Início » Categorias » Você já ouviu falar na síndrome de Burnout? Conheça a doença da década.
A sociedade tem debatido com mais intensidade os problemas psicológicos nos últimos anos. Tanto pela pandemia quanto pelo aumento de quadros de ansiedade e depressão, o tema Saúde Mental tem sido recorrente em muitos espaços, por isso, as pessoas aliam as discussões em torno do ambiente pessoal, pouco deixando isso extrapolar a sala de casa e ir para outros lugares. Esta movimentação está chegando a um novo momento e agora alcança o ambiente de trabalho. Hoje vamos falar sobre a Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional.
A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional causado, principalmente, pelo excesso de trabalho. A doença, segundo as psicólogas Christina Maslach e Susan Jackson, acontece como uma resposta do corpo ao estresse emocional crônico. Para considerar uma pessoa com Síndrome de Burnout é levado em consideração alguns sintomas vinculados a psicologia social:
- Exaustão emocional: Desgaste ou perda dos recursos emocionais que leva à falta de entusiasmo, frustração e tensão;
- Despersonalização: desenvolvimento de sentimentos e atitudes negativas no trabalho;
- Diminuição da realização pessoal no trabalho: tendência à autoavaliação profissional negativa, tornando-se infeliz e insatisfeito, o que origina sentimentos de inadequação e fracasso.
Para alguns pesquisadores a Síndrome de Burnout ocorre quando a pessoa sente-se sobrecarregada e incapaz de responder às constantes demandas. Enquanto o stress continua, você começa a perder o interesse ou motivação que o levou a assumir uma certa posição em primeiro lugar. Este estresse é a forma do corpo de responder a qualquer tipo de demanda, quando pessoas sentem-se estressadas por algo que está acontecendo ao redor delas, seus corpos reagem liberando substâncias no sangue.
As causas para a Síndrome de Burnout são várias, mas geralmente estão relacionadas ao ambiente insalubre de trabalho, ao acúmulo de estresse e negatividade, a preocupação constante, absorção de inúmeras tarefas, entre outras causas vinculadas ao ambiente de trabalho e posição profissional.
Segundo o Ministério da Saúde os principais sinais e sintomas que podem indicar a Síndrome de Burnout são:
- Cansaço excessivo, físico e mental;
- Dor de cabeça frequente;
- Alterações no apetite;
- Insônia;
- Dificuldades de concentração;
- Sentimentos de fracasso e insegurança;
- Negatividade constante;
- Sentimentos de derrota e desesperança;
- Sentimentos de incompetência;
- Alterações repentinas de humor;
- Isolamento;
- Fadiga;
- Pressão alta;
- Dores musculares;
- Problemas gastrointestinais;
- Alteração nos batimentos cardíacos.
Geralmente, os sintomas do Burnout começam leves e pioram com o tempo. Por isso, muitas pessoas pensam que isso pode ser temporário e não procuram ajuda, o que acarreta um quadro mais difícil de ser tratado. O diagnóstico da Síndrome de Burnout é feito por profissionais capacitados, sendo eles o psiquiatra e o psicólogo.
Por isso, preste atenção aos sinais do seu corpo e a qualquer sintoma busque ajuda!