Início » Categorias » Albumina: para que serve e como tomar? Conheça o suplemento!
Quem vive um estilo de vida fitness certamente deve conhecer algumas vantagens que a ingestão de ovos proporciona para o organismo de quem deseja desenvolver um shape bonito.
Como nem sempre é possível adicionar o ovo em todas as refeições, e sabendo que ele não pode faltar, chegou o momento de você manter a sua dieta em dia com uma suplementação que ofereça os nutrientes do ovo em um produto só!
No post de hoje iremos desvendar com você tudo sobre a Albumina — o suplemento produzido a partir da proteína da clara de ovo — respondendo as principais dúvidas dos usuários que querem melhorar seu condicionamento físico. Boa leitura!
A albumina é um suplemento que auxilia no ganho e recuperação de massa muscular por conter uma grande quantidade de proteína, suprindo a necessidade muscular nos períodos pós-treinos.
Naturalmente sintetizada pelo nosso organismo, a albumina nem sempre é produzida em quantidade adequada, neste caso, a suplementação se faz necessária.
Como esclarecem Marangon e Melo¹ em seus estudos, a prática de exercícios físicos promove um turnover no músculo esquelético, deste modo, se faz de extrema necessidade que a atividade física esteja alinhada à ingestão de proteínas para que os processos anabólicos ocorram adequadamente.
Deste modo, é comum que atletas optem por adicionar suplementação de albumina na sua rotina, diminuindo a incidência do catabolismo (não crescimento muscular). Como todo suplemento, a albumina deve ser ingerida adequadamente para que nem sua saúde nem seu desempenho seja afetado, como explicaremos mais tarde.
Muito mais do que ajudar na recuperação e ganho muscular, os benefícios da albumina são diversos, como:
Ressaltamos que, no caso da regeneração muscular, a albumina serve para estimular o crescimento muscular, já que ela demanda de proteínas que o organismo pede nos momentos de relaxamento após os exercícios físicos.
Normalmente os suplementos de albumina podem ser tomados misturando-os com qualquer líquido, seja água, leite, suco de frutas, iogurte ou vitaminas, sempre meia hora antes ou depois dos treinos. Se você optar por um suplemento de albumina saborizado, você pode optar por misturar com a bebida que mais harmoniza com o sabor escolhido.
É indicado tomar albumina para aumentar a massa muscular, não usando para substituir refeições.
A principal diferença entre albumina e whey está na sua metabolização, sendo que a albumina é um suplemento de lenta absorção, indicado para os períodos de relaxamento e recuperação muscular — ou ao longo do dia, nas refeições.
Já o whey protein é um suplemento de rápida absorção, suprindo a necessidade para antes e depois dos treinos, já que ele atende a uma necessidade urgente de proteínas ao organismo.
Os dois são excelentes e oferecem uma quantidade de proteínas e aminoácidos que proporcionam excelente suplementação aos músculos.
Manter uma dieta rica em nutrientes, aminoácidos e, principalmente, proteínas pode ser muito difícil, logo, ingerir suplementação de albumina é uma forma mais prática e rápida de ter este nutriente presente no seu dia a dia.
Outro detalhe a se considerar é: a albumina pode ser encontrada na clara do ovo, mas é necessário uma grande quantidade de claras para atingir a quantia recomendada dessa proteína diariamente — e isso acaba sendo pouco prático e até enjoativo.
Uma colher de sopa de albumina (14g) equivale a cerca de 3 claras de ovos, então faz muito sentido para pessoas que optam pela praticidade.
Quando ingerida adequadamente, seguindo uma dieta balanceada e sob orientação de um nutricionista, a albumina não possui efeitos colaterais.
Em casos de consumo em excesso ela pode ocasionar:
A albumina é principalmente indicada para atletas de alto rendimento ou em dietas que exigem uma reposição maior de proteínas, então, sua ingestão deve ser sempre estar acompanhada de uma recomendação de um profissional da saúde, bem como a sua combinação com outros tipos de suplementos.
Como vimos, a albumina possui enorme poder proteico, de absorção lenta que auxilia na recuperação e crescimento muscular, sendo um suplemento prático para ingerir no dia a dia, como um complemento alimentar.
Sempre que você iniciar a ingestão de uma suplementação, é importante que você leia a tabela nutricional, compreendendo as quantidades de ingestão diárias recomendadas, como também os ingredientes presentes, evitando possíveis reações alérgicas.
Esperamos que você tenha tirado suas dúvidas sobre a albumina. Curtiu este post? Siga a sua leitura em mais um conteúdo fitness sobre a dieta cetogênica, o que é e como aplicar.
Até a próxima!
(1) MARANGON, Antônio Felipe Corrêa; DE MELO, Renata Adjuto. Consumo de proteínas e ganho de massa muscular. Universitas: Ciências da Saúde, v. 2, n. 2, p. 297-306, 2004.
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul