Início » Categorias »  O que é sinusite? Conheça causas e sintomas! 

O que é sinusite? Conheça causas e sintomas!

Você está sentindo dores de cabeça e na face, obstrução nasal, perda de olfato e tosse acentuada durante a noite? Sabia que isso pode ser um sinal de sinusite? Muito comum quando ocorre mudanças climáticas, a sinusite é uma inflamação nas mucosas das vias aéreas que causam extremo mal-estar e pode se dividir entre tipo agudo e crônico.

No post de hoje, entenda o que é, sintomas e como tratar a sinusite. Continue a sua leitura até o final e descubra mais sobre esse problema que afeta tantas pessoas durante todas as épocas do ano. Boa Leitura!

Sinusite: o que é?

Sinusite é uma inflamação nas mucosas nasais localizadas no seio maxilar, seio frontal e seio etmoidal. Esses locais possuem glândulas produtoras de muco nasal, e alterações nas regiões dessas glândulas promovem sintomas desagradáveis e um mal-estar constante, pois, além de produzir muco, elas são responsáveis por aquecer o ar inspirado, reduzir o peso do crânio e dar ressonância à voz.

A sinusite é identificada em dois tipos: aguda e crônica e possuem causas e tempo de duração diferente. Conheça sobre cada tipo a seguir:

Sinusite aguda

Causada normalmente por vírus, a sinusite aguda possui sintomas muito fáceis de serem identificados, pois, é comum que dores de cabeça e nos seios da face estejam presentes o tempo todo. Pontadas, dores inconstantes com a sensação de serem pulsadas e pressão na cabeça geralmente são os sinais mais presentes neste tipo de sinusite que, muitas vezes, é acompanhada de uma secreção amarelada que dificulta a respiração e o paladar.

Febre e dores musculares podem aparecer em menor grau, e a duração da sinusite aguda é de até 4 semanas.

Sinusite crônica

A sinusite crônica possui os mesmos sinais da sinusite aguda, entretanto, são mais leves e menos constantes. É comum que a tosse esteja muito presente, assim como a febre. Durante o dia os sintomas são quase inexistentes, tendo aumento durante os períodos noturnos.

É comum o paciente ter febre, falta de apetite e dores no corpo durante o aparecimento da sinusite crônica, podendo ser confundidos com uma gripe nos primeiros estágios. Diferente da sinusite aguda, que dura em média um mês, a sinusite crônica pode durar mais de 12 semanas (em média 3 meses), sendo causada por bactérias e fungos que se alojam nas mucosas dos seios nasais.

Para ambos os tipos você pode utilizar medicamentos isentos de receitas para alívio de dor, febre e coriza, por exemplo. Descubra quais são os medicamentos isentos de prescrição médica em nosso post sobre o tema!

Conheça os sintomas mais comuns

Como vimos anteriormente, é comum a presença de dores de cabeça, dores nos seios da face, secreção nasal e perda de paladar, mas existem muitos outros sintomas que podem aparecer durante os quadros de sinusite. São eles:

  • Sensação de pressão e peso na cabeça;
  • Febre acimas dos 38 °C;
  • Mau hálito e língua esbranquiçada;
  • Tonturas ao se levantar;
  • Sangramento nasal;
  • Indisposição;
  • Dores musculares;
  • Coriza;
  • Obstrução nasal.

É indispensável um acompanhamento médico durante o aparecimento de qualquer sintoma, para poder ser identificado logo de início se o seu problema se trata de uma sinusite ou algum tipo de gripe.

Leia também: Como diferenciar os sintomas da gripe e do covid-19?

Sinusite: causas e como evitar

Mudanças bruscas de temperatura é uma das principais causas que podem levar ao aparecimento da sinusite, mas ela também pode surgir por fatores que irritam os seios da face e levam a desenvolver a sinusite. Conheça algumas das causas:

  • Reações alérgicas: alergias a pólen, mofo, pelos, fumaças, ácaros e insetos;
  • Doenças alérgicas: rinite, asma podem agravar e favorecer a sinusite;
  • Pólipos nasais: formações carnosas e tecidos que crescem nos seios da face e bloqueiam a passagem de ar;
  • Desvio do septo nasal: quando a formação das paredes nasais bloqueiam alguma passagem de ar;
  • Trauma facial: fraturas nos ossos da face podem levar à obstrução das vias nasais, promovendo a sinusite;
  • Doenças imunossupressoras: HIV, diabete, câncer, fibrose cística e outras doenças que prejudicam a imunidade favorecem a sinusite;
  • Doenças respiratórias: resfriados e gripes podem inflamar as vias aéreas, criando um ambiente propício para a sinusite.

Agora que você sabe o que é sinusite e o que causa, a principal forma de evitar e reduzir a chance de ser afetado por ela é beber pelo menos 2L de água por dia, evitar mudanças bruscas de temperaturas e sempre incluir suplementação vitamínica no seu dia a dia, como a vitamina C.

Caso sinta leves sintomas, fazer inalações com soro fisiológico auxilia a eliminar as secreções dos seios nasais. Evitar ambientes com ar condicionado também é uma ação preventiva e auxiliar, tendo em vista que esse eletrodoméstico resseca o ar e prejudica a drenagem natural de secreção nasal.

Quem tem sinusite pode tomar água gelada?

As temperaturas baixas são uma das causas da sinusite, tendo isso em vista, não é recomendado ingerir água gelada, bem como outros alimentos congelados, como sorvetes, picolés e milkshake.

Caso a sua sinusite esteja com secreção nasal, você deve evitar alimentos e bebidas geladas, pois isso pode prejudicar a eliminação da secreção.

O que é bom para curar a sinusite?

Medicamentos para dor e febre podem auxiliar na redução dos sinais de dores nas têmporas e na cabeça, assim como remédios antigripais. Se você busca saber qual é o melhor anti-inflamatório para sinusite ou métodos caseiros para reduzir os sintomas, ressaltamos que a consulta ao médico não deve ser descartada e a automedicação deve ser evitada a todo custo.

Sprays nasais ajudam a aliviar a sensação de nariz entupido e em casos de sinusite causada por bactéria apenas os antibióticos podem auxiliar na eliminação do muco infectado. Para complementar o tratamento médico, você também pode fazer alguns remédios caseiros como:

  • Lavagem nasal com água, sal e soro fisiológico;
  • Suco de espinafre com hortelã;
  • Faça um chá de camomila com 5 gotas de óleo de eucalipto e inale para desentupir o nariz;
  • Colocar um pano quente e úmido sobre a face pode ajudar a reduzir as dores.

Caso os sintomas persistirem, é comum que os médicos peçam uma radiografia dos seios da face para averiguar a região inflamada e propor novos tratamentos. Em casos de sinusite crônica, medicamentos com corticoides podem ser utilizados como tratamento também e, em casos mais graves, como no surgimento de pólipos nasais, cirurgias podem ser recomendadas.

A sinusite é uma doença que prejudica o dia a dia de quem convive com ela, pois podem levar a pessoa a extrema indisposição e dificuldade de se comunicar diariamente, portanto, sempre recomendamos buscar um diagnóstico e tratamento médico.

. Até logo!

Posts relacionados:

família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
Ver mais posts
família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
homem bebendo isotônico
31 de janeiro de 2024
Os isotônicos, muitas vezes associados à reposição de eletrólitos após atividades físicas intensas, são bebidas formuladas para repor os nutrientes perdidos durante o exercício. Embora sua popularidade esteja diretamente ligada ao mundo esportivo, os benefícios do isotônico vão além do campo atlético.
Farmacêutico pegando caixa de remédio.
18 de janeiro de 2024
As tarjas presentes nos medicamentos são como códigos visuais que fornecem informações cruciais sobre a substância e a forma como ela deve ser utilizada. No entanto, compreender as nuances por trás das tarjas nem sempre é uma tarefa simples.
Share by: