Início » Categorias » Guia sobre pele oleosa: características, cuidados e mais!
Muito comum na grande maioria da população brasileira, a pele oleosa tem como principais características brilho excessivo, poros dilatados e, em alguns casos, acne.
Por isso, quem possui esse tipo de pele necessita de uma rotina de skincare super potente e contínua, com cuidados redobrados para evitar a produção de oleosidade excessiva, prevenindo também o entupimento de poros e o surgimento de cravos, espinhas.
A boa notícia é que, com os cuidados certos e utilizando produtos específicos para a sua pele, é possível conquistar uma derme saudável, bonita e livre daquele aspecto pesado.
Ficou interessado em descobrir mais sobre o tema? Acompanhe a leitura e aprenda a cuidar da oleosidade da sua pele!
Causada principalmente pelo excesso na produção de sebo pelas glândulas sebáceas, costumeiramente nas regiões do rosto, nariz, bochechas e queixo, a pele oleosa traz maior propensão e facilidade no surgimento de cravos e formação de espinhas por toda a área onde existe maior concentração de gordura.
E suas principais características são excesso de sebo aparente por toda a superfície da pele, além de apresentar partes bastante brilhantes. Outro ponto bastante fácil de observar são os poros mais dilatados e pele levemente grossa.
E você, como você tem cuidado da pele de seu rosto? Confira nossas dicas para manter a pele bonita e saudável!
Em casos de excesso de sebo na pele, é comum que a lavagem com água quente seja feita várias vezes ao dia a fim de retirar o máximo de oleosidade possível. Ainda assim, essa abordagem acaba gerando um problema bem maior e mais difícil de se lidar, que é o efeito rebote.
Quando existe uma retirada em excesso dessa oleosidade, a pele acaba ficando desprotegida e os poros abertos ainda mais expostos. Para contornar isso, as glândulas sebáceas acabam produzindo ainda mais sebo com a finalidade de proteger a pele novamente.
Isso gera um desequilíbrio ainda maior conhecido como efeito rebote. Em casos assim, a produção de sebo pode ser tão grande que, além de fácil identificação, também acaba tornando alguns tipos de tratamentos e cuidados muito mais difíceis, trabalhosos e demorados.
Ainda que apresente aspecto de altíssima hidratação, facilmente confundível devido ao excesso de brilho que a oleosidade causa, a pele oleosa não apresenta nível favorável de água, mas sim um desequilíbrio de hidratação.
Ou seja, em casos de pele oleosa, é necessário sim hidratar a derme, utilizando produtos que estimulam o armazenamento de água nas glândulas e que oferecem o melhor combate ao ressecamento, recuperação da vitalidade da pele e maior controle da oleosidade.
Cuidar da pele oleosa não é uma tarefa difícil, tampouco que necessite de um tempo grande para isso. Existem tratamentos de skincare bastante simples que podem ser feitos durante o dia a dia, seja em casa, no trabalho, faculdade, onde você estiver e puder fazer.
E para isso, alguns costumes básicos podem ser adquiridos e executados todos os dias para garantir a diminuição efetiva da oleosidade, mantendo seu aspecto natural e com brilho.
Uma boa forma de diminuir o excesso de oleosidade na pele é limpá-la muito bem ao menos 3 vezes ao dia e antes de atividades físicas que farão você suar. A pele oleosa consegue segurar muito facilmente sujeiras em sua superfície, acumulando junto maquiagem, impureza e detritos.
Isso pode ser facilmente revertido com limpezas frequentes ao longo do dia, de preferência ao acordar, durante a tarde e antes de dormir. Se você fizer uma caminhada, pedalar, academia ou outros, limpar a pele antes e depois também pode trazer muitos benefícios.
Um hábito super fácil de se seguir e sem nenhum gasto de tempo para isso, passar um bom hidratante na pele, de preferência um que seja recomendado especificamente para o seu tipo de pele, pode ajudar muito a prevenir o acúmulo de impurezas e o aumento de oleosidade. Isso também pode ser feito ao longo do dia, especialmente após a higienização da pele.
Sim, o uso de protetor solar pode sim ajudar muito a evitar e a conter os efeitos da pele oleosa. A exposição excessiva ao sol e sem proteção pode causar lesões significativas e uma das formas naturais de evitar isso é que suas glândulas acabem elevando ainda mais a produção de sebo.
E mesmo em ambientes fechados, o uso de um bom protetor solar também faz muita diferença. O contato com e proximidade diária com ar-condicionado, por exemplo, também pode trazer riscos à pele e a formação de sebo elevado. Por isso, vale sempre a pena ter em mãos um bom protetor solar.
Durante a higienização de sua pele, passe o sabão ou outro produto de limpeza que você gosta de forma gentil e não esfregue com força. Danos na pele, mesmo que menores, podem ajudar a desenvolver mais sebo, exatamente por haver uma retirada mais profunda de óleo da pele.
Use a palma das mãos e não a ponta dos dedos ou unhas para isso e, se precisar, lave duas ou três vezes para que toda a região afetada fique bem limpa. E jamais faça uso de produtos com formulação à base de álcool.
Bom, agora que você já conhece e sabe como funciona uma pele oleosa, suas causas e como tratar de forma adequada, confira também nosso passo a passo para uma rotina de skincare na ordem correta!
Aqui no blog da App Pharma você encontra todas as informações certas sobre saúde e bem-estar. Acompanhe o blog e confira textos novos toda a semana!
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul