses órgãos possam se recuperar. Dessa forma, vale a pena apostar em uma alimentação leve e com pouca gordura, como saladas, arroz integral, peito de frango grelhado ou uma boa sopa de legumes.
- Cuidado com os medicamentos: É comum que tomemos alguns remédios para aliviar os sintomas da ressaca, analgésico ou anti-inflamatório para aliviar a dor de cabeça ou Engov e Epocler, no entanto, é preciso ter muito cuidado com a automedicação. Alguns remédios podem ter efeito reverso e até mesmo piorar os sintomas. Consulte um médico ou um farmacêutico.
- Repouse:
Por fim, descanse, seu corpo está sofrendo pela intoxicação, você pode ficar irritado e o nível de atenção fica menor, portanto, descanse, evite atividades físicas, tenha uma boa noite de sono.
Depois de todas essas dicas é só se recuperar bem e você estará pronto para a próxima.