Início » Categorias »  Nimesulida: para que serve e como tomar? Confira! 

Nimesulida: para que serve e como tomar? Confira!


O nimesulida é um dos medicamentos favoritos quando o assunto é tratar de dores e inflamações no corpo. Disponível em todas as farmácias com preços bem acessíveis, é comum conhecer alguém que carrega uma cartela de nimesulida na bolsa, não é mesmo?

Confira agora para que serve a nimesulida, como tomar e quando ela é recomendada. No conteúdo de hoje, a APP Pharma responde às dúvidas mais frequentes sobre o remédio!

O que é nimesulida?

Nimesulida é um tipo de anti-inflamatório desenvolvido para ter uma ação analgésica no organismo, diminuindo a sensação de dor e auxiliando também no controle da febre em certos casos. O principal ativo deste medicamento é a nimesulida. Em sua composição, não há nenhum tipo de corticoide.

Após o advento da pandemia, ela ganhou grande destaque pela sua eficácia no tratamento de dores e incômodos na garganta. Mas será que este medicamento é realmente indicado para o tratamento de tantos tipos de dores de cabeça e outras áreas do corpo? Vamos descobrir agora!

Quando o medicamento nimesulida deve ser usado?

O nimesulida não exige prescrição médica para ser comercializado, mas apesar disso, devemos ter atenção redobrada durante seu uso, seguindo corretamente as orientações da bula do medicamento.

Mesmo sendo um remédio de baixa toxicidade, o nimesulida deve ser usado pelo menor período possível (1), conforme a situação clínica do paciente exigir. Há recomendações de uso em quadros de dores articulares, como tendinite e bursite, desconforto muscular e dores de dente, bem como dor de garganta e cólicas.

Conheça alguns dos usos comuns do nimesulida:

  • Dor de ouvido;
  • Dor de garganta;
  • Dor de dente;
  • Cólica menstrual;
  • Dor após cirurgia dentária;
  • Osteoartrite;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dor nas articulações.

É importante sempre seguir a orientação médica antes de tomar o nimesulida. O uso inadequado do medicamento pode mascarar outros problemas de saúde cujo tratamento não o inclui na prescrição.

Como se deve tomar nimesulida?

De acordo com a farmacêutica Raquel Teixeira, a posologia da nimesulida deve ser feita a cada 12 horas, respeitando o limite de 2 vezes por dia, quando a dose for de 100 mg administrada via oral. O momento ideal para tomá-la é após as refeições.

Para idosos e jovens de 12 a 18 anos, a posologia é a mesma. Porém, há ressalvas para administrar esse medicamento no tratamento dos mais novos. É totalmente contraindicado para crianças com menos de 12 anos, pois essa faixa etária corre grande risco de desenvolver a síndrome de Reye.

Conheça a seguir alguns casos clínicos em que é comum a indicação de nimesulida pelos especialistas da saúde:

Nimesulida para dor de garganta

A nimesulida age como analgésica, então no caso de dor de inflamação na garganta, este medicamento pode ser utilizado. Porém, para dores de garganta bacterianas, a nimesulida não auxilia no tratamento, sendo necessário o uso de antibióticos.

Para saber se esse é o seu caso, observe em um espelho a aparência da garganta. Geralmente, as dores de garganta provocadas por bactéria costumam deixar a garganta com placa e presença de pus. Lembrando que o diagnóstico mais assertivo é somente feito por um profissional da saúde.

Nimesulida para dor de cabeça

Sim, a nimesulida pode ser utilizada para dores de cabeça. Mas seu uso não deve ser frequente, pois pode ser prejudicial para os rins e estômago.

Em casos de enxaquecas crônicas, um médico deve ser consultado para que tratamentos personalizados sejam prescritos.

Nimesulida para gripe

Anti-inflamatórios não possuem os mesmos princípios ativos dos antigripais. Portanto, a nimesulida serve apenas para aliviar alguns sintomas da gripe, como dor de cabeça e febre. Um antigripal é o mais indicado nesse momento. Ele irá ajudar a tratar das dores e outros sintomas, como congestão nasal e coriza, provocados por gripe ou resfriado.

Se você está com algum dos sintomas da gripe, visite nosso post onde ensinamos a diferenciar os sintomas da gripe e do covid-19.

Nimesulida para febre

Nimesulida é eficaz no tratamento de febres leves a moderadas. Lembrando que seu uso não é recomendado para crianças.

Atenção: se você usar o nimesulida, não intercale com outros medicamentos, como ibuprofeno.

Nimesulida para infecção urinária

Apesar de aliviar as dores e o desconforto que possam surgir durante uma infecção urinária, o nimesulida apenas oculta o avanço das bactérias e germes que causam a infecção.

Procure um médico assim que identificar a infecção urinária para iniciar o tratamento adequado com antibióticos. Os principais sintomas são:

  • Febre;
  • Vontade de urinar frequentemente e, quando o faz, sente dores;
  • Urina com sangue e odor forte (mau cheiro);
  • Corrimento saindo pela uretra;
  • Febre;
  • Enjoo e vômito;
  • Dor na região da lombar;

Nimesulida para rinite

Assim como para a gripe, o nimesulida auxilia na diminuição dos sintomas da rinite, mas não é tratada completamente. A melhor opção neste caso é buscar um tratamento médico específico, seja para rinite alérgica ou crônica.

Nimesulida para COVID-19

Diversos médicos recomendam o nimesulida como medicamento complementar. Sua ação no tratamento da COVID-19 é exclusiva para o alívio de dores e febre. Alguns profissionais preferem prescrever analgésicos mais leves para o estômago, como o paracetamol e a dipirona.

Como a nimesulida age no organismo?

Já foram realizados muitos estudos com o nimesulida para entender sua ação farmacológica no corpo humano. Quando feita a medicação via oral, modo mais comum de ser feita pelos pacientes, ela é absorvida rapidamente pelo estômago. O medicamento atinge seu pico de ação no organismo em torno de duas horas.

Quando o nimesulida começa a fazer efeito?

Geralmente, a nimesulida leva 15 minutos para começar a agir no corpo com seu efeito anti-inflamatório. Contudo, esse tempo ainda pode mudar dependendo da forma de administração — comprimido, cápsula, gotas, gel ou supositório.

Para quadros de febre, a diminuição da febre começa a ser percebido após 1 hora da ingestão.

Entre esses tipos de posologia, a ingestão por gotas é a mais rapidamente absorvida pelo organismo. Já a versão em gel é recomendada em casos mais tópicos e para uma ação mais local.

O nimesulida tem outros nomes?

Sim, isso acontece porque "nimesulida" é o que chamamos de princípio ativo do medicamento. Ele é fabricado por diferentes empresas e marcas, inclusive em formato genérico. Alguns nomes comerciais mais comuns são:

  • Arflex Retard;
  • Aulin;
  • Cimelid;
  • Deltaflan;
  • Donulid;
  • Fasulide;
  • Scaflam;
  • Inflalid;
  • Mesalgin;
  • Neosulida;
  • Nilsagen;
  • Nimalgex;
  • Nimesilam;
  • Nisulid e muitos outros.

É importante sempre saber se o medicamento que você está comprando possui nimesulida. Pois, muitas vezes, este medicamento pode não ser o recomendado para tratar a doença pela qual o paciente está sendo afetado.

Leia também: "Qual a diferença entre os medicamentos de referência, similares e genéricos?".

Nimesulida tem contraindicações?

Como todo medicamento, é necessário tomar alguns cuidados e estar ciente de suas contraindicações. Como falamos anteriormente, o medicamento é totalmente contraindicado para crianças com menos de 12 anos. Há, ainda, outras ressalvas sobre seu uso, são elas:

  • pessoas que tenham histórico de reações de hipersensibilidade (urticária);
  • pessoas que já tiveram reações hepáticas ao remédio;
  • portadores de distúrbios de coagulação;
  • pacientes com insuficiência cardíaca;
  • pacientes com insuficiência renal ou hepática;
  • grávidas e lactantes;
  • casos de suspeita de dengue.

O nimesulida pode apresentar alguns efeitos adversos, como: diarreias, náusea, vômito, coceira, erupção cutânea e sudorese, porém, em menor frequência.

A recomendação ideal é que este remédio seja utilizado com moderação e por indicação médica. Todo medicamento possui reações adversas e necessita cuidados na sua posologia, por isso, leia a bula com atenção!

Esperamos que tenhamos solucionado todas as suas dúvidas sobre nimesulida. Aqui no blog da APP Pharma temos um apanhado de conteúdos importantes para o seu bem-estar e saúde! Continue sua leitura com o nosso post "Para que serve a prednisona?".

Nos vemos por lá!

Referências:

(1) TEIXEIRA, Raquel da Silva. Nimesulida: uso do medicamento pelos utentes da farmácia comunitária. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/1647.



Posts relacionados:

família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
Ver mais posts
família tendo tempo de qualidade
15 de fevereiro de 2024
Viver um estilo de vida ativo e saudável é uma meta compartilhada por muitas famílias hoje em dia. No entanto, com agendas lotadas, compromissos e diferentes preferências individuais, pode parecer desafiador manter todos envolvidos e comprometidos. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível transformar a busca por um estilo de vida saudável em uma aventura emocionante e enriquecedora para toda a família.
homem bebendo isotônico
31 de janeiro de 2024
Os isotônicos, muitas vezes associados à reposição de eletrólitos após atividades físicas intensas, são bebidas formuladas para repor os nutrientes perdidos durante o exercício. Embora sua popularidade esteja diretamente ligada ao mundo esportivo, os benefícios do isotônico vão além do campo atlético.
Farmacêutico pegando caixa de remédio.
18 de janeiro de 2024
As tarjas presentes nos medicamentos são como códigos visuais que fornecem informações cruciais sobre a substância e a forma como ela deve ser utilizada. No entanto, compreender as nuances por trás das tarjas nem sempre é uma tarefa simples.
Share by: