Início » Categorias » O que é sinusite? Conheça causas e sintomas!
Você está sentindo dores de cabeça e na face, obstrução nasal, perda de olfato e tosse acentuada durante a noite? Sabia que isso pode ser um sinal de sinusite? Muito comum quando ocorre mudanças climáticas, a sinusite é uma inflamação nas mucosas das vias aéreas que causam extremo mal-estar e pode se dividir entre tipo agudo e crônico.
No post de hoje, entenda o que é, sintomas e como tratar a sinusite. Continue a sua leitura até o final e descubra mais sobre esse problema que afeta tantas pessoas durante todas as épocas do ano. Boa Leitura!
Sinusite é uma inflamação nas mucosas nasais localizadas no seio maxilar, seio frontal e seio etmoidal. Esses locais possuem glândulas produtoras de muco nasal, e alterações nas regiões dessas glândulas promovem sintomas desagradáveis e um mal-estar constante, pois, além de produzir muco, elas são responsáveis por aquecer o ar inspirado, reduzir o peso do crânio e dar ressonância à voz.
A sinusite é identificada em dois tipos: aguda e crônica e possuem causas e tempo de duração diferente. Conheça sobre cada tipo a seguir:
Causada normalmente por vírus, a sinusite aguda possui sintomas muito fáceis de serem identificados, pois, é comum que dores de cabeça e nos seios da face estejam presentes o tempo todo. Pontadas, dores inconstantes com a sensação de serem pulsadas e pressão na cabeça geralmente são os sinais mais presentes neste tipo de sinusite que, muitas vezes, é acompanhada de uma secreção amarelada que dificulta a respiração e o paladar.
Febre e dores musculares podem aparecer em menor grau, e a duração da sinusite aguda é de até 4 semanas.
A sinusite crônica possui os mesmos sinais da sinusite aguda, entretanto, são mais leves e menos constantes. É comum que a tosse esteja muito presente, assim como a febre. Durante o dia os sintomas são quase inexistentes, tendo aumento durante os períodos noturnos.
É comum o paciente ter febre, falta de apetite e dores no corpo durante o aparecimento da sinusite crônica, podendo ser confundidos com uma gripe nos primeiros estágios. Diferente da sinusite aguda, que dura em média um mês, a sinusite crônica pode durar mais de 12 semanas (em média 3 meses), sendo causada por bactérias e fungos que se alojam nas mucosas dos seios nasais.
Para ambos os tipos você pode utilizar medicamentos isentos de receitas para alívio de dor, febre e coriza, por exemplo. Descubra quais são os medicamentos isentos de prescrição médica em nosso post sobre o tema!
Como vimos anteriormente, é comum a presença de dores de cabeça, dores nos seios da face, secreção nasal e perda de paladar, mas existem muitos outros sintomas que podem aparecer durante os quadros de sinusite. São eles:
É indispensável um acompanhamento médico durante o aparecimento de qualquer sintoma, para poder ser identificado logo de início se o seu problema se trata de uma sinusite ou algum tipo de gripe.
Leia também: Como diferenciar os sintomas da gripe e do covid-19?
Mudanças bruscas de temperatura é uma das principais causas que podem levar ao aparecimento da sinusite, mas ela também pode surgir por fatores que irritam os seios da face e levam a desenvolver a sinusite. Conheça algumas das causas:
Agora que você sabe o que é sinusite e o que causa, a principal forma de evitar e reduzir a chance de ser afetado por ela é beber pelo menos 2L de água por dia, evitar mudanças bruscas de temperaturas e sempre incluir suplementação vitamínica no seu dia a dia, como a vitamina C.
Caso sinta leves sintomas, fazer inalações com soro fisiológico auxilia a eliminar as secreções dos seios nasais. Evitar ambientes com ar condicionado também é uma ação preventiva e auxiliar, tendo em vista que esse eletrodoméstico resseca o ar e prejudica a drenagem natural de secreção nasal.
As temperaturas baixas são uma das causas da sinusite, tendo isso em vista, não é recomendado ingerir água gelada, bem como outros alimentos congelados, como sorvetes, picolés e milkshake.
Caso a sua sinusite esteja com secreção nasal, você deve evitar alimentos e bebidas geladas, pois isso pode prejudicar a eliminação da secreção.
Medicamentos para dor e febre podem auxiliar na redução dos sinais de dores nas têmporas e na cabeça, assim como remédios antigripais. Se você busca saber qual é o melhor anti-inflamatório para sinusite ou métodos caseiros para reduzir os sintomas, ressaltamos que a consulta ao médico não deve ser descartada e a automedicação deve ser evitada a todo custo.
Sprays nasais ajudam a aliviar a sensação de nariz entupido e em casos de sinusite causada por bactéria apenas os antibióticos podem auxiliar na eliminação do muco infectado. Para complementar o tratamento médico, você também pode fazer alguns remédios caseiros como:
Caso os sintomas persistirem, é comum que os médicos peçam uma radiografia dos seios da face para averiguar a região inflamada e propor novos tratamentos. Em casos de sinusite crônica, medicamentos com corticoides podem ser utilizados como tratamento também e, em casos mais graves, como no surgimento de pólipos nasais, cirurgias podem ser recomendadas.
A sinusite é uma doença que prejudica o dia a dia de quem convive com ela, pois podem levar a pessoa a extrema indisposição e dificuldade de se comunicar diariamente, portanto, sempre recomendamos buscar um diagnóstico e tratamento médico.
. Até logo!
Acesse o nosso comparador de preços ou baixe o nosso aplicativo.
© 2024
App Pharma
Av. Tamandaré, 100 - Zona 01, CEP 87013-210, Maringá - PR - Brasil
Desenvolvido com 💛 em Maringá por Grupo Azul