Início » Categorias » Saiba quais são os 10 primeiros sintomas de gravidez
Durante a gestação, o corpo dá inúmeros sinais de mudanças, alguns são mais sutis e quase imperceptíveis, outros podem ser confundidos com doenças e disfunções do organismo, mas isso muda de mulher para mulher!
Mas, afinal, como identificar esses sinais logo no início da gravidez? A intercalação entre sensações boas e ruins são os primeiros alertas de que um bebê está a caminho! Seja com uma alteração na menstruação ou alterações no corpo, como inchaço abdominal e mamas sensíveis: tudo isso pode ser os primeiros sintomas de gravidez!
Continue acompanhando nosso conteúdo e conhecendo mais sobre os sintomas, em quais semanas estes sinais são mais comuns e o que fazer para amenizá-los.
Ressaltamos que nenhuma das nossas dicas dispensam o pré-natal e acompanhamento médico ao ser confirmada a gravidez, mas visam melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar no dia a dia.
Boa leitura!
O atraso na menstruação é a primeira resposta para a pergunta "Qual é o primeiro sinal de uma gravidez?", já que é no sistema reprodutor feminino que ocorrem as primeiras alterações físicas e hormonais.
O ciclo menstrual da mulher ocorre normalmente com duração média de 28 dias, podendo ocorrer o atraso ou antecipação de mais ou menos 3 dias da vinda da menstruação. Caso o seu ciclo seja mais longo e haja uma recorrência nisso, é considerado normal, porém, o atraso com mais de 8 dias e a irregularidade repentina do ciclo menstrual é um dos primeiros sintomas de gravidez.
Para não ficar com dúvidas, o ideal é fazer um teste de gravidez ou um exame beta HCG, em casos de negativo, procure um médico ginecologista para entender as causas e tratamento da alteração do seu ciclo menstrual.
Estar grávida gera centenas de alterações no corpo e, principalmente, nos hormônios. Com isso, um dos sinais de gravidez é o aumento dos seios, com uma sensação de inchaço e aumento da sensibilidade — especialmente na região dos mamilos.
Esse sintoma é comum ocorrer a partir da terceira semana e pode perdurar até o final da gravidez, mas varia de corpo para corpo. Para diminuir os desconfortos você pode adquirir um sutiã de alta sustentação, evitando que as mamas se movimentam. Dormir com um sutiã também pode ajudar a reduzir as dores, mesmo para quem não tem esse hábito.
As cólicas abdominais são um dos sintomas que se sente no início da gravidez. Muito comum, especialmente nas primeiras semanas, momento em que o corpo está desenvolvendo o bebê e adaptando o útero para o recepcioná-lo. No meio da gestação esse sintoma é reduzido, mas pode aumentar no final da gravidez, quando o corpo se prepara para o trabalho de parto.
Caso a cólica seja persistente, de forte intensidade (semelhantes à contrações), ou acompanhadas de alteração na urina e com a presença de sangramentos, um médico obstetra deve ser consultado o quanto antes, para evitar possíveis complicações na gravidez.
O repouso e medicamentos específicos podem ajudar a diminuir essas cólicas normais, mas sempre procure um médico para que ela faça uma indicação adequada.
Muito se fala do enjoo matinal durante a gravidez: sintoma muito comum no primeiro trimestre, causado pela forte alteração hormonal que ocorre neste período.
As náuseas podem vir sozinhas ou com vômitos em qualquer horário do dia. Esses sinais são comuns até o início do segundo trimestre de gestação, e não há um tratamento imediato para ele.
Em casos de vômito acompanhado de diarreia, cólica e febre um médico deve ser consultado com urgência.
Devido às grandes alterações hormonais que ocorrem no início da gravidez é comum que se observe o aumento da libido também, isso ocorre por causa da produção hormonal acentuada que os ovários têm, ocasionando em um aumento de testosterona — o que resulta no crescimento do desejo sexual.
Junto a esse sintoma, temos um sinal externo também: o inchaço da vulva. As alterações hormonais no sistema reprodutor feminino fazem com que ocorra um fluxo sanguíneo maior na região da vulva, fazendo ela ficar perceptivelmente inchada.
São sintomas comuns que se reduzem a partir do segundo trimestre de gestação, não exigindo um tratamento médico.
Confira: Quais vacinas devem ser tomadas na gravidez?
Certamente você já deve ter ouvido que a mulher grávida vai ao banheiro diversas vezes, não é mesmo? Mas você sabia que isso não está relacionado à quantidade de água ingerida? Essas idas ao banheiro, muitas vezes, são acompanhadas de pouco ou zero quantidade de xixi.
A grávida tem um aumento na frequência urinária, principalmente a partir do segundo mês de gestação, conforme o útero cresce e muda de posição no corpo. Essa mudança aperta a bexiga e acaba dando a sensação de querer urinar, mesmo não tendo ingerido muito líquido.
Com o avanço da gravidez, a bexiga se adapta às mudanças e as idas ao banheiro diminuem, retornando apenas ao final da gestação, quando o bebê muda de posição novamente.
Toda gestante deve beber bastante líquido e se manter hidratada durante o dia, podendo reduzir a quantidade ingerida durante a noite para evitar as inúmeras idas ao banheiro durante a madrugada.
O cansaço é um dos sintomas mais presentes e comuns durante a gravidez, especialmente nas primeiras semanas, quando o corpo está passando por inúmeras mudanças e com um gasto calórico extra para formar o feto. Os picos do hormônio HCG também acabam por causar essa sensação de exaustão.
Outra alteração que a gestação faz no organismo — que está relacionada ao cansaço — é as quedas na pressão sanguínea e na glicemia, devido à produção de sangue extra que a formação do feto precisa. A falta de ar também pode estar presente e é um dos primeiros sintomas para muitas mulheres.
A melhor recomendação para esse período é o repouso e o descanso.
O aumento das taxas dos hormônios femininos faz com que os sentidos do olfato e paladar fiquem mais aguçados, dando a sensação de sabores e cheiros diferentes. Esse é o principal motivo pelo qual algumas grávidas acabam por ter nojo de alguns cheiros e alimentos que antes gostavam, assim como sentem vontade de comer coisas que não eram comuns.
Não há uma solução para isso, pois esta é uma sensibilidade normal durante a gravidez. Para evitar possíveis náuseas é importante evitar comidas que no momento não são aceitáveis e sempre optar por pratos e alimentos saudáveis.
As variações no humor são sintomas muito comuns durante a gravidez que ocorre devido às mudanças bruscas que os hormônios femininos passam, levando a sentimentos de ansiedade, irritabilidade e, em alguns casos, depressão.
As alterações no humor, vontade de chorar e sensação de estar muito emotiva acontecem e são normais. Para lidar com os sentimentos da gravidez é ideal ter um acompanhamento psicológico e trabalhar todas as mudanças corretamente.
O crescimento da barriga parece um sinal óbvio, concorda? Para muitas mulheres, esse processo pode acontecer com antecedência, no segundo mês de gestação, assim como pode começar a aparecer somente a partir da 12ª semana.
Não existe tempo certo para a barriga da mulher começar a crescer, mas ao ter a sensação de inchaço, saliência e firmeza na parte abaixo do umbigo aliado a um dos sintomas citados acima, é possível que você esteja com um dos primeiros sintomas de gravidez.
Você está com um dos sinais de gravidez, fez seu teste e deu positivo? A primeira coisa a se fazer é manter a calma, independentemente de ser uma gravidez ser planejada ou não. Alterações repentinas no seu estado emocional podem causar mal estar tanto para você como para o bebê.
Listamos algumas coisas que você pode fazer ao ter descoberto a gravidez:
Deixar de buscar ajuda médica e realizar o pré-natal é perigoso tanto para a mãe quanto para o bebê!
Ao sentir alguns dos 10 primeiros sintomas de gravidez que citamos, você já deve suspeitar de uma possível gravidez. Ao atraso anormal da menstruação você pode estar realizando um teste caseiro de gravidez, comprado em farmácias.
Em casos de dúvidas em relação ao resultado, você pode procurar um laboratório de exames e solicitar um exame beta HCG, que traz resultados exatos sobre a possibilidade de gravidez.
Ao contrário do que crendices populares dizem sobre o assunto, é impossível sentir que engravidou logo na primeira semana, já que esse é um período em que o óculo acabou de ser fecundado e pode levar até cinco dias para ser fertilizado, sendo impossível sentir esse processo.
As mudanças no corpo e sinais de gravidez podem ocorrer na terceira ou quarta semana após a fertilização do óvulo, nesse momento é possível sentir mudanças no corpo.
Os sinais de gestação nunca ocorrem separadamente, então, ao sentir um conjunto deles, é possível que você conclua que esteja grávida.
É normal que nas primeiras semanas uma leve sensação de desconforto emocional ocorra e isso pode, muitas vezes, ser consequência das mudanças hormonais, portanto, reforçamos a importância de um acompanhamento médico e psicológico.
Gostou deste conteúdo? Continue lendo mais um material incrível sobre gestação: como cuidar do seu corpo durante a gestação, e confira algumas dicas que temos para deixar o seu momento mais especial!
Nos encontramos por lá!
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul