Início » Categorias »  Pele mista: saiba o que é e como cuidar! 

Pele mista: saiba o que é e como cuidar!

Nem totalmente seca, nem totalmente oleosa: essa é a pele mista, que apresenta diferentes texturas em pontos específicos do rosto e do corpo. Apesar de ser o tipo de pele mais comum do mundo, ainda existem muitas dúvidas acerca de suas características por conta da sua mistura de aspectos, o que acaba gerando confusão na hora de montar a rotina de cuidados adequada para ela.

mulher passando por uma analise médica na sua pele

Mas calma: é possível, sim, entender melhor o que é a pele mista, saber identificá-la e manter essa cútis tão peculiar equilibrada e saudável com a adição de poucos hábitos em sua rotina. Quer saber como? Continue a leitura!

O que é uma pele mista?

A pele mista é uma derme que apresenta mistura de texturas oleosas e ressecadas em diferentes pontos e proporções. No rosto, a concentração dessas texturas se divide em: oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo) e opacidade nas bochechas. Além disso, ela apresenta poros bem dilatados na região com maior produção de óleo e pouca elasticidade nas áreas mais secas.

Esse mix de texturas pede atenção redobrada na rotina de cuidados com a pele, que deve ser realizada diariamente com itens específicos para suas diferentes características. A falta de cuidados e o uso de produtos inadequados pode acarretar o desequilíbrio da derme, causando ressecamento ou o surgimento de acne e comedões.

Mas vale lembrar que toda essa atenção não é exclusiva da derme mista: ela se aplica a todos os outros tipos de pele, que também podem apresentar desequilíbrio quando não são bem cuidadas. Falamos um pouco mais sobre isso em nosso conteúdo sobre a importância da rotina de skincare, aproveite para ler e saber mais!

Como cuidar da pele mista?

Os cuidados com a pele mista pedem uma mistura de hábitos que vão muito além de ter o skincare em dia, pois a qualidade dos itens que usamos na superfície da derme e até mesmo o que ingerimos ao longo do dia pode afetar sua saúde.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar a criar a rotina ideal não só para sua cútis, mas também para seu bem-estar, acompanhe!

Vá ao dermatologista periodicamente

A primeira dica para cuidar da pele mista vale para todos os outros tipos de derme: consulte seu dermatologista para conhecer melhor sua cútis, pois as necessidades dela podem variar por conta de vários fatores internos e externos — hormônios, alimentação e clima, por exemplo.

Além de ser o profissional capaz de indicar os melhores produtos para sua derme, é o dermato que poderá tratar possíveis condições temporárias ou crônicas que podem acometer a região cutânea, como melasma, rosácea ou psoríase.

Faça o skincare na ordem certa

Já falamos agora pouco sobre a importância de ter uma rotina consistente de cuidados com a pele mista. Mas além da frequência, é importante fazer o skincare na ordem certa, seguindo os três passos:

1. Limpeza

O skincare deve sempre começar com a limpeza de pele, responsável por eliminar o excesso de oleosidade e remover impurezas que se acumulam na superfície da derme ao longo do dia.

No caso da pele mista, é importante investir em produtos de limpeza suave e com pouco óleo, como géis limpantes. Assim, você mantém a pele limpa sem agredir ou estimular a produção de sebo.

2. Hidratação

O segundo passo é usar uma boa loção hidratante para selar a pele e fortalecer a barreira cutânea protetora. É aqui que você consegue evitar que agentes externos entrem com facilidade nos poros, além de combater o temido efeito rebote — quando a derme desidratada acaba produzindo ainda mais sebo para “repor” a hidratação, o que causa acne.

Assim como a loção limpante, o produto de hidratação da pele mista deve conter fórmula oil-free. As soluções com ácido hialurônico também são ótimas opções, pois preservam o viço da derme sem estimular a ação das glândulas sebáceas.

3. Proteção

Com a pele limpa e hidratada, agora é hora de proteger a derme mista com um bom protetor solar de FPS30 ou mais. Além de uma solução com pouco ou nenhum óleo, prefira produtos de rápida absorção para evitar o aspecto brilhoso na zona T.

Invista em cuidados mais profundos

Além do passo a passo básico que ensinamos acima, existem alguns tratamentos mais profundos que você pode incluir na rotina de skincare para nutrir sua pele mista ao máximo, como os dermocosméticos. Procure séruns, tônicos e outras formulações que possuam ativos como:

  • ácido salicílico: reduz a oleosidade e previne o surgimento de acne e comedões;
  • ácido glicólico: uniformiza a textura da pele e reduz a dilatação dos poros;
  • retinol: também ajuda na redução da oleosidade, mas não pode ser usado com ácido mandélico ou lático;
  • vitamina C: atua como antioxidante, combatendo os radicais livres que comprometem o viço e a elasticidade da derme.

Escolha bem seus cosméticos

Outra dica valiosa para quem tem a pele mista é saber escolher bem os cosméticos aplicados diariamente sobre ela, principalmente a maquiagem. Assim como os produtos de skincare, existem muitas bases, corretivos e BB creams com óleo na formulação ou ingredientes muito fortes que podem causar hipersensibilidade nas áreas mais secas.

Prefira itens de formulação suave e de efeito matte, pois assim você garante o visual pronto para o dia sem prejudicar a saúde e o equilíbrio cutâneo. Além disso, é sempre importante lembrar que os cosméticos devem ser aplicados após a rotina de skincare e removidos antes de dormir.

Hidrate e nutra seu corpo

Nossa última dica inclui um conjunto de hábitos que fazem muito mais por você do que apenas equilibrar a pele mista: eles trazem mais qualidade de vida e sensação de bem-estar. Estamos falando da hidratação e nutrição do corpo, através da ingestão diária de água e alimentos saudáveis na quantidade recomendada para as suas necessidades.

Manter uma rotina alimentar equilibrada, com adição de todos os macro e micronutrientes, não só melhora a aparência da derme, mas também promove o bom funcionamento de todo o organismo. Isso porque ajuda a fortalecer o sistema imunológico e eliminar toxinas, garante energia para você realizar tarefas diárias e melhora a qualidade do sono.

Por isso, procure sempre ter uma garrafa de água em mãos para repor líquidos e ter, no mínimo, três refeições equilibradas ao dia. Esses hábitos, atrelados às outras sugestões que trouxemos, são a chave para que sua derme esteja sempre saudável e radiante. Aproveite para testar nossas dicas e nos conte como foi aqui nos comentários!

Até mais!

Posts relacionados:

família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
Ver mais posts
família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
homem bebendo isotônico
31 de janeiro de 2024
Os isotônicos, muitas vezes associados à reposição de eletrólitos após atividades físicas intensas, são bebidas formuladas para repor os nutrientes perdidos durante o exercício. Embora sua popularidade esteja diretamente ligada ao mundo esportivo, os benefícios do isotônico vão além do campo atlético.
Farmacêutico pegando caixa de remédio.
18 de janeiro de 2024
As tarjas presentes nos medicamentos são como códigos visuais que fornecem informações cruciais sobre a substância e a forma como ela deve ser utilizada. No entanto, compreender as nuances por trás das tarjas nem sempre é uma tarefa simples.
Share by: