Sabe quando você passa o dia correndo atrás de não-sabe-o-que, só sabe que chega em casa super cansado e não vê resultado do seu esforço? Pois é... quem nunca se sentiu desmotivado, pode se considerar uma pessoa rara!
Mesmo conhecendo exatamente as vantagens de começar um novo projeto como uma dieta, uma atividade física, novo emprego, novo curso profissionalizante ou até um tratamento de saúde, a motivação não acontece automaticamente.
Neste sentido, podemos falar de dois tipos de motivação: a intrínseca e a extrínseca. A intrínseca, quando fazemos algo porque é legal e não esperamos nenhum retorno nem nos sentimos pressionados a fazê-lo; e a extrínseca, quando realizamos alguma coisa em busca de recompensa (como dinheiro, ou elogios) ou tentando evitar uma punição.
Para nos mantermos motivados independente do ambiente externo, o ideal é investir na motivação intrínseca. Dificilmente você receberá uma recompensa externa por se alimentar direito, por exemplo.
Mas... de onde vem a motivação para seguir em frente?
Um estudo realizado por um time de cientistas da Technical University of Munich, na Alemanha, buscou entender como funciona a química cerebral frente à motivação ou desmotivação. A descoberta mostra que há mais resistência e perseverança quando há um motivo suficientemente bom para isso.
E como podemos praticar a motivação intrínseca?
Que tal fazer uma autoanálise? Como você está cuidando da sua saúde, bem-estar, aparência...? Quando foi a última vez que foi ao médico fazer um checkup? As vitaminas estão em dia? Está usando filtro solar? Bom... a vida passa independente de estarmos nos desenvolvendo ou só esperando o dia terminar.
O que acha de fazer da sua jornada algo prazeroso e espetacular para si mesmo e para as pessoas a sua volta?
Se precisar de uma forcinha, conte com a App Pharma 😉
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul