Início » Categorias »  Você já ouviu falar na síndrome de Burnout? Conheça a doença da década. 

Você já ouviu falar na síndrome de Burnout? Conheça a doença da década.

A sociedade tem debatido com mais intensidade os problemas psicológicos nos últimos anos. Tanto pela pandemia quanto pelo aumento de quadros de ansiedade e depressão, o tema Saúde Mental tem sido recorrente em muitos espaços, por isso, as pessoas aliam as discussões em torno do ambiente pessoal, pouco deixando isso extrapolar a sala de casa e ir para outros lugares. Esta movimentação está chegando a um novo momento e agora alcança o ambiente de trabalho. Hoje vamos falar sobre a Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional.


A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional causado, principalmente, pelo excesso de trabalho. A doença, segundo as psicólogas Christina Maslach e Susan Jackson, acontece como uma resposta do corpo ao estresse emocional crônico. Para considerar uma pessoa com Síndrome de Burnout é levado em consideração alguns sintomas vinculados a psicologia social:


  • Exaustão emocional: Desgaste ou perda dos recursos emocionais que leva à falta de entusiasmo, frustração e tensão;
  • Despersonalização: desenvolvimento de sentimentos e atitudes negativas no trabalho;
  • Diminuição da realização pessoal no trabalho: tendência à autoavaliação profissional negativa, tornando-se infeliz e insatisfeito, o que origina sentimentos de inadequação e fracasso.


Para alguns pesquisadores a Síndrome de Burnout ocorre quando a pessoa sente-se sobrecarregada e incapaz de responder às constantes demandas. Enquanto o stress continua, você começa a perder o interesse ou motivação que o levou a assumir uma certa posição em primeiro lugar. Este estresse é a forma do corpo de responder a qualquer tipo de demanda, quando pessoas sentem-se estressadas por algo que está acontecendo ao redor delas, seus corpos reagem liberando substâncias no sangue. 


As causas para a Síndrome de Burnout são várias, mas geralmente estão relacionadas ao ambiente insalubre de trabalho, ao acúmulo de estresse e negatividade, a preocupação constante, absorção de inúmeras tarefas, entre outras causas vinculadas ao ambiente de trabalho e posição profissional.


Segundo o Ministério da Saúde os principais sinais e sintomas que podem indicar a Síndrome de Burnout são:


  • Cansaço excessivo, físico e mental;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Alterações no apetite;
  • Insônia;
  • Dificuldades de concentração;
  • Sentimentos de fracasso e insegurança;
  • Negatividade constante;
  • Sentimentos de derrota e desesperança;
  • Sentimentos de incompetência;
  • Alterações repentinas de humor;
  • Isolamento;
  • Fadiga;
  • Pressão alta;
  • Dores musculares;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Alteração nos batimentos cardíacos.


Geralmente, os sintomas do Burnout começam leves e pioram com o tempo. Por isso, muitas pessoas pensam que isso pode ser temporário e não procuram ajuda, o que acarreta um quadro mais difícil de ser tratado. O diagnóstico da Síndrome de Burnout é feito por profissionais capacitados, sendo eles o psiquiatra e o psicólogo. 


Por isso, preste atenção aos sinais do seu corpo e a qualquer sintoma busque ajuda!

Posts relacionados:

família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
Ver mais posts
família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
homem bebendo isotônico
31 de janeiro de 2024
Os isotônicos, muitas vezes associados à reposição de eletrólitos após atividades físicas intensas, são bebidas formuladas para repor os nutrientes perdidos durante o exercício. Embora sua popularidade esteja diretamente ligada ao mundo esportivo, os benefícios do isotônico vão além do campo atlético.
Farmacêutico pegando caixa de remédio.
18 de janeiro de 2024
As tarjas presentes nos medicamentos são como códigos visuais que fornecem informações cruciais sobre a substância e a forma como ela deve ser utilizada. No entanto, compreender as nuances por trás das tarjas nem sempre é uma tarefa simples.
Share by: