Início » Categorias » Garganta seca: o que pode ser e como tratar?
A garganta seca é uma condição que causa bastante incômodo nas pessoas, seja pelo desconforto na região ou pela possível dor que pode estar acompanhada. E mesmo bebendo água, não passa imediatamente!
Esse sintoma pode surgir em decorrência de vários motivos, desde mudança climática até resfriado, e pode ser resolvido com o uso de medicamentos para a garganta ou aumentando a ingestão de líquidos.
No post de hoje você entenderá tudo sobre garganta seca: o que pode ser e como acabar com os sintomas. Boa leitura!
A garganta seca pode ter várias causas, como dissemos antes. Então se você está passando por isso, é importante procurar um médico para ele fazer um diagnóstico mais preciso. Confira as principais causas:
Você sabia que mesmo tomando água na quantidade ideal, ainda pode faltar saliva na boca? Isso ocorre quando as glândulas não produzem a quantidade ideal de saliva, tendo como primeiro sinal a garganta seca.
O déficit de saliva pode estar relacionado com algum resfriado ou problema respiratório recente. Para aliviar esses sintomas, você deve beber mais água e fazer gargarejo com água e sal. Em casos de o sintoma se manter por mais dias ou aparecerem novos sintomas, o ideal é procurar ajuda médica.
Este é um sinal de que provavelmente você deve estar dormindo de boca aberta. Isso pode acontecer por conta do nariz entupido, algum problema na respiração ou se você dorme de costas. Para aliviar um pouco mais rápido essa sensação, é importante beber mais água durante o dia.
Outra causa para esse problema pode ser devido à apneia do sono, que faz com que a pessoa pare de respirar por alguns instantes ou respire superficialmente durante o sono. Caso você suspeite que esta pode ser a causa, é ideal que você consulte um médico quanto antes.
Para quem bebe pouca água, esse motivo pode ser o principal e mais recorrente em sua vida! Como a saliva é composta praticamente por água, a falta dela pode gerar esse problema. Com pouca água, o organismo não consegue suprir a quantia ideal para gerar saliva, e acaba causando a sensação de garganta seca, por deixar a garganta sem a lubrificação padrão. Então beba mais água, especialmente no verão!
Os quadros alérgicos são mais comuns na primavera, mas também podem surgir por mofo, poeira, pólen e pelos de animais, e tudo isso pode causar a sensação de garganta seca. As alergias reduzem a produção de umidade na mucosa e deixa as cavidades nasais inflamadas e diminuindo a lubrificação da garganta.
Leia também: Começou a primavera e a alergia atacou? Saiba como combater a rinite na estação das flores.
Outro fator que pode influenciar na sensação de garganta seca é o uso excessivo de bebidas alcoólicas e cigarros. Se você tem este costume, por mais que beba bastante água, a sensação de garganta seca pode ser comum enquanto o hábito perdurar.
Outro fator causador disso é o clima seco. Isso ocorre porque o ar seco resseca todas as mucosas orais e vias aéreas. Para evitar isso, hidrate-se com pelo menos dois litros de água e ligue umidificadores pelo ambiente — isso trará mais conforto para a sua respiração e bem-estar durante o dia.
Por mais que a água seja uma grande aliada para nos livrar dessa sensação de garganta seca, ela também pode ser uma das causadoras! O cloro em excesso na água pode ser um dos fatores que causam irritação na garganta, bem como a sensação de garganta seca — além de abrir espaço para o desenvolvimento de bronquite e asma.
Sabendo disso, confira como está a água de sua casa e se previna utilizando filtros no bebedouro ou comprando galões de água mineral em pontos de vendas. Você terá água de melhor qualidade sem o risco de sofrer com a garganta seca!
Para resolver esse problema de garganta seca, o ideal é beber muita água, mineral ou filtrada, para hidratar novamente a garganta e manter a lubrificação adequada da mucosa.
Se a garganta seca surgir devido a alergias ou problemas respiratórios, o tratamento normalmente é feito com medicamentos para alergia e infecções específicos. Nesse caso, a procura por um médico é imprescindível.
O problema da garganta seca não está relacionado diretamente com uma doença e, como vimos, ela pode ser causada por diversos fatores, muitos deles fáceis de se resolver — como ingerir bebidas durante o dia para manter a lubrificação das mucosas. É necessário se atentar e entender o real motivo deste sintoma surgir e, se necessário, buscar orientações de um profissional da saúde.
Agora que você já sabe as causas da garganta seca e como tratar, continue a sua leitura em nosso conteúdo onde trazemos dicas de como aumentar e fortalecer o sistema imunológico!
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a lidar com o incômodo na garganta. Para entender mais sobre saúde, remédios e vida fitness, continue acompanhando o blog da App Pharma!
Até a próxima leitura!
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul